Dicas

Como priorizar atividades sendo um gestor no mercado imobiliário?

Published

on

A rotina de um gestor imobiliário é muito corrida e você sabe bem disso, não é mesmo? Se o profissional não tem organização, tudo fica ainda mais difícil e isso afeta diretamente os negócios fechados.

Em alguns momentos, portanto, o gestor imobiliário precisa saber priorizar atividades, demandar o operacional, fazendo primeiramente aquilo que é mais urgente para a incorporadora, construtora ou loteadora.

Trouxemos uma série de dicas sobre como priorizar tarefas, neste artigo. Quer conferir a nossa lista? Então, continue com a leitura!

Por que priorizar atividades é importante para um gestor imobiliário?

Antes de saber como priorizar atividades, é interessante saber mais sobre os motivos que justificam tal atitude ser tão importante para os gestores imobiliários.

Entre outras coisas, o gestor imobiliário deve engajar, motivar e desenvolver a sua equipe. Ele precisa estar à frente dos corretores e liderar a equipe pelo exemplo.

Se o gestor tiver dificuldades para organizar as suas atividades e atrasar as suas demandas, portanto, não estará sendo um exemplo positivo para os seus liderados.

Para aumentar a produtividade, saber priorizar tarefas é muito relevante. Uma pesquisa global, divulgada pela revista Exame, mostrou que 64% dos executivos têm prioridades conflitantes.

Isso comprova como a dificuldade de priorizar tarefas é algo comum nas empresas e ressalta a importância de reverter essa situação em sua construtora ou imobiliária. 

5 dicas para priorizar atividades sendo um gestor imobiliário

Elaboramos uma lista com as melhores dicas para os gestores imobiliários priorizarem atividades. Veja!

1. Fixe e planeje metas

Antes de tudo, é importante que você liste todas as tarefas da sua imobiliária ou construtora. A ideia é que se possa ter um mapeamento de todas as atividades que precisam ser executadas em determinado período.

A partir disso, fixe e planeje metas que devem ser cumpridas. Assim, você poderá ter uma melhor organização no escritório e conquistar mais resultados positivos na gestão do time de corretores.

O ideal é que você faça uma espécie de checklist com as ideias a serem resolvidas a cada dia, definindo um grau de importância.

O escritor Mark Twain tem uma frase que diz: “Se o seu trabalho consiste em engolir sapos, então, é melhor fazê-lo logo pela manhã”.

Ou seja, as atividades mais urgentes ou complexas devem ser priorizadas para que, depois, você tenha tempo para se dedicar ao que é mais simples.

2. Conheça bem a sua equipe

Para ter mais organização no setor imobiliário, também é importante que você conheça bem a sua equipe. Afinal, cada pessoa pode ter um método diferente para trabalhar e definir prioridades.

Você precisa conhecer as necessidades do time e buscar meios para saná-las. Ensiná-los sobre metodologias de organização e priorização de atividades, por exemplo, pode ser bem interessante.

Nem sempre as pessoas têm noção sobre a importância de ter uma rotina mais organizada. Por isso, esse conhecimento e as atividades educativas são tão relevantes.

3. Esteja aberto a ouvir os seus funcionários

O bom gestor é aquele que sabe ouvir os seus funcionários. Por isso, para saber como priorizar tarefas, convém saber também o que é mais importante para os colaboradores.

Se para os seus colaboradores é importante ter rápido acesso aos contratos de vendas e locação de imóveis, por exemplo, essa pode ser uma das suas primeiras atividades do dia.

Aqui é interessante analisar uma teoria levantada pelo estudioso Gareth Morgan, no livro “Imagens da Organização”.

Para ele, as organizações funcionam como um mecanismo, em que cada peça tem uma função específica para que o todo funcione bem.

Se uma peça para, tudo para. Por isso, para que a “engrenagem” não tenha nenhum problema, é importante que você esteja aberto a ouvir os seus funcionários, compreender as suas necessidades e buscar solucioná-las de forma eficiente, priorizando as tarefas de forma correta.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

Usar planilhas de Excel já é algo ultrapassado! Esse recurso não deve mais ser usado como a única ferramenta para gerir uma imobiliária, principalmente quando se busca ter mais organização. 

Atualmente, o corretor de imóveis precisa ser digital e existem muitas ferramentas autônomas que podem ajudar nessa jornada.

O app Facilita, por exemplo, conta com um recurso em que os arquivos de materiais de venda, como fotos e vídeos dos imóveis, podem ser rapidamente compartilhados.

Dessa forma, se uma das suas prioridades como gestor é enviar rapidamente os materiais de venda para o seu time, investir nessa plataforma é uma excelente estratégia.

Outras ferramentas, como o Microsoft To Do também podem ser usadas. Nesse exemplo, você pode criar lembretes e deixá-los na tela inicial do seu celular. Assim, não corre o risco de esquecer as tarefas que devem ser feitas com prioridade. 

5. Conheça a sua carteira de clientes e suas necessidades

Assim como é importante conhecer os funcionários, também é importante conhecer bem os clientes do seu negócio.

Recentemente, uma pesquisa apontou que 6% das vendas de imóveis já são feitas de forma totalmente digital. Atender esse perfil de clientes, por exemplo, envolve necessidades específicas.

Entre outras coisas, as pessoas que compram pela internet querem fechar os negócios com agilidade. Se você demorar para enviar documentos e contratos, por exemplo, elas poderão acabar fechando negócio com a concorrência.

Logo, conhecer as necessidades dos colaboradores também é de suma importância para definir prioridades na gestão da incorporadora, construtora ou loteadora. Ou seja, você precisa saber demandar a parte operacional e focar na estratégia!

Siga as nossas dicas e saiba como priorizar atividades sendo um gestor imobiliário! Damos a certeza de que, com base nessas orientações, as suas rotinas serão ainda mais produtivas.
Para seguir se aperfeiçoando, não perca tempo e baixe agora mesmo o nosso e-book que fala sobre otimização e controle de disponibilidade de lançamentos imobiliários.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile