Mercado Imobiliário

Quais são os impactos do INCC sobre o setor imobiliário?

Published

on

Quem deseja financiar um imóvel na planta precisa conhecer como o INCC impacta o valor inicial da construção e as parcelas do seu financiamento até a data de entrega das chaves ou da assinatura do contrato. 

A verdade é que para investir em um apartamento na planta, o comprador precisa fazer um ótimo planejamento de médio prazo para evitar problemas futuros. 

Isso porque existem algumas variações no setor imobiliário ⏤ como acontece com o INCC, que todo mês tem um valor diferente para ser calculado ⏤ interferindo diretamente no valor final do imóvel e no orçamento do comprador.

E para saber mais sobre esse índice, neste texto você vai entender: como ele é calculado, como funciona e como influencia no setor imobiliário. Confira!

O que é INCC e de onde ele surgiu?

INCC é a sigla para Índice Nacional de Custo da Construção, o qual surgiu por volta de 1940, pela necessidade de ajustar os valores dos insumos utilizados na construção civil, os quais variam de preço de acordo com a inflação.

Quem prevê esse índice é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que disponibiliza todos os meses a porcentagem que deverá ser aplicada sobre as parcelas de um financiamento imobiliário.

O que afeta o INCC?

Para fins de controle financeiro, o comprador de um imóvel na planta deve estar ciente de que pagará a diferença do valor dos insumos enquanto durar a construção. 

Isso significa que todos os meses as parcelas da entrada, caso parceladas, sofrerão um pequeno reajuste sobre o saldo devedor.

O cálculo deste índice utiliza os dados inflacionários que o mercado disponibiliza. Por exemplo, se ocorreu alguma alta ou queda no preço de matérias-primas, equipamentos e serviços, a porcentagem que essa variação gerou será repassada para o comprador do imóvel.

Portanto, se não deseja ter as parcelas de entrada reajustadas mensalmente, a única solução, neste caso, é pagar o valor total desta, no momento da compra do imóvel.

Como funciona o INCC do financiamento?

Agora que você já sabe que o cálculo do INCC é ajustado mensalmente, compreenda melhor de onde a FGV tira esses dados e como tudo isso funciona.

Para definir o valor do INCC, uma pesquisa do custo dos insumos é feita utilizando os dois últimos dois meses como referência em algumas das seguintes capitais brasileiras: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Recife e Salvador. 

E, após o levantamento das alterações de preços nessas regiões, aplica-se a seguinte fórmula: saldo devedor × INCC mensal + o saldo devedor = valor corrigido.

Observe que essa correção de valores é sempre sobre o saldo devedor e durante a construção do imóvel. Caso tenha comprado o apartamento à vista, essa cobrança não faz sentido.

Para saber a taxa do INCC de cada mês, consulte o site FGV.

Quais são os fatores que aumentam o INCC

Até aqui, você já deve ter compreendido o que é INCC e como ele funciona. E agora, vamos conhecer o que, de fato, contribui para o aumento dessa taxa.

Sabemos que alguns materiais são essenciais para edificar um prédio, como tubos, conexões de ferro e de aço. 

E qualquer variação no mercado financeiro, por exemplo, o aumento do Dólar, torna os materiais de construção mais caros. O ferro, por exemplo, é um dos insumos que mais sofrem variação de preço, pois ele é precificado pelo Dólar.

Não só o ferro sofre aumento com a valorização do Dólar, também o alumínio, o aço, o combustível, entre outros que têm o seu valor cotado na moeda americana.

O aumento da conta de luz também impacta o valor final da construção

Além desses materiais, a energia elétrica interfere diretamente no funcionamento das máquinas, na fabricação de cimento, no custo dos materiais do setor siderúrgico, cerâmico e de vidros.

Enfim, cada vez que há aumento na conta de luz, essa diferença faz parte do cálculo do INCC, sendo repassada para a parcela financiada.

O que precisa ficar claro para quem deseja financiar um imóvel na planta é que os futuros proprietários pagam por toda a alteração de preço enquanto o imóvel está em construção.

Saber disso é importante porque muitas pessoas depois de financiar um apartamento reclamam por não compreenderem o motivo de pagarem parcelas com valores diferentes a cada mês.

E, quando isso acontece, fica evidente que ele não se informou antes de assinar a proposta de compra. 

Para não passar por situação semelhante, é importante tanto calcular o seu poder de compra como se informar sobre todas as taxas que serão cobradas até a entrega das chaves ou a assinatura do contrato com o banco.

Será que ainda vale a pena comprar um imóvel na planta?

Depois de conhecer o motivo da cobrança dessa taxa e suas variações mensais, ainda vale a pena comprar um imóvel na planta? 

A resposta é sim. Primeiro porque essa porcentagem não é tão alta assim, e sempre é aplicada sobre o saldo devedor da entrada caso ela tenha sido parcelada. 

Segundo, porque um imóvel na planta é muito mais fácil de financiar. E o terceiro motivo está relacionado à valorização do imóvel.

Imagine que você comprou um dos apartamentos à venda em São Paulo para ser entregue em três anos. Como a valorização anual de um imóvel gira em torno de 15% a 20% por ano sobre o seu valor total, certamente você terá feito um excelente negócio ao final desse período.

A importância de se informar bem antes de comprar um imóvel

O objetivo desse artigo é contribuir para que a realização do sonho de ter uma casa própria, ou fazer ótimos investimentos em imóveis, sejam motivos de satisfação.

Um investidor bem-informado consegue se planejar corretamente para projetos de médio e longo prazos. 

Estudar os fatores externos que alteram o valor total do investimento é tão importante quanto conhecer as próprias possibilidades financeiras para efetuar uma compra.

Agora que sabe tudo sobre a cobrança do INCC, compartilhe este artigo com aqueles amigos que tenham essa mesma dúvida.

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile