Mercado Imobiliário

Confiança aumenta e setor imobiliário prevê expansão para 2021

Published

on

De acordo com uma pesquisa da Abrainc, os resultados do mercado imobiliário deverão se manter em 2021. O estudo mostrou um aumento de vendas no 3T de 2020 e crescimento na confiança das incorporadoras para o próximo ano.

Com a intenção de medir os resultados do setor e as expectativas do mercado, a Abrainc realizou uma pesquisa com presidentes e diretores de 38 das maiores empresas do mercado imobiliário e prevê expansão para 2021.

Indicadores já apontavam para um dos melhores momentos do setor na história do país e a pesquisa veio confirmar as expectativas para os próximos meses. Confira, neste artigo completo, todos os dados divulgados pela Abrainc!

Vendas aumentam no 3º Trimestre

Segundo a pesquisa, 87% dos entrevistados informou um crescimento de vendas no terceiro trimestre deste ano. O Casa Verde e Amarela teve um aumento de 82% nas vendas e os segmentos de alto e médio padrão de 90%. Quando o assunto é a expectativa de comercialização, 87% dos entrevistados acredita no crescimento das vendas nos próximos 12 meses.

Aumento da demanda de imóveis

O aumento da demanda por imóveis foi motivado, principalmente, pela baixa nos juros do crédito imobiliário e a mudança no comportamento do consumidor, que passou a valorizar mais a moradia, agora que fica mais tempo em casa, em decorrência da pandemia.

Na última pesquisa de intenção de compra da Datastore, por exemplo, os dados apontaram que cerca de 5,5 milhões de famílias pretendem comprar um imóvel nos próximos 12 meses e 11 milhões de famílias possuem intenção de compra em até 36 meses.

A pesquisa da Abrainc também aponta que 87% dos entrevistados registraram maior procura por imóveis por consumidores. No estudo, 82% dos participantes do segmento de baixa renda e 90% de médio e alto padrão possuem a mesma percepção de crescimento.

97% planeja lançar nos próximos 12 meses

De acordo com a pesquisa, nos próximos 12 meses, 97% dos empresários do mercado imobiliário pretendem lançar algum projeto e 92% comprará terrenos para produção imobiliária.

Isso significa grande confiança para projetos futuros, o que deve refletir em um aumento de lançamentos e vendas no próximo ano. Todos os segmentos se mostram confiantes para os próximos meses. Não é atoa que o setor imobiliário prevê expansão para 2021.

63% acredita que preços de imóveis vão aumentar

Segundo dados da Fipe, entre 2009 e 2019 houve um aumento de 10% no valor dos imóveis no Brasil. O crescimento ocorreu, em sua maior parte, entre 2009 e 2014, já que entre 2015 e 2019 os preços estabilizaram.

Entretanto, é esperado um novo ciclo de valorização pelos entrevistados. Para 63% deles, o preço dos imóveis vai aumentar 5% nos próximos 12 meses. Já para 84%, as altas vão superar 10% em até cinco anos.

Digitalizar vendas para aproveitar oportunidades

As notícias sobre o mercado imobiliário são cada vez mais positivas. A Caixa acabou de anunciar mais uma redução de juros para crédito junto a novas medidas como carência para novos contratos, pagamento parcial das prestações e feira virtual de imóveis.

Agora que as oportunidades estão surgindo e a expectativa é de crescimento do setor, você não vai querer complicar nenhum processo, né?

61% das empresas do mercado imobiliário estão inovando e simplificando processos para ter mais eficiência e otimizar resultados, segundo a Deloitte e Terracotta Ventures.

E essa é uma mudança necessária: o consumidor pós-pandemia se tornou ainda mais exigente, informado e digital. Ele quer agilidade e eficiência no atendimento comercial. Afinal, ele tem o poder de compra e de escolha.

Aproveite esse crescimento do mercado para adaptar o atendimento da sua incorporadora, simplificar seu processo comercial e diminuir a burocracia nas vendas. A tecnologia pode ser uma grande aliada no mercado imobiliário!

2 Comments

  1. Pingback: O novo ciclo do mercado imobiliário é digital – Smartus

  2. NATANAEL

    2 de janeiro de 2021 at 16:39

    O mercado imobiliário está aquecido e provavelmente continuará em alta a procura por imóveis seja para investimento ou para moradia em 2021.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile