Mercado Imobiliário

Software como Serviço: o que o mercado SaaS tem a ensinar ao mercado imobiliário

Published

on

Sabia que as empresas brasileiras estão cada vez mais abertas à adoção de soluções de TI no modelo de Software como Serviço (SaaS)? Isso é que mostra um estudo realizado pela Capgemini no Brasil.

Segundo a consultoria, SaaS é o modelo mais utilizado para entregar serviços pela nuvem, com 92% das empresas adotando pelo menos uma solução SaaS.

Além disso, de acordo com o Gartner, o mercado Software como serviço (SaaS) está impulsionando o crescimento em quase todos os segmentos de software, particularmente no gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

Mas, afinal, o que isto tudo tem a ver com o mercado imobiliário?

Isso é o que mostraremos no artigo de hoje. Nele, vamos explicar como funciona o modelo Software como Serviço e quais são as suas vantagens para o setor imobiliário. Não perca!

O que é o modelo Software como Serviço (SaaS)?

SaaS significa “Software as a Service” – “programa como serviço”. Ou seja, trata-se de uma maneira de comercializar softwares e soluções em tecnologia como uma prestação de serviço.

Vamos exemplificar para você entender melhor…

Até pouco tempo atrás, para conseguir inovação e tecnologia nas vendas das empresas era necessário adquirir diferentes softwares para executar inúmeras funções. Dessa forma, os usuários gastavam com licenças, manutenção, servidores e espaço de armazenamento físico.

Por exemplo, em um passado não muito distante, era preciso ter um software para realizar a gestão de vendas das construtoras, outro para o CRM, mais um para gestão de produtos, geração de relatórios, relacionamento entre gestor comercial e corretores… E a fila não para por aqui!

Essas aquisições incluíam a compra do software, o pagamento de suas licenças, um computador para recebê-lo, além de um servidor com preços nas alturas para interligar diferentes usuários dentro das empresas.

Ufa! Muita informação, não é verdade?

Pensando nesse leque de softwares e na total insatisfação dos clientes com os recursos, surgiu a ideia de criar o software como serviço. O objetivo é que a empresa não precise mais adquirir o software, pagar a licença, manter atualizado o sistema.

O programa fica na internet, basta acessar e utilizá-lo! Não precisa ter ele instalado no computador. Apenas é preciso ter acesso à internet. Você pode estar se perguntando em que “local” da internet esses programas ficam.

Dessa forma, precisamos falar sobre  computação na nuvem. Essa é uma tecnologia que disponibiliza um espaço para o armazenamento de dados na rede virtual da internet. Mas, isso é assunto para outro artigo!

Agora, vamos conhecer quais são os benefícios específicos para as empresas do ramo imobiliário em adquirir um Software como Serviço.

Vantagens do SaaS para construtoras

1- Preço acessível

Um dos benefícios do Software como Serviço para o mercado imobiliário é a sua viabilidade financeira. Isso ocorre porque, ao vendê-lo como um serviço, o mesmo software é utilizado por muitas empresas. Assim, barateando o investimento.

Essa é uma realidade bem diferente do que desenvolver o software próprio para a sua empresa, que terá um custo muito alto. Um bom app para o setor imobiliário, por exemplo, pode ajudar muito o seu negócio a crescer e a vender mais.

2- Armazenamento em nuvem

Um app no modelo Software como Serviço para construtoras conta com a tecnologia de armazenamento em nuvem para guardar as informações. Isso significa que, nesse modelo, os dados da sua empresa estão mais seguras e podem ser acessadas rapidamente.

3- Permite o acesso Mobile

Nem todo Software como Serviço é amigável. No entanto, é possível contar com um um app para construtoras, que é uma variação do sistema web. Como ele, a solução pode ser acessada   de qualquer dispositivo com acesso à internet, ou seja, o pelo computador, tablet ou até mesmo por meio do seu celular.

Caso um dos seus corretores esteja em visita a um lead ou cliente, por exemplo, ele não terá dificuldade em enviar propostas ou reservar unidades. Pois, tudo pode ser feito software mobile. Assim, evitando vendas duplicadas e perda de oportunidades.

4- Relatórios inteligentes

Outra vantagem de contar com um Software como Serviço é a possibilidade de automatizar relatórios. Assim, as informações ficam mais claras e acessíveis, facilitando o processo de tomada de decisão da sua empresa.

Um bom app para o setor imobiliário, oferece, por exemplo alguns tipos de relatórios, como:

– Relatórios Inteligentes BI: permitem uma visão ampla de tudo o que acontece no sistema. Atendimentos, vendas, disponibilidade de unidades e resumo de lançamento. Tudo em um mesmo lugar!

5-  Sucesso do Cliente

Customer Success (CS) é um termo muito recorrente dentro das empresas, sobretudo para SaaS. Além disso, os hábitos de consumo mudaram muito e o modelo SaaS é o que mais tem atendido às novas necessidades dos clientes. Com ele, a sua empresa do ramo imobiliário pode contratar um serviço com modelos variados de pagamento, como o mensal, por exemplo.

Dessa forma, você não paga um grande valor uma única vez, mas um valor mensal para ter acesso ao sistema. Nesse sentido, a barreira de entrada (ou seja de adesão) é muito baixa.

Outro ponto importante é que você, como cliente do Software como Serviço, só continuará com a solução se realmente a empresa realmente alcançar o seu objetivo. Por isso, as empresas sérias de SaaS contam com um departamento de Sucesso do Cliente. Esse departamento tem como objetivo acompanhar o cliente para que ele realmente alcance seu objetivo com o uso da plataforma.

Entendeu a importância do Software como Serviço para o mercado imobiliário? Acesse também o nosso artigo sobre as aplicações da tecnologia BI para o mercado imobiliário!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile