Mercado Imobiliário

Resultados do mercado imobiliário no 2º trimestre de 2022

Published

on

Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Incorporadoras e imobiliárias (ABRAINC) em parceria com a Deloitte, os resultados do mercado imobiliário no 2º trimestre de 2022 apesar da leve retração em demandas são positivos, o que se dá em grande parte pelo Casa Verde e Amarela (CVA), após as medidas de manutenção do programa do governo. 

Ainda, o indicador de confiança do mercado imobiliário aponta que a maior parte dos executivos tem intenção de lançar e comprar terrenos nos próximos 12 meses. Mas como isso impacta nas vendas da sua construtora? 

Confira as projeções e acompanhe mais detalhes neste artigo. Você também pode conferir como o app Facilita pode garantir o sucesso do seu próximo lançamento. Boa leitura!

Indicador de confiança do setor imobiliário residencial

Registrando alta de 10,5% no 2º trimestre de 2022 em relação ao ano anterior, o índice de preços do indicador de confiança do setor imobiliário residencial também segue a linha de crescimento nos preços dos insumos, que no acumulado dos últimos 12 meses (terminados em junho/22) o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) foi de 11,8%.

De acordo com os índices deste trimestre de 2022, tanto a demanda quanto as vendas recuaram frente à força do segmento de Médio e Alto Padrão (MAP), embora o crescimento dos índices do Casa Verde e Amarela (CVA) tenham performado melhor na comparação com o trimestre anterior. 

Melhoria de  perspectiva para o CVA

Mesmo se mantendo resiliente perante a inflação e alta da selic, isso não foi suficiente para sustentar de modo geral o CVA, que foi enfraquecido pela queda do poder de compra da população. A caráter de exemplo, a pesquisa aponta que o Índice de Preços aos Consumidor (IPC) foi de 11,9% nos últimos 12 meses findos em junho deste ano.

A melhoria na perspectiva para o CVA, trouxe recuperação da expectativa de compra de terrenos e os lançamentos seguem com alta escalada para os próximos 12 meses, principalmente para o MAP

Veja o índice apontado no gráfico:

Fonte: Indicador Delloitte e Abrainc

Visão sobre os segmentos CVA e MAP

Conforme o indicador apontado na pesquisa, a demanda por imóveis residenciais manteve o mesmo ritmo neste 2º trimestre em relação ao ano de 2021. A manutenção da procura segue em bom patamar por conta do CVA, influenciado pelas novas medidas do programa que melhoraram o poder de compra das famílias de baixa renda. Já o MAP, sendo mais sensível ao cenário econômico, apresentou redução na demanda pelo segundo trimestre consecutivo.

As vendas do mercado imobiliário no 2º trimestre de 2022 se mantiveram, sendo sustentadas pelo CVA, já que houve retração em MAP, o qual vinha se destacando positivamente nos últimos períodos. 

Como isso impacta as vendas da sua construtora?

Para o próximo trimestre é esperada manutenção nas vendas e um cenário mais otimista é visto para as expectativas de vendas em CVA, refletindo as mudanças implementadas pelo governo. 

Se atentar a essas mudanças de cenário garante mais preparo nas vendas para sua construtora nos lançamentos, por exemplo. Isso, tanto para quem trabalha com CVA quanto MAP. 

Muitas construtoras têm adotado estratégias mais antenadas com a tecnologia, garantido o sucesso nas vendas imobiliárias, a exemplo disso, no empreendimento Arthaus, a Tr3s Incorporadora, a Louly Caixe e a Trinus tiveram 166% da meta batida ainda durante o lançamento.

Veja como o app Facilita pode te ajudar a organizar e gerenciar um lançamento de sucesso, fale com um de nossos especialistas aqui!

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile