Mercado Imobiliário

Realidade virtual: o que é e como utilizar no mercado imobiliário

Published

on

A realidade virtual é um conceito que vem mudando por completo o mercado, as redes sociais que já entregaram ótimos resultados quando o assunto é tecnologia, trouxe essa inovação para transformar ainda mais o universo digital. 

Não é novidade para ninguém que a tecnologia tem mudado por completo o nosso mundo, há cinquenta anos atrás, o que não é tanto tempo assim, as pessoas mal imaginavam que teríamos acesso a internet de maneira tão fácil como temos hoje. 

Hoje, para uma pessoa encontrar um serviço de pintura eletrostática, por exemplo, basta alguns cliques que ela consegue encontrar em poucos segundos o que precisa ou deseja através da internet e das redes sociais. 

Isso é prova de que a tecnologia realmente tem evoluído e traz ainda mais facilidade para a vida das pessoas, auxiliando-as a encontrarem o que desejam e o que precisam de uma maneira bem mais rápida e simples. 

Sem contar que toda essa mudança também trouxe muitos benefícios não apenas para as pessoas, mas também para diversas áreas importantes da nossa sociedade, como a educação, lazer, saúde e negócios, por exemplo. 

No meio dos negócios, uma empresa de instalação de ar condicionado central, por exemplo, consegue usar a tecnologia e a realidade virtual para divulgar os seus serviços para o maior número de pessoas possível. 

E não apenas para essa empresa, mas também para os mais diversos tipos de segmentos, como o imobiliário, que consegue utilizar essa inovação para atrair ainda mais clientes e oferecer um produto de qualidade e confiança aos consumidores. 

Por isso, neste artigo você irá entender tudo sobre o conceito de realidade virtual e como utilizá-lo dentro do mercado imobiliário de uma forma que traga ainda mais benefícios para o seu negócio. 

O que é realidade virtual?

A realidade virtual pode ser entendida como um processo completo de imersão, incluindo experiências sensoriais e relacionadas a outros sentidos. O conceito da realidade virtual te tira da realidade comum e constrói um novo momento e ambiente para viver.

Levando em consideração que a internet por si só já consegue captar a atenção de uma pessoa e muitas vezes levá-la para uma outra dimensão, seja a procura de uma grade para fechamento de área, por exemplo, ou até mesmo assistindo um filme, a realidade virtual não foge muito disso.

A realidade virtual, normalmente, exige todo um trabalho de imersão antes de iniciar qualquer projeto. É necessário compreender a questão, bem como de que maneira você consegue utilizar esse tipo de recurso de forma inteligente.

Ao colocar o capacete ou óculos de realidade virtual junto aos fones, o indivíduo é desconectado da terra. Ele entra em um ambiente fictício que pode ser e acontecer qualquer coisa, desde espaços fantásticos até réplicas de locais reais, como um plantio de mudas nativas ou qualquer outro lugar.

Como usar a realidade virtual no ramo imobiliário

Até aqui você já entendeu o que é a realidade virtual e deve estar se perguntando como ela pode ajudar no mercado imobiliário, pois bem, selecionamos apenas algumas das diversas maneiras como essa inovação pode fazer a mudança no mercado, ou melhor, já está fazendo. Confira:

Tour 360°

O tour 360° se tornou o pioneiro da realidade virtual dentro dos mercados imobiliários e pode ser utilizado das mais diversas maneiras e em diferentes plataformas para alcançar ainda mais pessoas. 

O tour 360° nada mais é do que uma espécie de passeio que o usuário pode fazer em todo o entorno de um espaço, na internet, você consegue encontrar essa opção no hora de ver locais e espaços ao redor do mundo. 

Uma empresa de equipamentos audiovisuais, por exemplo, consegue fazer com que seus clientes enxerguem todos os cantos de uma sala de reunião, é possível ver desde o teto até o chão e desde uma parede a outra apenas com um mouse ou aparelho óculos de realidade virtual. 

Dentro do mercado imobiliário, é possível fazer isso com as casas, apartamentos, cômodos, espaços do condomínio e até mesmo a rua na qual o imovel se encontra. O cliente pode conhecer de ponta a ponta cada espaço de sua futura casa. 

Com isso, o cliente se sente ainda mais imerso naquele lugar e as chances dele se sentir confortável no espaço que pode ser a futura casa, se tornam ainda maiores a partir dessa experiência. 

Visitas online

As visitas online podem parecer o com o tour 360° mas é bem diferente, enquanto o tour permite que você mostre apenas um determinado espaço, como uma sala, uma rua, um quarto ou uma cozinha, a visita online vai além. 

A visita online permite que o usuário passe por todo o ambiente, saia de um lugar e vá para o outro na hora que bem entender e explore cada canto em que se encontra, podendo ser tanto um apartamento quanto uma empresa de consultoria em implantação de erp, por exemplo. 

Uma pessoa que esteja à procura de um novo apartamento consegue visitá-lo sem nem sair de casa, pelo próprio computador ou celular, é possível verificar e conhecer todo o espaço para já se ter uma ideia de como ele é. 

Isso, além de trazer ainda mais confiança para o cliente, entrega uma experiência única e acessível, fazendo com que qualquer pessoa ao redor do mundo consiga conhecer qualquer lugar de onde estiver.  

Crie uma experiência

Por fim, mas de forma alguma menos importante, se preocupe em frisar para a pessoa que a realidade virtual é muito mais do que apenas uma tecnologia ou uma inovação, é uma experiência única e que poderá marcar para sempre a sua vida. 

Uma empresa de estrutura metálica para galpão industrial, por exemplo, jamais irá se esquecer de quando conheceu o espaço que hoje a empresa se encontra, através da realidade virtual, pois é uma experiência inesquecível. 

Por isso, crie um espaço e um momento para que a pessoa entenda que ela, a partir daquele momento, sairá de sua realidade e entrará em um espaço único, diferente e que trará novas emoções para ela. 

Assim, você entrega ao cliente não apenas um produto, mas uma sensação, uma experiência, que é muito mais valioso do que qualquer preço que essa pessoa possa pagar. 

Com apenas essas dicas, você já consegue começar a aplicar o conceito da realidade virtual em seu negócio imobiliário, utilizando as ferramentas, equipamentos e plataformas que tem à disposição para construir uma experiência única para seus clientes. 

Benefícios da realidade virtual

Agora que você já sabe como começar a aplicar o conceito de realidade virtual em seu negócio, chegou o momento de conhecer alguns dos benefícios dessa inovação e razões pelas quais vocês devem investir nele sem medo. 

São benefícios que fazem toda a diferença em qualquer segmento que abrace essa inovação, seja uma empresa de suporte técnico em informática ou até mesmo uma imobiliária. Confira:

Aumento das vendas

Qualquer negócio sabe da importância do aumento de vendas, não é mesmo? Pois bem, a realidade virtual não surge apenas para trazer um novo conceito de experiência, mas também para mudar por completo os resultados de um negócio. 

Através dela, você consegue entregar algo valioso e marcante para o seu cliente, que ao ver o diferencial da sua empresa no mercado, não pensaria duas vezes antes de consumir o que você oferece. 

Com a construção de uma boa experiência e o oferecimento de meios para que o cliente se sinta em casa através da realidade virtual, você consegue atrair e fidelizar um número ainda maior de novos moradores para os seus produtos.

Gera mais confiança no cliente

Com a realidade virtual, você consegue construir uma relação ainda mais amigável e íntima com os seus clientes, isso porque eles, provavelmente, se sentirão emocionados e impactados com a experiência oferecida por essa inovação. 

A partir disso, é possível entender mais sobre o que o seu cliente deseja e precisa, quais as dores e os medos dele, isso auxilia na construção de um relacionamento melhor e mais confiança entre marca e consumidor. 

Afinal de contas, qualquer pessoa consome algo no qual confia e sabe que terá ótimos resultados com aquele produto ou serviço. Por isso, a realidade virtual auxilia no aumento dessa confiança entre ambos os lados. 

Experiência única

Por fim, mas longe de ser menos importante, tocamos novamente em um dos pontos cruciais da realidade virtual, a experiência. Isso porque a base do sucesso e eficácia dessa inovação está justamente nessa característica. 

Quando você entrega essa experiência única ao seu cliente, ele se sentirá abraçado, acolhido e ouvido pela sua empresa, o que marca a vida dele e faz com que as chances dele consumir de você sejam ainda maiores. 

Essas são apenas algumas das razões pela qual você deve investir na realidade virtual dentro do ramo imobiliário e os benefícios que ela traz para a sua empresa, mudando por completo a visão dos seus clientes e concorrentes perante ela. 

Cases de sucesso no mercado imobiliário

Para finalizar, produzimos uma lista com algumas empresas do ramo imobiliário que possuíam ótimos resultados ao aderir a realidade virtual em suas marcas. Conheça algumas delas logo abaixo: 

  • Zap imóveis;
  • Quinto Andar;
  • Loft;
  • Viva Real;
  • Imóvel Web;
  • OLX;
  • W Imóveis.

Essas marcas entendem o potencial da realidade virtual e o propósito de seus negócios, pois no fundo, você não vende apenas casas e apartamentos, mas espaços que são a realização de um sonho para os seus clientes. 

Por isso, use a realidade virtual como um aliado para provar a eles que aquele lugar será muito mais do que apenas um bem material, mas um ambiente para a construção de memórias e lembranças valiosas que ficarão para o resto da vida. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile