Mercado Imobiliário

O Mercado Imobiliário e as promessas para 2020

Published

on

Nosso CEO, Glauco Farnezi, participou do quadro “Dinheiro na Conta” no canal de notícias My News, com mais de 330 mil inscritos no Youtube. No programa, apresentado pela jornalista, Gabriela Lisbôa, Glauco compartilhou suas expectativas sobre o mercado imobiliário para 2020.

Se você quer sair na frente e aproveitar toda as oportunidades do mercado neste ano, não deixe de conferir o resumo da entrevista, que aponta as promessas para o setor neste ano. Vamos lá? 

As 03 Eras do Mercado Imobiliário

O mercado imobiliário passou por três Eras muito recentes. A primeira, conhecida como Era de Ouro, ocorreu entre 2008 e 2013, período que teve alta venda de imóveis. Afinal, o Brasil estava passando por um cenário muito positivo economicamente. E, por isso, as incorporadoras estavam em expansão a nível nacional. Com grandes resultados. 

Mas então vieram os problemas políticos e econômicos, que deram início à chamada Era da Seca, entre 2014 e 2018, na qual as vendas caíram drasticamente. Neste período, as incorporadoras começaram a perceber uma mudança no comportamento do consumidor. Contudo, ainda não sabiam como adaptar sua gestão e atendimento para vender mais.

No último ano, em 2019, entramos na Era da Eficiência, na qual começamos a apontar para um cenário de retomada do setor. Nesse contexto, as incorporadoras precisam agir de forma mais assertiva, descomplicando processos, simplificando a burocracia e oferecendo mais facilidade para corretores venderem.

Queda de juros e a expectativa de crescimento

A diminuição nas taxas de juros tem influenciado bastante no mercado imobiliário. Em 2019, a Caixa anunciou quedas ambiciosas nos juros do crédito. Em contrapartida, vários bancos do setor privado também reduziram seus juros, vinculando seu financiamento a novas modalidades. 

Para melhorar, a Caixa anunciou que vai lançar em março juros com parcelas pré-fixadas. Como o banco representa cerca de 80% do financiamento imobiliário do Brasil, então, com certeza, outros bancos vão seguir o mesmo caminho para pegar uma fatia do mercado.

Atualmente, o mercado da construção civil representa uma média de 08 a 10% do PIB Nacional. Ou seja, se esse mercado tem uma retomada forte, como aconteceu em 2019, o setor pode impulsionar ainda mais a economia do país.

Fundos imobiliários: ainda vale a pena?

Ainda vale a pena apostar em fundos imobiliários em 2020. Em primeiro lugar, os brasileiros gostam desse tipo de investimento por trazer mais segurança, além do rendimento e da valorização constante. Muito diferente de comprar um imóvel de forma tradicional, que demanda um alto investimento de capital e não gera rendimentos a curto prazo.

Como o setor está aquecido e o número de lançamentos está aumentando, a promessa do mercado imobiliário é de crescimento no preço dos imóveis. Os fundos, que estão diretamente atrelados ao resultado da valorização do setor, devem continuar crescendo neste ano. E devido à todas essas vantagens, ainda vale a pena continuar investindo.

O que pode te impedir de vender mais nesta retomada

Como os juros estão baixos e o Índice de Confiança aumentou muito, a única coisa que pode impedir o crescimento de incorporadoras e atrapalhar os resultados do mercado imobiliário é a burocracia da venda. 

A melhor forma de evitar este risco é oferecer uma venda mais rápida, que esteja alinhada ao perfil do novo consumidor. É um dever dos corretores e incorporadoras realizarem uma venda cada vez mais eficiente e digital, que satisfaçam as necessidades do novo cliente.

Você ainda pode conferir a participação completa de Glauco Farnezi no My News:

Não fique de fora dessa transformação! Saiba como a BrDU, uma loteadora com mais de 20 anos no mercado, implantou uma cultura digital para mais de 600 corretores, que hoje atendem mais de 44 mil clientes cadastrados no Facilita. Confira essa história de sucesso!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile