Mercado Imobiliário

Vendas aumentam 57% e lançamentos 114% no 3º trimestre de 2020

Published

on

De acordo com dados divulgados pela CBIC, o mercado imobiliário apresentou um aumento de 57,5% nas vendas e crescimento de 114,1% em lançamentos no 3º trimestre de 2020, em comparação ao trimestre anterior.

Os resultados dos primeiros nove meses deste ano apresentam uma alta de 8,4% nas vendas, mesmo com a pandemia e a crise econômica. Os números confirmam as previsões positivas para a expansão do setor em 2021. Confira todos os dados divulgados pela CBIC!

Vendas de imóveis crescem 57% no 3T20

Segundo a pesquisa, as vendas de imóveis aumentaram 57,5% no 3º trimestre de 2020, em comparação ao trimestre anterior. O resultado foi positivo em todas as regiões do país: no Sudeste, as vendas cresceram 93,3%, no Centro-Oeste subiram 70% e no Norte, 64,5%.

Se compararmos o 3º trimestre de 2020 ao mesmo período de 2019, todas as regiões também apresentaram resultados positivos. O aumento foi de 23,7% nas vendas, tendo como maior variação o Centro-Oeste, com aumento de 69,3% nas vendas.

Alta nos lançamentos e baixa nos estoques

No 3T20, os lançamentos subiram 114,1% em relação ao trimestre anterior. Na região Sudeste, por exemplo, houve um crescimento de 197,5%. A região Norte também se destacou nos resultados: o número de unidades lançadas cresceu 140%.

Em comparação ao 3º trimestre de 2019, os lançamentos caíram 10,5%. Todas as regiões apresentaram uma redução em lançamentos, exceto o Centro-Oeste, com aumento de 65,5%. Um ponto a ser destacado é que a alta nas vendas e a redução dos lançamentos resultaram na baixa dos estoques.

Casa Verde e Amarela

O programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida, segue exercendo papel importante para o mercado imobiliário, sendo responsável por 53% do total de vendas e 54,7% do total de lançamentos. No Norte e Nordeste, as vendas subiram 73% e 64%, respectivamente. Enquanto isso, os lançamentos representaram 77% e 74% do total.

Perspectivas para o setor em 2021

A perspectiva do setor imobiliário para este último trimestre do ano é que haja um crescimento ainda maior nas vendas, pois este costuma ser o trimestre mais forte do ano. E, para além disso, uma pesquisa da Abrainc divulgou que as expectativas são de ainda mais crescimento em 2021.

O mercado apresentou altas nas vendas mesmo na pandemia, se consolidando, junto a construção civil, como um dos principais setores da economia. O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou até a afirmar que o “boom” da construção civil permanecerá por mais 05 ou 10 anos.

Mas é importante destacar que, mesmo em um momento em que a intenção de compra está alta, apenas uma grande demanda não garante bons resultados. Com a mudança do consumidor pós-pandemia, se destacarão as incorporadoras que tiverem o processo de vendas mais ágil, simples e eficiente.

Com um ciclo imobiliário tão competitivo à frente, imobiliárias e construtoras estão digitalizando etapas da venda, visando driblar a burocracia e lentidão do processo. O que sua construtora está fazendo para aproveitar a nova fase do mercado imobiliário?

1 Comments

  1. Pingback: Até onde vai o papel da tecnologia na cultura digital? – Smartus

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile