Mercado Imobiliário

Construtech 2020: unicórnios, dados e tudo o que rolou no evento

Published

on

Unicórnios do mercado imobiliário, análise de dados para tomada de decisões, cases de sucesso na construção civil, modelos de negócio e transformação digital… Esses foram os principais tópicos da Construtech 2020.

A Construtech Conference é um dos maiores eventos focados em inovação na Construção Civil do Brasil. Organizado pela Startse, o evento possui o objetivo de mostrar como o mercado imobiliário pode usar a tecnologia para crescer mais.

Este ano participamos mais uma vez do evento. Por isso, vamos fazer um resumo de tudo o que vimos por lá. Ah, e também convidamos clientes Facilita para apontar o que mais chamou a atenção deles.

Você está pronto? Vem com a gente!

Porque participarmos da Construtech 2020?

De acordo a McKinsey, o mercado imobiliário é considerado um dos mais atrasados do mundo em transformação digital. Por isso, acreditamos que empresas que apostam em tecnologia possuem grande vantagem competitiva.

E o evento mostra justamente isso: existem soluções que vieram para facilitar e otimizar os processos no mercado imobiliário. Seja no fechamento das vendas ou até mesmo na construção, agilizando obras, melhorando índices de qualidade e entrega dos produtos.

Franthesco, Gestor Comercial da RH Empreendimentos, conta que foi ao evento para ficar por dentro das novidades do setor. “Entender a dinâmica e velocidade com que as coisas estão mudando é muito importante. E, claro, fui para saber mais sobre como grandes empresas utilizam dados para tomada de decisões”.

Mesmo que sejam muito debatidas, é fato que as inovações do setor ainda são pouco usadas pelo mercado. Por isso, a ideia do evento é trazer temas relacionados à inovação para a realidade de construtoras, incorporadoras e startups.

Quinto Andar e Loft: os unicórnios do mercado imobiliário

Na Construtech, grandes players do mercado apontaram seus desafios ao longo do processo de crescimento. Cyrela, Vitacon, Deloitte e os unicórnios como Quinto Andar e Loft estiveram no palco principal compartilhando suas histórias e visões de futuro.

Joao Vianna, Founder da Loft, apontou o uso de dados e inteligência artificial como um dos principais impulsionadores da empresa. Renata Lorenz, Chefe de Produto do Grupo Zap, também destacou como os dados ajudam a ter uma previsibilidade de resultados.

Thiago, Diretor Executivo na Fabrizio Construtora, conta que se impressionou com a transformação constante do modelo de negócio da Loft. “O mercado exige mudanças e a gente precisa se adaptar”. Antenada, sua construtora já criou um departamento de inovação, que trabalha com modelos de negócio personalizados para cada produto.

Usando dados para criar o modelo de iBuyer

iBuyer é um modelo de compra e venda no qual uma empresa utiliza tecnologia, inteligência artificial e dados para ofertar imóveis e assim aumentar suas vendas. O evento mostrou que essas práticas estão se tornando normais no mercado.

Startups e incorporadoras já estão coletando dados, em tempo real, sobre percepções de clientes e usuários. Na palestra da Renata Lorenz foi possível entender como essas informações ajudam a ganhar vantagem competitiva.

Franthesco comenta que estava muito interessado em saber o modo como as startups usavam dados. “Foi interessante entender como elas escalaram um modelo de negócio difícil. Antigamente, a digitalização era um diferencial. Hoje já é um ponto básico”, afirma.

A jornada do Augin: do Brasil para mais de 120 países

Outro destaque foi a palestra de Juan Carlos Germano, que contou como a Augin, plataforma de realidade aumentada, cresceu nos últimos meses, com 50 mil usuários em 120 países. O CEO conta que conversou com muitos usuários, ressaltando a importância de ouvir o público para trabalhar em aperfeiçoamentos na ferramenta.

MitHub: ligação entre construtoras e startups

A MitHub é uma comunidade que fomenta o ecossistema de startups da construção e mercado imobiliário, criando conexões e gerando negócios por meio de um programa de aceleração.

No evento, eles incentivaram a parceria entre grandes empresas do setor e startups em busca de soluções, conhecimento e transformação cultural, permitindo às empresas uma imersão de inovação.

Biomimética: a construção do futuro no presente

A palestra de Giane Brocco, da Amazu, também chamou atenção das construtoras. A biomimética propõe maior integração da construção civil com a natureza, visando reduzir impactos no meio ambiente.

A ideia central é de que mecanismos naturais (animais, plantas e micróbios) funcionam melhor que muitas das tecnologias da atualidade em construções, pois necessitam de menos energia, não produzem resíduos e nem deixam marcas.

Modelo de negócio

O que mais chamou atenção da Jessika Lack, Diretora da Real Smart foram os cases disruptivos do mercado. “Fui para conhecer os modelos de negócio e as startups do nosso setor. Saber se alguma delas era parecida com a nossa, ver o que nossos concorrentes estão fazendo, além de saber como as startups unicórnios começaram”.

A Diretora conta que o mercado imobiliário vive um período onde a quebra de paradigmas é uma tendência, que por sinal é o que a Real Smart já faz na gestão comercial de incorporadoras. “O mercado e o consumidor têm mudado tão rapidamente que é fundamental manter-se atualizado”, completa.

O evento, então, foi uma oportunidade de acompanhar o que grandes empresas estão fazendo, quais modelos de negócio estão se destacando e quais são os resultados alcançados.

“É uma perspectiva bacana, olhar diferente para o mundo dos negócios. As ideias nunca acabam. Sempre tem alguém fazendo alguma inovação. Sempre tem alguém pensando fazer em algo para melhorar a vida das pessoas”, aponta Thiago.

Desmistificando a transformação digital

Economia Compartilhada, Hubs de inovação, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial, Machine Learning, 3D printing são termos relacionados a inovação que já são discutidos no setor, mas que se tornam grandes desafios quando colocados em prática.

Franthesco aponta que o evento abriu seus olhos para a inovação em si. “Nosso setor é muito tradicional, as mudanças sempre demoravam para acontecer e agora estamos avançando. No evento, percebi que a grande ruptura não é uma startup. O que vai ser disruptivo vai ser o modelo de negócio”.

O evento mostra que o mercado imobiliário pode alcançar um alto poder de adaptação e agilidade. Assim, precisamos nos basear em um processo de aprendizado contínuo: estar de olho nas tecnologias, pensar em como otimizar processos e entender como a inovação impacta a vida das pessoas.

“O evento é transformador! Temos que estar por dentro de tudo o que está acontecendo. Eles trouxeram muitos casos que inspiram a gente a pensar diferente. E isso nos faz pensar o que podemos mudar em nossa realidade”, Thiago completa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile