Dicas

Como engajar os corretores no uso do CRM da imobiliária?

Published

on

Imobiliárias com muitos corretores ou parceiros possuem dificuldade em oferecer todas as informações que o corretor precisa para o fechamento da venda. Por isso, uma comunicação rápida e assertiva dispondo de uma ferramenta de CRM é essencial para realizar uma gestão de vendas eficaz. Entretanto, muitos corretores são resistentes quanto à adesão de uma nova tecnologia e sabemos que é fundamental engajar os corretores para que a gestão imobiliária realmente funcione.

O que fazer?

O primeiro passo para convencer de que as mudanças para incorporar tecnologias são positivas é demonstrar a pré-visualização de resultados desta transformação. Essa é a forma mais eficiente de deixar claro todo o poder da modernização das vendas.

Essa demonstração pode incluir qualquer ponto: redução de custos, aumento da produtividade, melhoria da comunicação, simplificação dos processos, entre outros.

Porém, é importante lembrar de focar também nos resultados pessoais que eles podem obter – como a facilidade em bater suas metas individuais, otimizar seu tempo de trabalho, oferecer mais autonomia e aumentar as comissões.

Trabalhe vendarketing

Os resultados de vendas podem obter um grande salto com uma colaboração entre marketing e vendas, o vendarketing é uma estratégia que serve para alinhar as equipes que possuem potencial para alavancar as vendas da sua empresa. Na verdade, esse é um dos grandes benefícios que a tecnologia pode proporcionar, pois integra as informações e estimula o trabalho conjunto.

Mas você sabe como as equipes de marketing e vendas podem trabalhar juntas dentro da sua imobiliária? Quem é mais importante: aquele que vende ou aquele que encaminha o cliente até a venda? O ideal para obter sucesso no vendarketing é que sua imobiliária conte com um bom CRM que seja específico para o setor. Assim, a plataforma trabalha o alinhamento da sua equipe de marketing e vendas, sejam entre pré-venda e corretores, ou da forma que você decidir organizar esse relacionamento. 

A promoção de um mindset digital deve passar por essa mudança nos processos internos. Com as ferramentas certas, é possível alinhar todo o trabalho desenvolvido pelas equipes. Como resultado, os corretores passam a ter acesso a leads mais qualificados e aumentam as chances de abordagens de vendas bem sucedidas.

Ofereça treinamento

A facilidade em executar tarefas dentro do CRM é fundamental! É Importante que a curva de aprendizagem do corretor para utilizar a ferramenta seja baixa e que o mesmo utilize constantemente.

O importante aqui, é descomplicar e tornar intuitivo para os usuários. É sobre equilibrar liberdade para os corretores e controle para o gestor, munido por um layout agradável e harmonioso, estruturado e pensado para o mercado imobiliário.

Embora algumas habilidades possam ser adquiridas no trabalho, é mais eficiente oferecer treinamento para os corretores se adaptarem melhor às ferramentas digitais. Principalmente para profissionais mais experientes, pois o ritmo do digital pode mudar bem rapidamente.

É muito difícil implementar um mindset digital se os corretores não sabem como usar as ferramentas. Por esse motivo, capacitações adequadas certamente serão úteis ao longo desse processo de mudanças.

Mantenha o corretor sempre atualizado

O processo de vendas é um registro do passo a passo que toda equipe comercial deve seguir até fechar a venda. Nesse sentido, é preciso que os gestores disponibilizem materiais de vendas atualizados para os corretores, já que eles constantemente necessitam fazer a checagem dos empreendimentos disponíveis ou não, consultar arquivos dos materiais de vendas e tabela de preços que vão ser disponibilizados para as equipes.  Logo, um grande facilitador é dispor de todas as informações necessárias atualizadas e centralizadas em um único local, preferencialmente.

Algumas incorporadoras fazem o processo de forma totalmente manual, outras via e-mail e excel, mas as informações desatualizam e ficam descentralizadas rapidamente entre a equipe. Portanto, torna-se difícil controlar os dados em tempo real.

É preciso ter fácil acesso à informações de valor, estoque, imagens dos empreendimentos e disponibilidade de unidades. Incorporadoras podem adotar um sistema com armazenamento físico desses dados em várias pastas, ou utilizar planilhas com informações dos imóveis. Porém, sendo esses processos manuais de organização, as informações tendem a estarem constantemente desatualizadas.

Essas informações podem chegar de forma muito mais ágil, favorecendo o fechamento da venda, através de um aplicativo que tenha tudo isso disponível em tempo real. É importante que o corretor tenha autonomia no atendimento, ou seja, dispondo de informações de disponibilidade das unidades com consulta e acesso aos arquivos e materiais de vendas.

Fale sobre as vantagens do mobile

Corretores estão constantemente em movimento, em busca por captar, avaliar, vender, comprar e alugar imóveis e a oportunidade surge quando menos se espera. Portanto, a mobilidade e facilidade da ferramenta de trabalho às mãos, com um app no celular, faz total diferença!

Case: como a BrDU fez mais de 600 corretores utilizarem um CRM?

Responsável por uma grande quebra de paradigma no setor, a BrDU foi responsável por abraçar a cultura digital e fazer com que mais de 600 corretores de loteamentos utilizassem um sistema com processo 100% digital.

O maior desafio da BrDU era conseguir que os corretores de loteamento aberto utilizassem a tecnologia no processo de vendas e, assim, ter mais agilidade no atendimento e trazer crescimento para a empresa de forma sustentável.

A iniciativa permitiu que os gestores tivessem acesso à toda a jornada de atendimento aos clientes,  desde a captação do lead até o fechamento da venda, além de conseguir agilizar as vendas com as reservas e envio de propostas de forma totalmente digital. Quer saber mais? Acesse esse case de sucesso completo AQUI!

Processo de vendas descomplicado!

Vender um imóvel pode ser simples, tanto para quem vende quanto para quem compra. O App Facilita vai muito além da comunicação convencional com os corretores, viemos facilitar o processo da venda no mercado imobiliário com planos específicos para imobiliárias e construtoras, além de um app que os corretores realmente utilizam!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile