Mercado Imobiliário

Ferramentas de CRM: como escolher uma para o ramo imobiliário?

Published

on

Embora seja inegável o clima de mudança que o mercado imobiliário vem enfrentando nos últimos anos, principalmente, devido à transformação digital ainda existe muita resistência de alguns gestores às mudanças digitais e apego às práticas obsoletas de gestão.  É fato que muitas empresas do mercado, como: construtoras e incorporadoras ainda realizam toda a sua gestão de vendas em ferramentas por meio de simples planilhas, que não correspondem mais às reais necessidades atuais do mercado e impedem uma gestão eficaz e controle assertivo do processo de vendas.

Diante dessa realidade, para o crescimento da empresa, controle e gestão em todas as etapas do processo de vendas, é imperativo adotar ferramentas e tecnologias que melhorem a eficiência no processo de vendas. 

Hoje, nós vamos explicar um pouco sobre como boas ferramentas de CRM podem fazer a diferença na hora de acompanhar e gerir o processo de vendas em uma construtora, incorporadora ou loteadora. Vamos lá?

Por que contar com ferramentas de CRM é importante?

Para ter sucesso em todas as etapas do processo de vendas é imprescindível ter uma gestão assertiva de todos os atendimentos de potenciais clientes (leads), isso fica fácil utilizando ferramentas de CRM, com: o atendimento rápido, fila de atendimento, registro de atendimento e registro de lembretes futuros, por exemplo. Continue conosco, pois, a seguir, vamos explicar o motivo.

Talvez você tenha trabalhado bastante a geração de leads, mas se essas oportunidades não tiverem a gestão completa focada em resultados, temos aqui um grande problema: provavelmente existem grandes chances de que o capital investido em mídia e captação seja desperdiçado com a baixa conversão.

E ainda falando em gestão de leads, já que essa é uma preocupação de construtoras e incorporadoras, existem no mercado vários CRM’s que fazem a gestão dessas oportunidades. Mas uma grande parte dessas ferramentas de CRM acabam deixando de lado um pilar bem importante: a adaptação ao processo de vendas já praticada pelo cliente. 

A importância de um CRM adaptável

Seja construtora, incorporadora ou loteadora, cada tipo de empresa trabalha com processo de vendas específico, ou seja, são diferentes etapas de venda, exigências diferentes e pessoas com autonomia diferentes no processo.

E apesar dessas necessidades específicas serem algo muito claras no mercado imobiliário, as ferramentas de CRM atuais exigem que a empresa de adaptem. Isso, além de não resolver a dor do cliente, já que, muitas vezes, não é possível essa adaptação, ainda gera uma gestão incompleta e ineficiente. Assim, gerando insatisfação tanto dos colaboradores envolvidos no processo de vendas quanto dos leads.

Por esse motivo, como já citamos anteriormente, é necessário contar com ferramentas de CRM com uma proposta diferenciada de gestão dos atendimentos e que reconheça as particularidades de cada negócio e que se adeque completamente ao processo de vendas da construtora ou incorporadora.

Conheça as ferramentas de CRM que garantem uma gestão eficiente de todo o processo de vendas

O sistema de CRM é a plataforma que vai armazenar todos os dados dos atuais clientes e também dos leads. A integração de todos esses dados possibilita que cada etapa do relacionamento seja contemplada como realmente deve ser. Dessa forma, tornando as plataformas de CRM uma das tecnologias mais eficazes e geradoras de melhores resultados para as empresas.

No setor imobiliário, não é diferente. Porém, é preciso levar em consideração que, atualmente, a maioria dos CRMs são formulados para o mercado B2B, ou seja, empresas que vendem para outras empresas. Nesse sentido, é necessário que o CRM seja específico para o ramo imobiliário, pois o setor possui algumas peculiaridades, como:

– A necessidade de fazer reservas;

– Acompanhamento de tabelas de venda e fluxo de pagamento;

– Aprovação de propostas;

– Que atenda vários tipos de profissionais interagindo, ao mesmo (corretores, gerentes, secretaria de vendas).

– Entre outras demandas.

Por isso, é indispensável avaliar bem se realmente o CRM que você está buscando vai atender suas necessidades.

A seguir, enumeramos algumas dicas para facilitar a sua escolha da melhor solução tecnológica para a sua construtora ou incorporadora:

Negócios pelo app ou portal do corretor

Seja pelo aplicativo ou painel web, o corretor pode fazer a gestão dos negócios, inserir seu cliente, movê-lo pela jornada de compra e acompanha desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Além de registrar o atendimento e criar tarefas, através da negociação o corretor pode enviar propostas, reservar unidades e baixar o contrato de seu cliente.

Funil de Vendas Personalizado

O Funil de Vendas é a principal ferramenta de um CRM Inteligente. Pois, ele permite digitalizar todo o processo de vendas praticado pela empresa. Como uma boa ferramenta, é possível criar etapas da venda, os status de cada etapa, campos de formulários, além de permitir atribuição de responsáveis por etapas com aprovação de arquivos como, proposta ou pasta digital. Tudo isso em uma visualização fácil para gestores e corretores.

Fila de atendimento na captação de leads

A fila de atendimento capta os leads e distribui automaticamente entre os corretores na fila. É possível captar leads através de integração com outras plataformas como Facebook ou Sites de campanha e também através de formulários gerados pela fila.  Os leads captados já viram negócios na plataforma e entram na jornada de compra do funil de vendas. Atenda seus leads de forma rápida pelo chat, com mobilidade, eficiência e rastreabilidade através do app ou painel web. Com a possibilidade de utilização online e off-line, seus corretores atenderão mais rápido os visitantes do seu site, e o melhor, totalmente integrado com o CRM.  Controle total da qualidade do atendimento de sua equipe.

Chat integrado diretamente com CRM na palma da mão do corretor

Uma pesquisa da Innoppl Technologies mostrou que 65% dos representantes de vendas que adotaram o CRM móvel alcançaram suas cotas de vendas. Enquanto apenas 22% dos representantes usando o CRM não móvel atingiram os mesmos objetivos.

Por isso, é primordial atender seus leads de forma rápida pelo chat, com mobilidade, eficiência e rastreabilidade através do app ou painel web. Com a possibilidade de utilização on-line e off-line, seus corretores atenderão mais rápido os visitantes do seu site, e o melhor, totalmente integrado com o CRM.  Controle total da qualidade do atendimento de sua equipe.

Call Tracking

O serviço de Call Tracking permite ao gestor ter o controle de todos os atendimentos de leads via telefone, maximizando o retorno do investimento em mídias. É possível saber quais campanhas estão gerando resultado, além de acompanhar os atendimentos e ouvir cada ligação.

Registro de atendimento e lembretes

Criar lembretes auxilia os corretores a dar continuidade no atendimento, recebendo alertas das ações a serem feitas a seguir. Além disso, os corretores podem registrar as interações que tem com os clientes, gerando um histórico de atendimento que permite ao gestor saber como evolui cada negócio.

Viu como é importante contar com ferramentas de CRM inteligente e adaptável para a necessidade de sua construtora ou incorporadora? Descubra neste link aqui se o seu CRM tem contribuído para uma gestão mais eficiente da sua empresa!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile