Mercado Imobiliário

Saiba quais são as perspectivas da economia brasileira e do mercado imobiliário

Published

on

De acordo com as projeções, o setor imobiliário é considerado um dos pilares para “fazer girar” a economia brasileira. Inclusive, mesmo em meio às incertezas impostas pela pandemia da Covid-19 nos últimos anos, os indicadores do segmento mostraram um dos melhores momentos do setor no Brasil. Além disso, as perspectivas de crescimento para o mercado imobiliário são grandes. 

Mas e você, já sabe quais são as projeções? No que isso implica nos seus lançamentos imobiliários?

Veja as seguir as perspectivas do mercado imobiliário!

Você também pode conferir como o app Facilita pode garantir o sucesso do seu próximo lançamento!

O aumento no preço dos materiais de construção

Na discussão sobre construção dos imóveis, acompanhamos a disparada nos preços dos materiais de construção em 2021. A expectativa é que, com uma possível baixa na inflação, esses preços parem de subir na proporção que estão subindo, ou ainda, comecem a reduzir. 

Um custo de produção menor, possibilita que os imóveis não aumentem tanto o preço. Assim, tendo um dinamismo maior quando falamos de mercado imobiliário de uma forma geral. A inflação de materiais é de 51,21% de janeiro de 2020 a março de 2022.

Evolução do PIB

A variação do Produto Interno Bruto (PIB), foi impactada pelo aumento de gastos. De acordo com Ieda Vasconcelos, assessora econômica no Sinduscon – MG e CBIC, a construção civil surpreendeu em 2021, gerando crescimento de 9,7% ao ano. É importante ressaltar que isso se deve às bases de comparação, uma vez que, em 2020, houve um recuo de 6,7% nesse ponto. Nesse ano de 2022, a projeção é de crescimento de 2,5%.

Taxa Selic

A alta da inflação foi determinante para o aumento decorrente da Selic, que em janeiro de 2021 era de 2% ao ano, o menor patamar da história do país. O ciclo de reajuste no valor da Taxa Básica de Juros chegou a 12,75% ao ano.

Apesar do aumento nos juros, há boas perspectivas para o setor, pois a taxa dos financiamentos imobiliários é atrelada à remuneração da poupança e a mesma não irá subir na proporção da Selic.

Avanços tecnológicos

Em meio às adversidades impostas, a pandemia trouxe uma aceleração na revolução tecnológica de processos comerciais. Assim, com o surgimento da necessidade acelerada de mudança cultural, gestores do mercado imobiliário têm buscado soluções para otimizar o processo de vendas.

Uma medida para que incorporadoras, construtoras, loteadoras e imobiliárias alcancem suas metas e se mantenham na competição do mercado é organizar a gestão imobiliária digital , um processo eficiente que pode ajudar no processo de vendas.

lançamento digital, por exemplo, é uma modalidade que tem funcionado bastante no mercado imobiliário. Isso porque, as etapas da venda são digitalizadas, visando mais agilidade e eficiência. Além disso, o forte desempenho nos lançamentos e vendas no mercado imobiliário, se dão pela destreza em manter os lançamentos e consequentemente as vendas em movimento.

Veja como o app Facilita pode ajudar a ter um lançamento de sucesso!

Gestão Imobiliária – Brain

A Brain Inteligência Estratégica, em parceria com o Sinduscon-MG, realizou em outubro de 2021, no canal da Brain no Youtube, o webinar Perspectivas da Economia Brasileira e do Mercado Imobiliário. Para debater as perspectivas de crescimento do mercado imobiliário e seus desdobramentos. Baixe o material gratuitamente, aqui.

O evento contou com o sócio-diretor da Brain, Fábio Tadeu Araújo, com a assessora econômica do Sinduscon-MG e da Câmara Brasileira da Indústria e Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos e com o sócio-fundador da Brain, Marcos Kahtalian. Acompanhe:

Use o cupom FACILITA-15 e tenha 15% de desconto nos cursos da Brain Inteligência Estratégica

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile