Gestão

Saiba como fazer análise de dados para tomadas de decisão na sua construtora

Published

on

play

Você sente que pode estar investindo em leads desqualificados? Não tem controle da rastreabilidade de atendimento nos lançamentos? Sua equipe tem baixa produtividade? Tem perdido vendas e não sabe o que fazer? É, a sua construtora está tendo prejuízos nas vendas por falta de análise de dados! 

Quer saber mais? Então, continue a leitura e descubra como aplicar a análise de dados nos seus lançamentos imobiliários.

O que é a análise de dados no mercado imobiliário?

O mercado imobiliário está cada vez mais competitivo fazendo com que para se tomar uma decisão seja preciso de um embasamento maior e de informações reais. A intuição dos gestores continua sendo de muita importância, mas agora não é o suficiente para uma boa tomada de decisão.

Para que os erros sejam minimizados e não haja investimentos errados, é preciso realizar um trabalho constante, baseado em números reais.

Por conta disso, temos visto um ambiente de mercado onde as empresas estão cada vez mais baseando as suas decisões e seus planos de negócio em informações geradas pelos próprios clientes e parceiros, fazendo assim, com que as escolhas sejam mais assertivas e eficazes a longo, médio e curto prazo.

O principal motivo que torna a análise de dados tão importante é que a construtora consegue manter a competitividade no mercado, principalmente pela relevância gerada ao cliente, considerando quais são as expectativas e características desse público e como fazer entregas mais assertivas às demandas dos clientes.

Como fazer a análise de dados no setor imobiliário?

Para ir além, é útil conhecer o perfil de seus clientes, o motivo de perder negócios e, inclusive, se seus preços estão coerentes com o mercado. Com essas informações em mãos, a sua gestão de lançamentos se torna mais forte e eficiente.

Uma grande vantagem de adotar os relatórios de vendas é que, com eles, fica fácil definir metas e montar indicadores. Assim, você se aproxima da adoção da chamada Business Intelligence (BI) e a melhoria contínua passa a fazer parte do dia a dia.

Para dar início a sua análise de resultados, você precisa partir de 3 pontos fundamentais:

(1) Dados de Marketing

  • Canal e origem de leads: é importante conhecer bem a origem dos seus leads e quais as principais fontes de tráfego para o seu website para melhor poder gerir o trabalho da equipe de Marketing e o orçamento disponível para publicidade.

  • Segmentação de interesse por empreendimentos: é preciso saber  quais são as características que esse cliente procura, para você analisar a previsão de contratos fechados.

  • Perfil geográfico e demográfico dos leads: a segmentação geográfica permite segmentar o público de uma campanha com base no local onde as pessoas estão situadas.

(2) Dados de Atendimento

  • Produtividade da equipe: com o acompanhamento diário do desempenho da equipe fica mais fácil avaliar pontos que precisam de melhoras.

  • Jornada do lead nas etapas da venda: analisar a jornada do lead é importante para que você possa mapear em que etapa cada lead está, tendo em mente que cada um pode estar em um estágio de maturidade diferentes no funil de vendas.

  • Taxa de conversão em etapas: traz informações para validar se o seu investimento está trazendo ou trará retorno para a construtora, considerando todos os riscos envolvidos.

(3) Dados da Venda

  • Taxa de conversão em vendas: a taxa do mercado imobiliário gira em torno de 2% a 4%. Se a sua taxa estiver abaixo do mercado, será preciso investigar os gargalos no seu processo.

  • Propostas enviadas: uma importante análise é a apuração dos dados das campanhas de marketing que resultaram em conversão de leads em comparação ao número de propostas enviadas.

  • VGV: é importante verificar quantas unidades foram vendidas e quais foram os motivos das variações nos valores.

  • Motivos da venda perdida: uma boa gestão certamente deve acompanhar de perto todas as evoluções que fazem parte da gestão de atendimento dos clientes.

Preparamos um e-book gratuito e completo com tudo que você, gestor, precisa saber para acertar nas decisões de lançamentos imobiliários:

Preparamos também um Checklist para o seu lançamento digital. Aproveite para baixar gratuitamente e compartilhe essas informações fundamentais com sua equipe:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile