Mercado Imobiliário

Redução de juros pode eleger 2,8 milhões de famílias ao crédito imobiliário

Published

on

Com a redução de juros do crédito e o crescimento do setor da construção, o mercado imobiliário termina o ano fortalecido e as apostas são altas para 2020.

Em setembro de 2019, os juros de crédito caíram para 8,65% ao ano, sofrendo a maior redução da história do Banco Central. Somente esta diminuição, incluiu milhares de possíveis beneficiários no sistema de crédito.

Uma pesquisa divulgada pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), nesta semana, calcula que, cada ponto percentual em redução de juros imobiliários inclui, aproximadamente, 2,8 milhões de famílias nas condições de contratação para financiamentos.

Unidades de Médio Padrão

Na pesquisa, a Abrainc explica que, a cada redução de 1% na taxa de juros, ocorre um aumento de 20% no número de famílias elegíveis ao crédito para imóveis considerados de Médio Padrão, com unidades à partir de 300 mil reais.

Além disso, com os juros atuais, cerca de 4,4 milhões de famílias possuem acesso à esse tipo de financiamento. Se os juros diminuíssem para 5%, então, a possibilidade de crédito para unidades de Médio Padrão aumentaria para até 7,2 milhões de famílias.

Minha Casa Minha Vida

Os dados da associação também mostram que empreendimentos Minha Casa Minha Vida possuem desempenho essencial no crescimento do setor, sendo o mês de agosto de 2019 o melhor em lançamentos desde 2015.

A Caixa recentemente anunciou mais uma redução de juros para o crédito imobiliário, o que impactou positivamente as vendas do setor.

A quantidade total de famílias em habitações populares pode aumentar em 2 milhões se houver mais uma redução nos juros. Se os juros caíssem para 7%, por exemplo, o número de famílias com possibilidade de crédito iria para a faixa de 15,1 milhões.

No estudo, são apresentados os possíveis motivos para o crescimento do setor:

– Aumento das vendas de imóveis em São Paulo;
– Crescimento do número de concessões de alvarás de construção;
– Aumento na contratação de crédito imobiliário;
– Aumento no PIB do setor (1,9%), maior crescimento desde 2014;
– Geração de mais de 100 mil empregos na construção civil só este ano

Esta semana, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção apresentou indicadores do terceiro trimestre de 2019, reforçando o otimismo do mercado. Em comparação ao mesmo período de 2018, o número de lançamentos em 2019 cresceu 23,9% e as vendas, 15,4%.

Dessa forma, a Abrainc relaciona a redução das taxas de juros ao aumento das vendas. A associação acredita que “o cenário de queda de juros atual será uma grande alavanca para o crescimento no mercado imobiliário nos próximos anos”.

As expectativas para o crescimento do mercado em 2020 são altas, mas sua construtora está pronta para aproveitar as oportunidades que vão surgir? É preciso oferecer um atendimento ágil e eficiente, com todas as informações das unidades na palma da mão.

Por este motivo, saiba como um CRM pode ajudar sua construtora a fidelizar clientes e ter mais resultados!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile