Mercado Imobiliário

Como está o mercado de imóveis nacional?

Published

on

O mercado de imóveis nacional fechou o primeiro semestre do ano com um grande crescimento nas negociações, alcançando um patamar histórico nunca visto antes nas vendas do mercado imobiliário. Em contrapartida, a alta nos custos dos materiais de construção têm mantido um crescimento moderado no estoque de imóveis, o que pode comprometer a oferta de imóveis no Brasil.

Na discussão sobre construção de imóveis é prevista uma disputa entre incorporadoras para alcançarem suas metas e barrar essa desaceleração no ritmo de lançamentos e vendas. Nesse sentido, uma solução seria um dinamismo maior nas negociações, mas como organizar o processo de vendas de forma eficiente? Acompanhe a seguir!

 

Aumento nas vendas de imóveis

Segundo dados da representante institucional do setor imobiliário no Brasil e no exterior, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), houve um aumento de 27,1% nas vendas de imóveis no primeiro trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período em 2020. Seguindo a tendência de crescimento do mercado de imóveis nacional, no acumulado de 12 meses, o crescimento foi de 38%, totalizando 51.244 unidades comercializadas segundo a pesquisa do Mercado Imobiliário realizada pelo departamento de Economia e Estatística do Sindicato de Habitação (Secovi-SP).

O número de financiamentos imobiliários cresceu em 113% no primeiro trimestre de 2021 se comparado ao mesmo período em 2020, como aponta relatório da Abrainc em parceria com a Fipe. Recentemente, a Caixa anunciou redução nos juros do financiamento imobiliário, a  taxa mínima passará de 3,35% ao ano mais o rendimento da poupança (SBPE) para 2,95% ao ano mais o rendimento da poupança. Haja vista, as contratações com a nova taxa terão início em 18 de outubro.

O que mais chamou a atenção do mercado imobiliário foram os números de lançamentos, totalizados 61.199 imóveis, um aumento de 61,7% sobre o mesmo intervalo do ano de 2020. Isso desencadeou uma grande conquista, findando esse como o melhor semestre da série histórica, sendo comercializadas 39.615 unidades no 2º trimestre de 2021, o que representa um avanço de 30,1% e as vendas chegaram à 74.438 unidades, representando um aumento de 25,9% em relação ao mesmo período de 2020.

 

Queda no estoque de imóveis

Reflexo da alta nos materiais de construção, dados da CBIC apontam que o estoque de imóveis registrou o patamar mais baixo já registrado desde janeiro de 2016.

Diante das incertezas com a pressão sobre os custos de materiais de construção, pode haver uma desaceleração no ritmo de lançamentos e vendas de imóveis. Isso interfere diretamente na dinâmica de oferta e procura, pois a expectativa para os próximos meses aponta que a intenção de compra de imóveis está em ascensão

Um exemplo disso, é o reflexo de uma pesquisa de demanda do mercado de imóveis apurada e divulgada pela Abrainc e Brain Inteligência em março de 2021, apontando que 60% dos paulistanos devem comprar algum imóvel nos próximos meses.

Em compensação, as perspectivas para o médio e longo prazo indicam um cenário positivo, mesmo com a alta dos juros. Em vista disso, incorporadoras, loteadoras e imobiliárias já estão se preparando para o novo ciclo imobiliário. Estando em um momento tão competitivo, incorporadoras que possuem o processo de venda mais simples, rápido e eficiente ganham pontos com o consumidor.

Processo de vendas

Você sabe como organizar o processo de vendas de forma eficiente? Com diversas oportunidades de vendas surgindo a todo instante e esforços simultâneos realizados pelos corretores, é fundamental organizar todo o fluxo de trabalho e procurar por soluções que automatizam os processos comerciais da empresa.

Nos últimos anos, a tecnologia se tornou a veia dos processos de vendas de vários setores da economia e, por isso, o mercado imobiliário tem procurado se inserir cada vez mais na transformação digital.

Não existe mais espaço para processos manuais, isso porque são mais demorados e menos eficientes. Então, as construtoras estão procurando soluções que simplifiquem o processo de vendas, da mesma forma que buscam agilidade para o atendimento dos corretores e controle aos gestores.

É preciso saber como montar um processo de vendas que reúna as características essenciais para atingir os objetivos comerciais e replicar o nível de desempenho desejado, centrado no cliente, claramente definido, previsível, orientado para objetivo, mensurável, adaptável e confiança da equipe. Por isso, visando um maior controle e automação de processos, melhor gestão e melhor relacionamento com o cliente, ferramentas que otimizam processos como ERP e CRM ganharam muita popularidade dentro das imobiliárias nos últimos anos.

 

Como é mudar de um processo manual para um processo de vendas 100% digital?

Diretores Comerciais contam, em primeira mão, sobre a experiência de implementar uma cultura digital no processo de vendas. Quais foram as mudanças? Quais foram os resultados?

Assista o vídeo completo para saber como eles conseguiram mais controle, mais velocidade e mais eficiência com o App Facilita:

 

Case: como foi organizar o primeiro lançamento digital da RH Empreendimentos?

O processo de vendas da RH Empreendimentos era feito manualmente através de planilhas, desde a reserva do lote, preenchimento de proposta, ficha cadastral e envio de documentos. 

Por ser manual, acarretava na demora para realização de análises e aprovações das propostas. Com isso, o risco de perder vendas era alto, além de deixar complexo o trabalho do corretor e setor administrativo.

Para o lançamento do loteamento Nova Indaial fase 8, resolveram dar mais agilidade ao processo de vendas implementando o Facilita.  O objetivo principal era dar apoio aos corretores com materiais de marketing e informações do empreendimento, compartilhar disponibilidade das unidades e gerenciar reservas, dar agilidade na análise das propostas. Veja este case de sucesso completo AQUI.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile