Mercado Imobiliário

Novo Programa habitacional e Redução de juros do crédito imobiliário: quais os impactos na tomada de decisões da sua construtora?

Published

on

Você sabe como reagir diante do surgimento de novos programas como o “Aproxima” e a redução do crédito imobiliário? Sabemos que a intuição dos gestores continua sendo de muita importância, mas agora não é o suficiente para uma boa tomada de decisões. O mercado imobiliário está cada vez mais competitivo fazendo com que para se tomar uma decisão seja preciso de um embasamento maior e de informações reais. Mas então, o que fazer? Confira neste post!

Programa Aproxima

Recentemente, foi criado o “Aproxima”, novo programa habitacional do Governo Federal em parceria com o Ministério da Economia e o Ministério do Desenvolvimento Regional. Esse novo programa tem a finalidade de promover o direito à moradia a famílias de baixa renda residentes em áreas urbanas.

O grande diferencial deste novo programa habitacional é que é possível o uso de imóveis da união para a produção de novos empreendimentos em áreas urbanas. As indicações de áreas a serem utilizadas podem ser feitas por qualquer entidade de direito público ou privado contanto que siga o regulamento do programa.

Esse programa possui alguns diferenciais em relação aos outros e por isso, é fundamental que a sua construtora conheça todos eles e também todos os impactos na tomada de decisões.

Redução de juros do crédito imobiliário

A Caixa Econômica Federal reduziu a taxa de juros do crédito imobiliário na modalidade Poupança. O anúncio foi feito pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, durante o Evento Summit Abrainc 2022. 

As novas taxas partem de TR 2,80% ao ano, somadas à remuneração da poupança. Esse índice representa uma queda de 0,15 ponto percentual. As contratações na modalidade com as taxas reduzidas começam em 28 de março.

Além disso, a partir de 12 de abril, entram em vigor as novas condições para financiamento às famílias com renda entre R$ 2 mil e R$ 2.400 do Programa Casa Verde Amarela, com redução da taxa de juros de 0,5 ponto percentual no financiamento habitacional.

Análise de dados

O surgimento de novos programas habitacionais e o aumento ou redução de juros do crédito imobiliário são questões diretamente ligadas à análise de mercado e, importantes para tomada de decisões na sua construtora ou imobiliária, sabia disso? 

O principal motivo que torna a análise de dados tão importante é que a construtora consegue manter a competitividade no mercado, principalmente pela relevância gerada ao cliente, considerando quais são as expectativas e características desse público e como fazer entregas mais assertivas às demandas dos clientes.

Você quer melhorar as vendas da sua empresa, mas aposto que a última coisa que pensou foi no processo de vendas, acertei?

Como gestor comercial, todo mês você prepara seu relatório para apresentar e já começa a pensar em como aumentar as vendas. Ou ao planejar um lançamento, já pensa na porcentagem de unidades que serão vendidas no primeiro final de semana, organiza o meeting, agenda treinamentos do produto, palestras motivacionais para os corretores e estrutura as bonificações e premiações.

O processo é exatamente o passo a passo em que sua equipe deve seguir com as atividades. Então, esse processo vai ajudar a todas as pessoas que estão nessa cadeia de ações, que seja corretores, pré-vendedores, secretaria de vendas, gestores e gerentes, entenderem quais são as suas atividades e os próximos passos, como esse fluxo de ações e informações ocorrerá.

O monitoramento dos processos é uma preocupação constante, já que tanto mudanças no mercado imobiliário, como na própria construtora, podem significar a necessidade de uma reorganização. Dessa forma, você documenta e deixa claro cada passo e poderá avaliar as possíveis otimizações, para melhorar a eficiência da venda.

Como adaptar seu processo de vendas?

Acreditamos que a ferramenta deve se adaptar ao seu processo e não o contrário. Por isso, na consultoria de implantação, a equipe de sucesso do cliente busca entender os detalhes do processo de venda e então traduzir para dentro da ferramenta: etapas, status, fluxos, responsabilidades. 

Durante essas implantações identificamos as dificuldades e encontramos um certo padrão nos processos. Diante disso, definimos então alguns modelos de funil de vendas, os quais você pode fazer as adaptações necessárias de acordo com os processos que acontecem na sua empresa, auxiliando na tomada de decisões. Aproveite para baixar nosso e-book e modelos de funil gratuitamente e compartilhe essas informações fundamentais com sua equipe!

Clique na imagem para baixar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile