Mercado Imobiliário

Como o Mercado Imobiliário está se adaptando a ressignificação da casa durante a pandemia?

Published

on

Para se adequar às mudanças impostas à toda população, a fim de  diminuir a propagação do novo Coronavírus, o mercado imobiliário está buscando alternativas para satisfazer os desejos dos consumidores atribuindo novos significados à casa durante a pandemia. Neste artigo vamos acompanhar um levantamento realizado pelo Gente, núcleo de pesquisa da Globo, que reuniu dados sobre a ressignificação da casa durante a pandemia. Além disso, vamos analisar as estratégias dos segmentos MAP e CVA para acompanhar as mudanças durante esse período. 

Ressignificação da casa durante a pandemia

Em decorrência do isolamento social as pessoas passaram a ficar em casa por um período maior de tempo. Em vista disso, a casa passou a ser observada com uma nova percepção. Além de ser um ambiente de descanso e lazer, passou a ser o local de trabalho, substituta de ambientes escolares, entre outros.

Sendo assim, imposta uma parada que fez com que as pessoas deixassem de lado o convívio social e ficassem em casa dia após dia. Logo, o ambiente em questão passou a ser “observado por um novo ângulo” e  foi surgindo a necessidade de adequar o espaço para suprir todas as novas necessidades.

Como foi essa mudança em números?

Em um levantamento realizado pelo Gente, núcleo de pesquisa da Globo, foram reunidos dados sobre a ressignificação da casa durante a pandemia. Segundo a pesquisa, 17% dos consumidores optaram por mudar de imóvel residencial, sendo que a cada dez brasileiros, sete veem suas casas de forma diferente após a pandemia.

A importância da área de lazer cresceu 25%, assim como a demanda por áreas verdes em torno do imóvel, que cresceu 28%.

Lançamentos residenciais estão apostando em novas áreas comuns

Os lançamentos e vendas no mercado imobiliário seguem com um forte desempenho. O ambiente de negócios segue com grande atratividade para o investimento em imóveis, com perspectivas positivas para os consumidores que estão em busca do sonho da casa própria.

O forte desempenho nos lançamentos e vendas no mercado imobiliário, se dão pela destreza em manter as vendas em movimentação. Como exemplo, há empreendimentos com mercado dentro do condomínio, home office compartilhado, locais para delivery via drones e até para produção de conteúdo digital. 

Empreendimentos de médio e alto padrão

Em meio às mudanças impostas, o mercado imobiliário tem se adaptado e atribuindo novos significados à casa durante a pandemia.

O consumidor MAP, passou a procurar por imóveis com varanda, coberturas, casas e outros. Isso porque grande parte das pessoas passaram a sentir a necessidade de parecerem estar “mais livres”, embora confinados.

Os empreendimentos de Médio e Alto Padrão foram impulsionados por que o público desse segmento disse querer mudar de imóvel, isso devido ao aumento no número de pessoas no cumprimento do isolamento social. Logo, isso explica o crescimento na procura de imóveis com área de lazer em 25%, bem como a busca por áreas verdes que cresceu 28%.

Condomínios com imóveis econômicos investem em lazer e segurança

O seguimento Casa Verde e Amarela mantém a característica de resiliência que sempre teve no mercado. Porém, com novas taxas de juros e financiamento para reforma de imóveis, o programa habitacional do governo federal que dá continuidade ao Minha Casa Minha Vida, tem sido destaque apostando em lazer, estruturas diferenciadas e segurança.

Lançamentos financiados pelo programa do governo federal oferecem estrutura de clube, espaço de trabalho colaborativo e outros serviços diferenciados.

Aceleração na digitalização do mercado imobiliário

Os lançamentos de empreendimentos de médio e alto padrão cresceram 17% entre julho de 2018 e junho de 2019. E, com a diminuição de juros no crédito imobiliário, este número só cresce

Clientes de alto padrão exigem um atendimento diferenciado. Para eles, os corretores precisam ter todas as informações sobre as unidades na ponta da língua. Isso porque eles querem um processo de compra mais rápido.

E a Brasal, surpreendentemente, venceu um desafio que atormenta grande parte de incorporadoras de alto padrão: conseguiu centralizar e disponibilizar materiais de venda atualizados para corretores de mercado.

A Brasal controla todos os atendimentos pelo CRM. Então, os gestores sabem de tudo o que está acontecendo. Também, os corretores estão aproveitando os materiais de venda para compartilhar imagens dos produtos nas redes sociais e gerar leads de forma independente.

Nem é preciso falar que a Brasal está voando! Os resultados foram tão positivos, que a incorporadora expandiu sua estratégia de Goiânia para as unidades de Brasília e Uberlândia. Sem dúvidas, os corretores que trabalham com a Brasal possuem mais autonomia para vender. E os gestores? Agora estão focando só em estratégias avançadas.

Quer saber como a incorporadora conseguiu isso? Então confira essa história de sucesso!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile