Dicas

Processo de Vendas e CRM: a tecnologia que te leva ao sucesso

Published

on

A combinação entre processo de vendas e CRM tem se tornado uma estratégia cada vez mais importante para potencializar as vendas no mercado imobiliário.

Com diversas oportunidades de vendas surgindo à todo instante e esforços simultâneos realizados pelos corretores, é fundamental organizar todo o fluxo de trabalho e procurar por soluções que automatizem os processos comerciais da empresa.

Nos últimos anos, a tecnologia se tornou a veia dos processos de vendas de vários setores da economia e, por isso, o mercado imobiliário tem procurado se inserir cada vez mais na transformação digital.

Não existe mais espaço para processos manuais – que são mais demorados e menos eficientes. Então, as construtoras estão procurando soluções que simplifiquem o processo de vendas, da mesma forma que  buscam agilidade para o atendimento dos corretores e controle aos gestores.

Quer entender como a junção entre processo de vendas e CRM podem levar sua empresa ao sucesso? Confira os benefícios de apostar em uma gestão baseada nesses dois pilares!

O que é um CRM?

Antes de falar sobre o processo de vendas e CRM, é importante compreender o papel da tecnologia nas vendas. O CRM é um software de gerenciamento de todas as informações de clientes em potencial.

Em um mesmo sistema ficam armazenadas todas as informações relacionadas aos leads gerados pela empresa – incluindo seus dados pessoais, interações anteriores, histórico de compras, entre outros dados levantados pela equipe de atendimento ou por corretores.

Até há alguns anos, todas as informações eram armazenadas em documentos pouco acessíveis para os gestores, levando a um desperdício de dados valiosos no processo de vendas. Com o auxílio de um CRM, todos os detalhes ficam à poucos cliques de distância – em qualquer lugar e qualquer momento do dia.

Processo de vendas e CRM: uma combinação de sucesso

Uma solução digital para auxiliar na gestão de vendas é muito importante dentro de qualquer empresa. No entanto, a estratégia por trás da tecnologia também se mostra essencial para que os resultados apareçam. Afinal de contas, os profissionais que usam o CRM devem saber como utilizá-lo e como explorar corretamente todas as informações geradas pelo sistema.

Uma integração entre processo de vendas e CRM permite um acompanhamento assertivo da evolução dos negócios no funil de vendas. É possível criar filtros por período, produto, equipes ou origem de negócio. Com os dados em mãos, é mais fácil saber quais ações são mais adequadas a serem tomadas.

Além de acompanhar os leads pelo funil de vendas, os gestores ainda conseguem verificar os registros de atendimento da sua equipe, assim como as solicitações de reserva ou histórico de propostas.

Imagine poder fazer todo o gerenciamento do atendimento de forma fácil e rápida. Com a junção do processo de vendas e CRM, o gestor comercial consegue acompanhar toda a jornada do cliente, desde a abertura do negócio até o fechamento da venda.

Vantagens de integrar processo de vendas e CRM

A combinação entre processo de vendas e CRM leva a uma série de vantagens para a sua empresa. Confira o principal benefício dessa junção:

Eficiência no follow-up

Um follow-up eficiente e no momento certo pode fazer toda a diferença para o fechamento de uma venda. Com todas as informações organizadas e acessíveis em um CRM, você consegue visualizar o melhor momento para entrar em contato com possíveis clientes e evitar situações em que corretores não fazem esse acompanhamento.

Alinhamento entre marketing e vendas

A falta de sintonia entre marketing e vendas é um dos grandes problemas para os objetivos da sua empresa. Ao integrar o processo de vendas e CRM, também é possível facilitar a troca de informações entre esses dois setores.

Os leads gerados pelo setor de marketing são inseridos na plataforma digital e podem ser explorados pela equipe de vendas. Além disso, esse é um recurso importante para que a equipe de marketing entenda quais leads estão, realmente, sendo convertidos em vendas. Assim a equipe de marketing pode, constantemente, otimizar suas ações para alcançar resultados mais positivos.

Qualificação dos leads

Nem todas as pessoas abordadas pelos seus corretores estão prontas para tomar uma decisão de compra. Algumas podem levar algumas semanas, enquanto outras levam meses. A qualificação de leads é um procedimento essencial para conduzir essas oportunidades ao longo do funil de vendas.

Ou seja, com a qualificação, é possível saber se a equipe de marketing está atingindo o público correto. Trata-se de uma ótima tática para saber se os esforços de marketing estão sendo assertivos e se o retorno por investimento das campanhas vai compensar.

Diminuição do desperdício de oportunidades

Você sabe quantas boas oportunidades de vendas são perdidas por descuido? Isso acontece porque não é incomum que os corretores/atendentes deixem de entrar em contato com alguns leads.

Com um CRM, eles podem criar processos de follow-up, com prazos determinados, criação de tarefas futuras – além de ter o lead sempre registrado no sistema. Assim, os casos de desperdício de boas oportunidades são reduzidos drasticamente.

Estruturação de processos claros

Muitas pessoas ainda não enxergam as vendas como uma ciência. E o reflexo disso são empresas que possuem uma tecnologia de ponta sem ter processos bem estabelecidos.

Porém, estruturar processos claros para todos os profissionais aumenta consideravelmente as chances de êxito. Ao usar uma plataforma digital para gerenciar todas as ações e informações geradas, o gestor consegue gerenciar esse fluxo de processos com mais eficiência.

O app Facilita avaliou o processo comercial de mais de 140 clientes implantados. Verificamos seus resultados e encontramos padrões em cada segmento do mercado imobiliário, de acordo com a prioridade das empresas, o tipo de empreendimento e a formação da equipe.

O resultado foi a criação de modelos de fluxo de funil específicos para cada negócio, baseados nas experiências reais dos nossos clientes. Clique aqui para baixar esses modelos!

Tecnologia para ajudar (e não apenas controlar) a equipe de vendas

A tecnologia pode ser usada para controlar as atividades da equipe de vendas – monitorando as ações realizadas por cada profissional e o seu desempenho ao longo dos meses. Porém, além de ajudar os gestores com controle, a tecnologia também oferecer mais autonomia e liberdade aos corretores, o que é muito positivo para os seus resultados.

Rastreabilidade de vendas

Para extrair os melhores resultados, o gestor de vendas precisa ter uma visão completa do processo de vendas: origem dos leads, critérios de qualificação, taxas de conversão, entre outras informações. Todos esses dados ficam acessíveis em tempo real em uma solução de CRM.

A importância da adaptação do CRM ao processo de vendas

Acabamos de analisar os benefícios de combinar processo de vendas e CRM, certo? Entretanto, é importante destacar a importância de um CRM que se adapte ao seu processo de vendas – e não o contrário. Afinal, a tecnologia deve ser vista como uma aliada para alcançar os objetivos traçados.

Agora que você já conhece o potencial de combinar processo de vendas e CRM, que tal levar todos esses benefícios para a sua empresa? Então conheça os recursos do Facilita – o app que descomplica as vendas do Mercado Imobiliário.

1 Comments

  1. Grasi

    6 de dezembro de 2020 at 18:02

    Olá parabens, estou gostando muito de seu conteudo,
    continue postando assuntos interessantes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile