Dicas

4 dicas de marketing para construtoras e imobiliárias focadas em lançamentos

Published

on

Como o marketing para construtoras e imobiliárias pode ser um grande aliado para a venda de empreendimentos? E ainda: como os corretores podem alavancar, de uma vez por todas, o número de vendas em lançamentos imobiliários na sua construtora ou imobiliária?

O mercado imobiliário já passou por crises econômicas e recentemente por uma grande pandemia, ebora tudo isso tenha impactado o setor, foi dada “a volta por cima” e ele está se adaptando a mais uma mudança: o novo comportamento do consumidor.

Ou seja, existe demanda e possibilidade de venda, mas os clientes estão cada vez mais exigentes e conscientes do seu poder de compra.

Assim, o mercado imobiliário está passando pelo que chamamos de Era da eficiência, onde os corretores precisam se adaptar, como nunca, às novas necessidades de consumo.  As incorporadoras, construtoras, loteadoras e imobiliárias do setor também precisam acompanhar essa inovação, porque, caso contrário, elas vão ficar para trás.

Diante desse cenário, quem consegue aplicar as melhores práticas de marketing imobiliário sai à frente da concorrência! Essa é uma grande oportunidade de aprender a se destacar e, assim, impulsionar definitivamente a venda para seus empreendimentos.

Dessa forma, pensando nesse novo momento do mercado, resolvemos mostrar importantes dicas de marketing, para aqueles que desejam melhorar o índice de conversão de leads para clientes em lançamentos imobiliários.

Quer saber quais são elas? Veja a seguir:

4 dicas valiosas de marketing para imobiliárias para lançamentos

1. Anúncios no Google Ads

Sabia que existem grandes chances do seu maior concorrente estar anunciando, neste exato momento, no Google? Pois bem, anunciar no Google Ads se tornou um dos principais meios para quem investe em marketing para construtoras e imobiliárias.

As vantagens de apostar nesse canal são que, ao mesmo tempo que seu concorrente está anunciando no Google, é mais provável ainda que seu público-alvo esteja fazendo agora alguma pesquisa referente no mecanismo de pesquisa.

Dessa forma, seu empreendimento pode ser achado por meio de palavras-chave específicas. 

A importância das palavras-chave

As campanhas do Google Ads para imobiliárias aparecem para pessoas que buscaram termos específicos no Google. Esse é a melhor forma de atingir a pessoa certa, no momento certo, já que é ela quem está atrás do conteúdo. Por este motivo, esse canal funciona como uma boa estratégia para melhorar suas ações de marketing para construtoras e imobiliárias.

Por isso, não deixe de focar em palavras-chaves relacionadas aos tipos de imóveis que a sua empresa anuncia. Por exemplo: apartamento de 3 quartos, loteamento na região X, entre outras. 

O Google Ads oferece uma ferramenta chamada ‘Planejador de palavras-chave’, que permite que você descubra novas palavras-chaves para usá-las em anúncios ou até mesmo que você veja o volume de pesquisa de cada termo.

Então vamos supor que você queira descobrir novas palavras-chaves que estejam relacionadas à expressão ‘comprar apartamentos em São Paulo’, é só inserir escolher o seu objetivo na ferramenta e, assim, você terá acesso à termos relacionados.

Além de mostrar os termos de pesquisa relacionados à expressão, ele também o nível de concorrência e a média de pesquisa mensais:

Para ter melhores resultados, é importante que você sempre procure por palavras-chaves com um alto volume de pesquisa e menor concorrência. Assim, você tem mais chances de atrair leads para seus anúncios.

Agora, se você já escolheu uma palavra-chave e apenas quer confirmar se é uma boa ideia usá-la em seus anúncios, você pode recorrer aos dados de volume de pesquisa e previsões.

Se você, por exemplo, só quisesse confirmar se a palavra-chave ‘comprar apartamento em São Paulo’ é uma boa opção para seus anúncios, você poderia recorrer à essa simulação.

E assim, a plataforma te mostrará uma previsão dos seus resultados. Ele te traz dados sobre o provável número de impressões, taxas de cliques, o custo por clique médio e o provável custo total do nosso anúncio com essa palavra-chave.

Com esses dados em mãos, resta você decidir se vale à penas investir nessa palavra-chave, de acordo com seu valor para investimento e necessidade de retorno.

Lembre-se sempre que a publicidade de mais qualidade é aquela que é relevante para o usuário. Sempre traga valor ao usuário!

2. Anúncios no Facebook

O Facebook Ads também é uma ótima opção para a geração de leads para seus lançamentos.  Mas se você investe em anúncios apenas para públicos gerais , pode ser que esteja perdendo  dinheiro por ali, sabia?

Uma das melhores estratégias para ser mais assertivo no alcance de um público qualificado é realizar uma segmentação específica, que pode acontecer tanto em locais específicos ou que pode ser de acordo com o perfil e interesse dos usuários.

Saiba como funciona: 

Segmentação por geolocalização

Se você está vendendo um empreendimento em São Paulo, por exemplo, não faz tanto sentido criar um anúncio nacional, que atinja usuários de todo o Brasil, correto? Para saber o grau de interesse de pessoas de estados específicos em seus empreendimentos, você pode criar anúncios segmentados para cada região.

Na segmentação por geolocalização, você tem a possibilidade de escolher a localização dos usuários que você deseja alcançar com seus anúncios, além das faixas de cobertura ao redor das cidades selecionadas.

Dessa forma, você pode segmentar seus anúncios para estados, cidades, bairros e até ruas específicas.

Segmentação por perfil

O mesmo acontece com o tipo de segmentação por perfil, que pode alcançar usuários de acordo com seus interesses, cargos e até mesmo relações familiares. Os dados são determinadas diretamente pelo Facebook, o que permite mais assertividade no alcance de um público qualificado.

Assim como os dados demográficos, como sexo e idade, por exemplo, um tipo de segmentação que pode ser muito útil na veiculação de empreendimentos para públicos específicos, como pessoas mais jovens e com necessidade de produtos enxutos ou até mesmo para famílias com mais membros e necessidade de espaço.

Confira na imagem acima a segmentação para usuários de 25 até 65 anos, de todos os gêneros, que possuem interesses em imóveis e outras propriedades. Você pode usar essa segmentação de forma estratégica para atingir públicos ultra segmentados.

E o mais bacana de usar essa ferramenta é que ela mostra, de forma proativa, a previsão de alcance do público pela plataforma. Confira:

Nesse exemplo, com o público segmentado para o estado do Rio de Janeiro e com os dados demográficos e interesses mencionados acima, o alcance seria de 3 milhões e 200 mil pessoas.

3.Divulgação de vídeos sobre a região de lançamento do empreendimento

A dica aqui é usar, de forma gratuita, as redes sociais e o Youtube para divulgar apresentações e vídeos sobre os lançamentos dos empreendimentos e a sua região de localização.

Esse é o momento de mostrar seu empreendimento como uma grande novidade para os clientes. Lembre-se de criar uma campanha que mostre um diferencial dos outros imóveis.

Além disso, uma ação em alta no marketing para construtoras e imobiliárias é  incorporar esses os vídeos aos sites e também aos materiais de vendas para corretores de imóveis. 

4. Integração com CRM para ter agilidade no atendimento e rastreabilidade dos resultados

Sua imobiliária gera muitos leads, mas não sabe se eles foram realmente contatados? É difícil saber se os leads gerados estavam qualificados e, por isso, não tem ideia se fez um bom investimento? Aí entra um bom CRM para ajudar você!

Um CRM imobiliário é uma ferramenta na qual você poderá gerenciar o seu processo de atendimento, no qual é possível acompanhar todo o fluxo de relacionamento com um possível cliente.

Com esse tipo de solução, é possível acompanhar o histórico de cada um dos seus contatos, desde os motivos da perda de um negócio até mesmo as preferências e interesses em determinados tipos de móveis.

CRM: seu cliente como principal componente da venda

Em resumo, o CRM é uma das estratégias que mais vem sendo utilizadas por departamentos de marketing para construtoras e imobiliárias. E ela vai ainda mais além: ela coloca o seu cliente como principal componente da venda.

O sistema traz dados precisos, para que sua imobiliária possa tomar decisões mais assertivas ou mudar as estratégias de marketing e investimento do lançamento.

O uso de um CRM estabelecido e sistematizado evita avaliações subjetivas e imprecisas, o que garante à sua costrutora ou imobiliária a exatidão necessária para garantir um bom atendimento em todas as etapas do funil e ainda para trazer bons resultados no número de vendas de lançamentos.  

Dica bônus: tente anúncio com os próprios empreendedores

Caso esteja seguindo a dica anterior, você precisa mostrar para os investidores a qualidade dos leads conquistados.

Com a ajuda de um CRM e toda a rastreabilidade nas vendas, será possível mostrar aos empreendedores que eles estão gerando resultados reais, ou seja, eles estão atingindo o objetivo principal,  por meio das vendas de unidades.

Nesse sentido, a rastreabilidade de vendas, proporcionada por um CRM, vai trazer as informações de uma venda, desde o momento em que uma pessoa se torna lead, o que torna possível saber quantos leads realmente se tornaram vendas.

Mostre os resultados reais

Se os resultados da campanha estiverem sendo satisfatórios, vale a pena tentar uma verba extra de anúncio com os próprios empreendedores do lançamento imobiliário. Mas como fazer isso?

Ao mostrar os resultados das campanhas ao empreendedor, você precisará convencê-lo da segurança de investir mais em sua imobiliária para a geração de leads.

Por exemplo, se uma construtora reserva 10 mil reais para 5 imobiliárias gerarem leads e a sua imobiliária traz mais resultados em vendas, tenha certeza que a construtora vai preferir investir os 50 mil com você, por exemplo.

Isso mostra que o empreendedor sabe que o seu negócio é mais organizada, traz mais resultados e, assim, a parceria poderá ser intensificada.

O que achou do conteúdo de hoje com estas valiosas dicas de marketing para construtoras e imobiliárias focadas em lançamentos? Se você gostou, irá curtir também esse Guia para Lançamentos Imobiliários:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile