Dicas

10 estratégias de marketing imobiliário

Published

on

Você tem consciência sobre como traçar estratégias de marketing imobiliário pode ser um importante aliado para o sucesso do seu planejamento de vendas? Hoje em dia, o mercado de imóveis vem se adaptando em busca de atender com mais eficiência o perfil do consumidor moderno, que tem suas decisões fortemente direcionadas pelas tendências tecnológicas e impulsiona a implantação de novas técnicas para que seja conduzido à conversão.

É fato que as vendas de imóveis andam em conjunto com a divulgação dos empreendimentos imobiliários. Por isso, traçar estratégias de marketing não só te ajuda a vender mais, como também, emprega credibilidade para sua incorporadora. Quer saber como construir estratégias que realmente funcionam? Neste artigo separamos algumas dicas, acompanhe! 

O que é o marketing imobiliário e quais são suas vantagens?

O consumidor imobiliário nunca teve acesso a tantas informações. Com uma simples pesquisa na internet é possível encontrar várias alternativas de apartamentos, casas e lotes, assim como informações relevantes para a compra. Por isso, estratégias como o Marketing Imobiliário veem trabalhar com foco em divulgar negócios, humanizar e fortalecer marcas,  criando conexões entre empresas do segmento e o público do ramo imobiliário. Afinal, é essencial entender a jornada de compra do cliente e saber como fidelizá-lo.

Sabemos que os clientes de cada empresa seguem uma jornada particular e diferente. E, por isso, é preciso estruturar a jornada do cliente considerando o comportamento do consumidor que busca por um imóvel. Portanto, o marketing imobiliário traz para a sua incorporadora a oportunidade de conhecer melhor o seu público e, assim, definir as melhores estratégias para serem aplicadas nos meios digitais e também na mídia offline.

Agora que você já sabe o “porquê” da utilização do marketing imobiliário, chegou a hora de perguntarmos: você sabe o que é preciso fazer para criar e ter sucesso na sua estratégia de marketing imobiliário? Trouxemos aqui 10 dicas valiosas que vão te auxiliar nessa caminhada, veja a seguir:

1. Direcione seu site para a conversão

Um site é a principal forma de estabelecer um bom relacionamento com o consumidor. Pois, além de empregar credibilidade a sua Incorporadora, o site é também um importante canal de vendas sempre aberto para os seus potenciais clientes.

É importante que as páginas sejam produzidas com as informações necessárias, mas sem pesar o site com dados de mais. Isso porque, um layout muito carregado pode tirar a atenção do possível cliente e distraí-lo daquilo que ele realmente está procurando. O objetivo aqui é resolver as dúvidas que o visitante tem em relação à compra do produto e o direcionar para a conversão.

2. Esteja presente nas redes sociais

Outro ponto que você pode investir são as redes sociais. Nelas, é fácil saber qual a reputação da empresa de acordo com os retornos dos usuários. Também é um excelente canal para conversar com os leads e entender as suas dores reais. Todas essas informações poderão ser usadas para direcionamento de campanhas e ações e pautas de conteúdo no blog.

3. Invista em mídias pagas

Uma grande vantagem do marketing digital para as construtoras, loteadoras e incorporadoras está relacionada ao investimento. O meio digital é mais barato do que investir em publicidade tradicional, ou seja, o outbound marketing, como a televisão, revistas, outdoor e jornais.

Além disso, é mais fácil segmentar o público, enquanto na grande mídia você está gastando muito dinheiro para “atirar para todos os lados”. Essa segmentação tão precisa permite a otimização da verba trazendo mais resultado com menor investimento.

O marketing digital não é caro, principalmente, porque, quando feito da maneira correta, traz um retorno que vai além de leads em um banco de dados e vendas sendo anotadas pelos seus departamentos de marketing e comercial.

Ou seja, ele aproxima a sua empresa do seu público, possibilita uma conversa bilateral e traz uma coisa incrível para o seu negócio: a chance de um relacionamento real com seus clientes e de criar momentos de encantamento e fidelização em várias etapas do processo de venda.

Você investe menos financeiramente e ainda consegue segmentar e direcionar as campanhas e mensurar todos os resultados depois. Tem o melhor custo-benefício.

4. Use as métricas a seu favor

Para nortear as suas ações, o departamento de marketing precisa ficar cada vez mais antenado às principais métricas do marketing do setor imobiliário. As principais métricas do marketing que precisam ser acompanhadas, são:

  • Custo por lead (CPL): é a divisão entre o valor gasto em suas campanhas e o número de pessoas que efetivamente mostraram-se interessadas em alguma unidade da sua construtora.
  • Taxa de conversão: mostra o percentual convertido em uma etapa (ou estágio) para outra na jornada de compra do cliente, ou seja, nas etapas do funil de vendas.
  • Custo de aquisição de clientes (CAC): mostra qual é o custo de cada novo cliente para a sua empresa. É fundamental para saber se o dinheiro aplicado em ações de marketing está dando um retorno financeiro.
  • Retorno sobre o investimento (ROI): serve para calcular o retorno de qualquer investimento realizado, seja online ou offline.

Com as métricas do marketing imobiliário, é possível fazer uma análise para saber se a construtora está no caminho certo ou não. Além disso, essas métricas direcionam os gestores, oferecendo-lhes subsídios para que possam ser mais precisos nas suas tomadas de decisão. Com elas, é possível mensurar e saber tudo que impacta os resultados, tanto de forma positiva quanto de forma negativa.

Resumidamente, as métricas do marketing viabilizam a produtividade, um bom faturamento e o consequente crescimento da construtora.

5. Segmente sua comunicação

O Facebook Ads permite fazer segmentações muito precisas para captar leads qualificados. Tais segmentações vão desde o interesse dos leads até localização geográfica deles.

Entre as melhores práticas de marketing digital, podemos citar a definição de uma segmentação geográfica restrita a um raio de 8 km de um empreendimento. Assim, é possível atingir as pessoas que têm interesse naquela região.

Outro ponto dentro de segmentação é no Google Ads, pois ele permite a criação de anúncios totalmente focados em determinadas palavras-chave. Com isso, fica totalmente viável atingir leads que têm total interesse em empreendimentos de uma determinada região.

6. Acompanhe a jornada de compra

Entender o caminho que um visitante faz no seu site é muito importante para localizar erros. Por meio de algumas ferramentas, como o RD Station, por exemplo, é possível ter acesso a toda a jornada do lead.

Existe a possibilidade de criação de fluxos de envios de e-mails, mensuração de resultados, identificação e acompanhamento personalizado, considerando o público e o estágio que o potencial cliente está no funil de vendas.

  • Veja o que a ferramenta pode oferecer:
  • Criar landing pages, e-mails e formulários;
  • Otimização das páginas SEO;
  • Gerenciar a base de leads;
  • Análise e planejamento com relatórios completos;
  • Integração com CRM;
  • Nutrição de leads com automação de marketing.

7. Invista em campanhas geolocalizadas

Você já ouviu falar em campanhas de marketing geolocalizadas? No mercado de imóveis, a localização serve como um alerta para oferta de empreendimentos próximos, levando conteúdo relevante para uma ou mais regiões em específico.

Partindo dessa segmentação, a principal vantagem é a possibilidade  de causar impacto ao usuário na ocasião mais apropriada, o que qualifica a otimização da campanha por geolocalização. Mas como trabalhar com geomarketing?

A geolocalização permite trabalhar apenas o público de um determinado país, estado, cidade ou bairro. Assim, englobando vários filtros para segmentar seu público, tendo alternativas  de segmentação por localização.

É preciso entender que existem diferentes formas de trabalhar com geomarketing, sendo: geotargeting, sites, check-ins, geotagging, geofiltros e outros tantos tipos de geolocalização. Por exemplo, quando você está criando um anúncio no Facebook, pode usar vários filtros para segmentar seu público, tendo alternativas  de segmentação por localização.

8. Aposte em marketing de conteúdo

Quando usado corretamente, o marketing de conteúdo vai ajudá-lo não apenas a gerar mais oportunidades de vendas, mas também a estimular a estratégia. Desse modo, com a produção recorrente de conteúdos de valor, as pessoas que acompanham de perto as ações da sua construtora sentirão a necessidade de repassar essas informações para seus amigos.

O mercado de imóveis é atraente para milhões de pessoas. Portanto, o investimento em um planejamento de marketing que envolva diferentes ferramentas da internet é fundamental.

Seguindo as práticas do marketing de conteúdo, você tem a oportunidade de trabalhar a humanização da sua marca. Ou seja, traçar estratégias para aproximar a sua incorporadora do consumidor, com sentimentos, desejos e expectativas. Desse modo, traçando atitudes, como: trabalho em conjunto e compartilhamento de informações internamente, cultura e relacionamento humanizado para os de fora, construção de uma identidade própria, falar a linguagem do seu consumidor e incentivá-lo. Além disso, engaje seus clientes através da história de sua empresa e não se esqueça de organizar um plano estabelecendo táticas, objetivos e metas a serem alcançadas.

9. Direcione o marketing boca a boca

O marketing boca a boca é uma ação realizada pelos clientes como resultado das ações de uma empresa, que acaba motivando as pessoas a falar sobre seus produtos, serviços ou marca espontaneamente. Aqui, o enfoque é na experiência dos clientes, uma maneira orgânica de receber indicações de forma natural.

Investir na experiência do cliente pode se tornar facilmente o grande diferencial competitivo para sua construtora. Isso porque, quando acontece aumento da satisfação dos consumidores, são maiores as chances de fechar negócios e fidelizar clientes. Por isso, é preciso que você ainda se esforce para conquistar clientes e construir um relacionamento forte o suficiente para os clientes comentarem com outras incorporadoras, construtoras, loteadoras e imobiliárias.

O marketing boca a boca acontece de forma natural, conforme as experiências positivas dos seus clientes. É possível estimular indicações e promover relatos de pessoas satisfeitas para maximizar os resultados conquistados. Com o tempo, seus clientes vão compartilhar as informações nas comunidades sem você pedir,  seguiram postando nas redes sociais e comentando com parceiros e colegas do mercado imobiliário.

10. Utilize ferramentas integradas

Quanto mais integradas estiverem as suas ferramentas, melhores serão os seus resultados, pois dessa forma fica mais fácil visualizar dados e tomar decisões assertivas. A integração entre CRM imobiliário e ERP é um exemplo de como a tecnologia pode auxiliar no reconhecimento e atendimento dos leads por parte da equipe de vendas.

Mas você pode estar se perguntando: “Quais são as ferramentas que posso integrar? Como vou medir os impactos dessa integração nas vendas? Por onde começo?” A resposta está no Ecossistema Inteligente do Marketing Imobiliário! A integração inteligente gera leads mais qualificados e, consecutivamente, o número de vendas irá aumentar, resultando em uma taxa de conversão de vendas acima da média do mercado

É necessário definir bem as ferramentas, configurá-las e integrá-las, gerando um fluxo de ida e volta. Veja, na próxima página, o infográfico do Ecossistema Inteligente! Além de integrar as ferramentas, também é importante que o marketing esteja alinhado com a equipe de vendas. Isso irá gerar uma agilidade muito maior no atendimento, além de garantir mais eficiência nos resultados.

Ecossistema Inteligente de um lançamento imobiliário:

Dicas de marketing digital para o mercado imobiliário

Quer conhecer as dicas de marketing digital mais assertivas para o mercado imobiliário? Confira o vídeo para aprender as dicas de marketing digital e saiba como criar campanhas eficientes para gerar mais leads e vendas em seu negócio. Nosso gerente de marketing, Aristeu Livingstone, traz 3 dicas para a otimização das suas campanhas digitais:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile