Dicas

Como acompanhar e apoiar os corretores no dia a dia?

Published

on

O mercado imobiliário busca proporcionar a melhor experiência para os clientes e  para que isso seja possível, é necessário acompanhar o dia a dia dos corretores. Nesse sentido, os gestores necessitam repassar para os corretores materiais de vendas atualizados e, para que isso seja possível, o uso de uma ferramenta que traga tudo disponível em tempo real é fundamental.

Em uma pesquisa com dados levantados pelo App Facilita em parceria com a Datastore, participaram 629 corretores de imóveis de todo o país e o objetivo foi entender como eles estão se adaptando à transformação digital do mercado imobiliário.

Neste post vamos mostrar como os gestores podem apoiar os corretores no dia a dia para que eles realizem vendas de sucesso, entendendo melhor sua rotina e auxiliando na  aplicação da tecnologia  durante o processo de vendas.

Como o corretor está se adaptando à transformação digital?

Antes de qualquer coisa é importante ressaltarmos que, de acordo com a pesquisa realizada em parceria com a Datastore, mostrou que os corretores estão procurando liberdade, agilidade e autonomia na jornada de venda. Além disso, grande parte dos corretores participantes se consideram autônomos e têm orgulho de fazer seus próprios resultados.

Ao questionarmos quais os desafios da corretagem imobiliária, percebemos que os desafios mais citados estão diretamente ligados ao atendimento e relacionamento com os clientes:

 

 

 

Os resultados fazem ainda mais sentido quando dentre os temas abordados, os números apontam que as habilidades mais cobiçadas pelos corretores são:

 

 

Como podemos observar, o desejo em dominar conhecimentos sobre Marketing Digital aparece com grande destaque, sendo que 83% dos entrevistados manifestaram interesse. Em seguida, “Vendas e Negociação” representando 63% das opiniões.

Os resultados apontam que a grande maioria dos corretores buscam atualizações sobre a geração de leads por meio de marketing digital. Afinal, é necessário gerar autoridade no mercado e estar próximo de potenciais clientes a fim de  convertê-los.

Quer conferir a pesquisa completa? Para baixá-la é só clicar AQUI!

Como manter o corretor sempre atualizado sobre o processo de vendas da sua incorporadora?

O processo de vendas é um registro do passo a passo que toda equipe comercial deve seguir até fechar a venda. Nesse sentido, é preciso que os gestores disponibilizem materiais de vendas atualizados para os corretores, já que eles constantemente necessitam fazer a checagem dos empreendimentos disponíveis ou não, consultar arquivos dos materiais de vendas e tabela de preços que vão ser disponibilizados para as equipes.  Logo, um grande facilitador é dispor de todas as informações necessárias atualizadas e centralizadas em um único local, preferencialmente.

Algumas incorporadoras fazem o processo de forma totalmente manual, outras via e-mail e excel, mas as informações desatualizam e ficam descentralizadas rapidamente entre a equipe. Portanto, torna-se difícil controlar os dados em tempo real.

É preciso ter fácil acesso à informações de valor, estoque, imagens dos empreendimentos e disponibilidade de unidades. Incorporadoras podem adotar um sistema com armazenamento físico desses dados em várias pastas, ou utilizar planilhas com informações dos imóveis. Porém, sendo esses processos manuais de organização, as informações tendem a estarem constantemente desatualizadas.

Essas informações podem chegar de forma muito mais ágil, favorecendo o fechamento da venda, através de um aplicativo que tenha tudo isso disponível em tempo real. É importante que o corretor tenha autonomia no atendimento, ou seja, dispondo de informações de disponibilidade das unidades com consulta e acesso aos arquivos e materiais de vendas.

Venda Digital

Construtoras buscam a cada dia diminuir o tempo gasto com processos burocráticos da compra de imóveis.

Em meio às adversidades impostas, a pandemia trouxe uma aceleração na revolução tecnológica nos processos comerciais. Assim, com o surgimento da necessidade acelerada de mudança cultural, gestores do mercado imobiliário têm buscado soluções para otimizar o processo de vendas.

No mercado imobiliário, quando se fala em venda digital para incorporadoras e construtoras, é essencial avaliar a ferramenta, que te ofereça a possibilidade de fazer a venda ser digital de ponta a ponta. Observando os seguintes pontos:

Mobile

Corretores estão constantemente em movimento, em busca por captar, avaliar, vender, comprar e alugar imóveis e a oportunidade surge quando menos se espera. Portanto, a mobilidade e facilidade da ferramenta de trabalho às mãos, com um app no celular, faz total diferença!

Usabilidade

A facilidade em executar tarefas dentro da ferramenta é fundamental! É Importante que a curva de aprendizagem do corretor para utilizar a ferramenta seja baixa e que o mesmo utilize constantemente.

O importante aqui, é descomplicar e tornar intuitivo para os usuários. Equilibrar liberdade para os corretores e controle para o gestor, munido por um layout agradável e harmonioso, estruturado e pensado para o mercado imobiliário.

Integração

Todo o processo e dados precisam estar centralizados em uma ferramenta, mesmo que esta tenha integração com outras, garantindo que o gestor comercial tenha a visão completa de tudo que acontece na venda.

Processo de vendas digitais na prática

Confira os detalhes de cada processo e saiba como ter mais controle das etapas, do início ao fim da venda! Confira a seguir:

 

Case Construtora Pride

O Processo de Vendas Digitais é uma solução que visa diminuir o tempo gasto com processos burocráticos da compra de imóveis, facilitando a vida das construtoras e dos clientes, que podem finalizar a venda de maneira mais dinâmica.

A Construtora Pride tornou a venda ainda mais rápida e estruturada para clientes. Hoje, possuem um processo comercial 100% digital, desde a captação dos leads até o fechamento dos contratos, via assinatura eletrônica.

A inserção no meio digital proporcionou à incorporadora tornar todo o processo de vendas rápido e sem atritos, reduzindo de 45 dias para 2 horas o prazo para gerar propostas, proporcionando uma experiência de compra surpreendente!

O Diretor de Experiência do Cliente e Responsabilidade Social da incorporadora, Thiago Kuntze, comenta sobre o sucesso na transformação digital da empresa: 

“Todo o controle era feito via e-mail e excel. As informações não estavam atualizadas. Com os correspondentes, com as imobiliárias, com a nossa equipe… Era muito difícil controlar e não tínhamos informação em tempo real”.

“Se não fosse o Facilita para  fazer a gestão dos processos, das imobiliárias, acompanhar o status de contatos de todos ao mesmo tempo e na mesma página, teria sido horrível”.

Nesse sentido, soluções como o App Facilita Vendas fazem total diferença, uma vez que oferecem recursos para realização de processos de vendas inteiramente digitais, garantindo agilidade e segurança tanto para as construtoras, quanto para os clientes dessas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile