Mercado Imobiliário

O Excel está te fazendo vender menos!

Published

on

As planilhas de Excel são fáceis de usar, gerenciar, possuem preços acessíveis e podem acomodar diferentes tipos de informações, não é mesmo? Nesse sentido, não é surpresa que boa parte das construtoras, incorporadoras e loteadoras ainda dependam delas para realizar a gestão de vendas dos seus imóveis. Além disso, também é muito comum que essas empresas também trabalhem com um CRM imobiliário que não seja específico para o setor imobiliário. 

Entretanto, o maior impasse enfrentado com o uso de planilhas de Excel é, muitas vezes, o isolamento do resto da empresa. Assim, tornando a colaboração e interação entre profissionais, clientes e leads repleta de desafios. Já um CRM imobiliário não específico pode no acompanhamento do atendimento, mas deixa a desejar em detalhes do processo de vendas do mercado imobiliário

Para ajudar nessa questão, resolvemos elaborar o conteúdo de hoje. Nele, vamos explicar as vantagens e desvantagens em usar o Excel ou CRM imobiliário não específico para a gestão de vendas em construtoras, incorporadoras e loteadoras. Acompanhe: 

Por que o Excel está fazendo a sua empresa vender menos?

O uso de planilhas de Excel se tornou muito comum no mundo corporativo, diversas áreas usam no acompanhamento de indicadores e gestão das atividades, que vão desde o controle de tarefas dos colaboradores aos resultados de vendas de imóveis, por exemplo. No entanto, mesmo com a facilidade de uso, gerenciamento e preços acessíveis, você já parou para pensar se elas são realmente eficientes?

Se ainda não, lamentamos dizer que ainda que úteis em certos aspectos, as planilhas de Excel não suprem mais as necessidades e complexidades do mercado imobiliário atual. Uma vez que, para acompanhar uma equipe pequena elas podem ajudar muito, mas quando são envolvidos mais de cinco corretores a eficiência já começa a cair muito. Continue lendo para entender melhor!

Controle de vendas por meio de CRM imobiliário não específico

Seja construtora, incorporadora ou loteadora, cada tipo de empresa trabalha com processo de vendas específico, ou seja, são diferentes etapas de venda, exigências diferentes e pessoas com autonomia diferentes no processo.

E apesar dessas necessidades específicas serem algo muito claras no mercado imobiliário, as ferramentas de CRM atuais exigem que a empresa se adaptem. Isso acontece porque a grande maioria dos CRMs mais usados no Brasil foram criados pensando em atender empresas de B2B ou com uma equipe pequena de vendedores. Por isso, que a construtora acaba precisando adaptar seu processo à ferramenta. Já um CRM imobiliário vai pensar nesses detalhes do processo de vendas do mercado imobiliário.

Por esse motivo, é necessário contar com ferramentas de CRM imobiliário com uma proposta diferenciada de gestão dos atendimentos e que reconheça as particularidades de cada negócio e que se adeque completamente ao processo de vendas da construtora, incorporadora ou loteadora.

Diante desse contexto, é necessário que o CRM seja específico para o ramo imobiliário, pois o setor possui algumas peculiaridades, como:

  • Mobilidade: o atendimento nem sempre é feito dentro do escritório, ou seja, aonde  o corretor encontre seu cliente. Para isso, um aplicativo é indispensável, pois ele está sempre à mão do corretor;
  • Funil de vendas adaptável ao processo de vendas da empresa;
  • Fila de atendimento para captação e distribuição dos leads;
  • Possibilidade de integração com chat. Assim, a partir da conversa os leads são direcionados diretamente para uma fila de atendimento no CRM;
  • Registro de atendimento e lembrete de atividades futuras;
  • Que atenda vários tipos de profissionais interagindo ao mesmo tempo (corretores, gerentes, secretaria de vendas, correspondentes bancários);
  • Entre outras demandas.

Desvantagens do uso do Excel e de um CRM não específico para o setor imobiliário

Dados pouco confiáveis

Tanto no uso do Excel quanto de um CRM imobiliário não específico para a gestão de vendas fica claro que os dados podem não ser confiáveis. Por exemplo, os corretores possuem planilhas próprias para acompanhamento e fechamento de vendas. Nesse sentido, não é raro acontecer situações em que o corretor acabe apagando, não propositalmente, alguma informação importante.

Em contrapartida, um CRM imobiliário está pronto para receber e distribuir as informações corretas e em tempo real. 

Contatos desatualizados ou velhos

Da mesma forma, como dados que não batem, o acesso aos dados dos clientes e às unidades disponíveis, em tempo real, pelos corretores de imóveis, se torna complexo. Especialmente, pela dispersão das informações e inconsistência dos dados.

Um sistema de CRM permite integrar todas as informações e os documentos dos clientes em um só lugar. Assim, é possível acessar com pouquíssimos cliques todos os dados e as pendências de cada um deles. 

Falta da informação on-line

Com o Excel e um CRM não adaptável para o ramo imobiliário, fica difícil ter informações on-line, como, por exemplo:

  1. Ter acesso às informação de disponibilidade das unidades;
  2. Visualizar tabela de vendas atualizada;
  3. Acessar materiais de venda como fotos, perspectivas e folders.

O que você achou do conteúdo de hoje sobre como o Excel e um CRM não adaptável pode estar fazendo a sua empresa a vender menos? Compartilhe a sua opinião conosco e não deixe de acessar o nosso artigo sobre os benefícios de um CRM imobiliário na gestão de relacionamento com o cliente!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile