Mercado Imobiliário

O que é API Pública?

Published

on

Se você não sabe o que é API Pública, pode ser que neste exato momento sua construtora esteja ficando para trás. Ou ainda, talvez você tenha até dúvidas sobre o que vem a ser esse tipo de ferramenta, mas sabe que precisa centralizar o seu processo de vendas.

A questão é, a API faz a comunicação dos dados que conecta diferentes sistemas. Além disso, a API é descomplicada para sua equipe de TI, pois possui uma linguagem universal sem travamentos técnicos e ainda elimina retrabalho. Quer saber como essa ferramenta funciona? Acompanhe neste artigo!

Como funciona uma API?

Você sabe o que é uma API e para que ela serve? De modo geral, a Interface de Programação de Aplicativos (Application Programming Interface), mais conhecida pela sigla API, é um conjunto de padrões que fazem parte de uma interface e que permitem a criação de plataformas de maneira mais simples e prática para desenvolvedores. A partir de APIs é possível criar softwares, aplicativos, programas e plataformas diversas.

A API Pública é uma camada de software que fornece requisição e resposta estruturadas. Funciona como uma espécie de mensageiro, que recebe requisições de um cliente e as transporta até um servidor, onde será processada e devolvida. Assim, permite que o software se comunique com outro software de forma simplificada e segura.

Quais são os tipos de APIs?

Uma API pode ser classificada em um de três diferentes tipos: aberta, privada ou de parceiros. APIs abertas são aquelas que os “proprietários” disponibilizam para que outras empresas utilizem o código e façam integração com outros sistemas. Ou seja, trata-se de uma API disponível para desenvolvedores externos.

Assim como a API pública, uma API privada é uma interface gerada por um desenvolvedor para integrar uma aplicação com um outro sistema, mas não é disponibilizada para o público geral e é utilizada apenas por quem o criador da API permite. Já a API de parceiros, são as utilizadas entre associados de negócios ou para permitir a integração entre diferentes softwares.

Benefícios da API Pública no App Facilita

A nossa API Pública é um sistema de integração de dados que conecta diferentes sistemas ao Facilita para ler, atualizar e gravar dados. Funciona tanto para captar os dados para dentro do Facilita como para exportar dados para outro sistema.

A API garante autonomia permitindo atualizar clientes dentro do funil de vendas e também elimina o retrabalho de cadastros. Você pode integrar com diferentes plataformas de leads e também com diferentes ERP’s. Além disso, é descomplicado para sua equipe de TI, pois possui uma linguagem universal sem travamentos técnicos.

Confira alguns dos benefícios:

  • Estender a funcionalidade de um software, ou possibilitar a integração de sistemas com independência do nosso time técnico;
  • Consultar ou gravar informações quando ações externas ao Facilita, ocorrerem;
  • Garantia de que o serviço é acessado da forma adequada e somente à recursos selecionados previamente por nosso time técnico.

Confira alguns exemplos de API’s (Abertas ou Comerciais):

  • Google Maps / Google Sheet
  • API Do Facebook
  • ERP UAU e Sienge
  • API do Twilio

Centralize o seu processo de vendas ao fazer a comunicação dos dados entre as ferramentas. Quer saber mais? Fale com nossa equipe AQUI!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile