Recursos

5 vantagens de usar um ERP para construtora

Published

on

Em um mercado imobiliário cada vez mais competitivo, um dos principais desafios das construtoras têm sido manter o controle de todos os seus processos e informações, que permitam identificar as melhores estratégias e que possam destacá-las de seus concorrentes, com custos reduzidos e rentabilidade elevada.

Esse é exatamente o objetivo de um ERP para construtora.

Com esse tipo de tecnologia para construtoras, você, dono de construtora, tem a possibilidade de mensurar cada detalhe do seu negócio de forma automatizada e em tempo real. Assim, garantindo agilidade, eficiência às rotinas organizacionais. Consequentemente, ajudando na tomada de decisão, melhorando a produtividade, atendimento ao cliente e, por fim, o aumento das vendas.

No artigo de hoje, entenda o que é um ERP e quais são as vantagens que ele traz para a sua construtora. Acompanhe:

O que é um ERP para construtora?

Enterprise Resource Planning (ERP) ou, em português, Planejamento dos Recursos da Empresa é um software de gestão empresarial. Ou seja, é um sistema de gestão integrada, responsável por todas as rotinas diárias da sua uma empresa, do administrativo ao operacional.

Um bom ERP para construção civil é capaz de registrar informações de todas as áreas da empresa: produtos, clientes, fornecedores, funcionários, compras, pagamentos e outras atividades. Trata-se, sobretudo, de um sistema de gestão que integra todos os setores da sua construtora.

Sabe aquela velha tarefa de copiar modelo de planilha para oferecer um orçamento na construção civil? Com um ERP, todas essas repetições de informações são eliminadas por meio dos seguintes módulos, por exemplo:

Conheça as vantagens de contar com um ERP para a sua construtora:

1-Melhora na produtividade da sua construtora

Sabia que você e seus colaboradores podem ter retrabalho em suas operações ao executar tarefas manualmente ou alimentar diversos sistemas com a mesma informação, caso a sua construtora não possua um ERP? Esse tipo de situação pode trazer um impacto negativo nos seus resultados.

Entretanto, com um sistema unificado, é possível um aumento da produtividade da equipe em 45%. Assim, você eliminará desperdício de tempo, melhorando a produtividade, eficiência e ainda a lucratividade.

2-Permite fazer análises mais assertivas

O ERP para construtora pode tornar mais fácil e rápido para os seus gestores gerarem diversos relatórios, que vão desde balancetes até métricas e tendências de negócios. Os melhores do mercado permitem um aumento de 100% na efetividade da tomada de decisão.

A capacidade de acessar rapidamente esses relatórios permite que você e sua equipe tomem decisões mais inteligentes e com mais rapidez. Dessa forma, você não precisará depender de sua equipe de TI para gerar os relatórios necessários.

3-Economia garantida com um ERP para construtoras

Apesar da aquisição de um bom software ERP para construtora exigir um certo investimento, que pode parecer, em um primeiro momento, um gasto elevado para a sua empresa. Entretanto, ao começar a utilizá-lo, automaticamente, você começará a economizar muito dinheiro, o que pode significar, por exemplo, uma redução de custos administrativos em 60%.

Isso acontece porque um sistema de gestão unifica vários setores da construtora que antes trabalhavam fragmentados, como os setores de planejamento, vendas, compras, estoque e até o suporte de TI.

Assim, ao unificar sistemas, você adquire eficiência em análise de custos, reduz desperdícios e cria processos de negócios precisos.

A economia também é gerada ao se tomar decisões mais assertivas, baseadas em informações atualizadas e precisas fornecidas pelo ERP para construtora, como mencionamos no tópico anterior.

4-Otimiza o compartilhamento de informações na construtora

Os módulos e aplicativos podem variar dependendo do programa ERP utilizado, mas todos esses sistemas permitem compartilhar e editar dados, bem como melhorar o acesso e a segurança dessas informações. Dessa forma, não há necessidade de incluir os mesmos dados em diferentes sistemas ou fontes.

Com a integração do ERP com um bom app de gestão de vendas, por exemplo, os corretores, podem enviar propostas através do app. Além dos dados da proposta, ainda enviar fotos de documentos e outros anexos. Assim, agilizando o atendimento aos clientes e leads.

Além disso, um outro recurso disponível nos melhores aplicativos de vendas para construtoras é a reserva de unidades a qualquer hora e em qualquer lugar. Dessa forma, evitando vendas duplicadas e perda de oportunidades.

Como todas essas informações são compiladas, armazenadas, compartilhadas e acessadas por meio de um único software, não há preocupação com erros na troca de informações entre diferentes áreas da empresa e nem retrabalho ou falta de integridade dos arquivos.

5-Melhora na satisfação do cliente

Sabia que um bom ERP para construtora pode incrementar em até 200% na qualidade do atendimento? É isso mesmo.  Uma solução ERP pode ser usada em várias tarefas de marketing e vendas da sua empresa. Ou seja, atua em processos que incluem:

  • – Geração de leads;
  • – Aquisição de informações para melhorar a qualidade dos seus serviços;
  • – Estratégias de como reter clientes.

Por fim, um bom ERP pode ajudar a sua empresa a se comunicar melhor com seus clientes, tendo informações precisas sobre o andamento das obras, o que impacta diretamente no desenvolvimento de um bom relacionamento com os seus leads.

Gostou do conteúdo de hoje sobre os benefícios de um ERP para construtora? Comente aqui embaixo se você já usa algum ERP!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile