Mercado Imobiliário

Expectativas para o mercado imobiliário em 2022

Published

on

Como podemos acompanhar, entre os anos 2020 e 2021 havia um receio de que o mercado imobiliário sofresse grandes prejuízos, porém, ele se destacou positivamente, mesmo em meio às incertezas impostas pela pandemia da Covid-19. Inclusive, os indicadores do segmento mostraram um dos melhores momentos do setor no Brasil e as expectativas de crescimento para o setor em 2022 são grandes.

De acordo com as projeções, o setor imobiliário é considerado um dos pilares para “fazer girar” a economia brasileira. Mas e você, já sabe quais são as expectativas para o mercado imobiliário em 2022?

Acompanhe neste artigo como foi o mercado imobiliário em 2021 e o que esperar do setor de imóveis para 2022. Confira a seguir!

Como foi o mercado imobiliário em 2021?

Antes de discutirmos sobre as expectativas para o mercado imobiliário em 2022 é importante trazermos um retrospecto sobre como foi o comportamento do mercado imobiliário nesse último ano. Seguindo essa lógica, considerando os efeitos da crise sanitária que ainda estamos vivendo, temos visto que o mercado imobiliário em 2021 tem sofrido com a alta da inflação, mas também, conquistou grandes marcos históricos. Veja: 

Ciclo de reajustes da Selic

O ciclo de reajuste no valor da Taxa Básica de Juros (Selic), chegou a 7,75% ao ano, a previsão é que essa taxa sofra novos reajustes. A alta da inflação foi determinante para o aumento decorrente da Selic, que em janeiro era de 2% ao ano, o menor patamar da história do país.

É importante avaliar se as pessoas estão mantendo a sua renda, analisando de uma forma geral a atividade econômica. Pois, esse aumento exigirá um nível de renda ainda maior para os compradores de imóvel. De certa forma, dificilmente o mercado estará sujeito a pausas bruscas em decorrência desse tema em específico. Com o aumento da taxa Selic, o Banco pretende frear o consumo, a fim de auxiliar no controle da inflação.

O aumento no preço dos materiais de construção

Na discussão sobre construção dos imóveis, temos acompanhado a disparada nos preços dos materiais de construção em 2021. A expectativa é que, com uma possível baixa na inflação, esses preços parem de subir na proporção que estão subindo, ou ainda, comecem a reduzir. 

Um custo de produção menor, possibilita que os imóveis não aumentem tanto o preço. Assim, tendo um dinamismo maior quando falamos de mercado imobiliário de uma forma geral. 

Reforma tributária

O Governo Federal, por meio do Ministério da Economia, apresentou uma proposta de reforma tributária. Dentre os diversos itens propostos, a reforma inclui a tributação dos dividendos dos fundos imobiliários em 15%. No entanto, a proposta também reduz a alíquota de imposto sobre ganhos de capital de 20% para 15% a partir do ano de 2022.

Ressignificação da casa

Em decorrência do isolamento social as pessoas passaram a ficar em casa por um período maior de tempo. Em vista disso, a casa passou a ser observada com uma nova percepção. Além de ser um ambiente de descanso e lazer, passou a ser o local de trabalho, substituta de ambientes escolares, entre outros.

Sendo assim, imposta uma parada que fez com que as pessoas deixassem de lado o convívio social e ficassem em casa dia após dia. Logo, o ambiente em questão passou a ser “observado por um novo ângulo” e foi surgindo a necessidade de adequar o espaço para suprir todas as novas necessidades. 

Avanços tecnológicos no mercado imobiliário

Em meio às adversidades impostas, a pandemia trouxe uma aceleração na revolução tecnológica de processos comerciais. Assim, com o surgimento da necessidade acelerada de mudança cultural, gestores do mercado imobiliário têm buscado soluções para otimizar o processo de vendas.

Uma medida para que incorporadoras, construtoras, loteadoras e imobiliárias alcancem suas metas e se mantenham na competição do mercado é organizar a gestão imobiliária digital , um processo eficiente que pode ajudar no processo de vendas.

O lançamento digital, por exemplo, é uma modalidade que tem funcionado bastante no mercado imobiliário. Isso porque, as etapas da venda são digitalizadas, visando mais agilidade e eficiência. Além disso, o forte desempenho nos lançamentos e vendas no mercado imobiliário, se dão pela destreza em manter os lançamentos e consequentemente as vendas em movimento.

Seguindo por essa linha, alguns recursos são essenciais para descomplicar processos e permitir que sua incorporadora venda mais e melhor, como a Assinatura Eletrônica, que tem sido muito adotado no cenário atual do mercado imobiliário. O gestor busca por um processo simples e rápido na jornada de venda. Facilitar esse processo e oferecer uma melhor experiência para os clientes é o objetivo principal da assinatura eletrônica no mercado imobiliário.

O que esperar do setor de imóveis para 2022?

Como já temos abordado há algum tempo, estamos vivendo um novo ciclo, nunca se vendeu tantos imóveis quanto em 2021!

Mesmo o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) em alta de 17%, de junho de 2020 a junho de 2021, afetando no custo com materiais e equipamentos, a retomada da economia após o início da vacinação contra o coronavírus deu abertura para a permissão da continuidade das obras nos canteiros. Com isso, as vendas voltaram a crescer.

De acordo com o economista-chefe do Secovi-SP e vice-presidente de área da Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Celso  Petrucci,  ocorreu um crescimento de 60% no número de lançamentos no segundo trimestre de 2021 em relação ao 1º trimestre do ano, quando comparado ao mesmo período de 2020:

“Tivemos um primeiro semestre bastante significativo, onde o crescimento dos lançamentos foi de mais de 57% em relação a 2020. Um primeiro semestre onde as vendas cresceram 46% em números de unidades em relação ao ano passado e continua o processo de menos lançamentos e mais vendas, com consequente diminuição de oferta”, comentou.

Impacto da alta dos juros

A alta dos juros pode desacelerar o mercado imobiliário em 2022. Segundo Celso  Petrucci, o próximo ano será desafiador, entretanto o setor retornará o crescimento:

“O ano que vem será desafiador, mas, além de uma demanda reprimida, pode ser que as pessoas procurem por imóveis como reserva de valor para não depender da volatilidade do mercado financeiro”, afirmou Petrucci.

Casa Verde e Amarela

Quanto ao desempenho do segmento Casa Verde e Amarela (CVA), a alta dos materiais de construção influenciou na queda de 15%. Conforme informado por pelo economista Petrucci, a CBIC Economia informou que tem atuado junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Ministério da Economia e ao Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) na questão da queda significativa no último trimestre da participação do programa, tanto em relação ao lançamento quanto nas vendas de imóveis.

Segmentos de médio e alto padrão

Um segmento que se manteve em alta contínua foi o Médio e Alto Padrão (MAP). Isso porque, além da característica de estabilidade mesmo diante de crises, os consumidores desse setor passaram a buscar por imóveis com mais:

  • Conforto e bem-estar;
  • Maior conectividade para prática de  home office;
  • Mais segurança;
  • Espaço fitness;
  • Espaço esportivo;
  • Áreas de lazer no geral.

Para o ano de 2022, as projeções são de que o ano não seja tão rentável quanto este, afinal, batemos o melhor 1º semestre da série histórica do país. Mas, sabemos que o MAP é objeto de desejo de muitos corretores e com o início de um novo ano despontando no calendário, já podemos projetar que o próximo ano reserve grandes negócios para incorporadoras, construtoras, loteadoras e imobiliárias.

Expectativas do imobiliário

Em uma conversa de mercado imobiliário, os sócios dirigentes da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu Araújo sócio-diretor, e Marcos Kahtalian sócio-fundador, conversam sobre:

  • Visão das empresas para a economia do Brasil para o próximo ano
  • Setores que terão as maiores oportunidades em 2022
  • Comércio eletrônico e mercado industrial logístico
  • Desemprego na região nordeste
  • O que preocupa os consumidores
  • Qual o cuidado que o empresário precisa ter no desenvolvimento de um produto residencial
  • O que preocupa os empresários

Acompanhe:

No dia 30/11, das 09 às 10h30, a Brain reuniu alguns dos grandes especialistas do Mercado Imobiliário Nacional para discutir os tópicos sobre as perspectivas do mercado imobiliário em 2022:

● Perspectivas de crédito e juros para aquisição de imóveis em 2022

● Qual o fôlego do mercado imobiliário para lançamentos residenciais em 2022? Há espaço para crescimento? O setor será pujante?   

● Desafios e estratégias do mercado da incorporação e da construção civil para colocar o produto no bolso do consumidor em 2022 

Você pode acompanhar o Webinar clicando AQUI!

Como manter suas vendas em alta no ano de 2022?

O Brasil enfrentou e ainda enfrenta uma temerosa crise sanitária e econômica. Alguns disseram que seria passageira, mas a verdade é que toda a economia do país sofreu e tem sofrido com os altos índices de inflação e com a economia mundo afora enfraquecida. O fato é que a partir de agora sua incorporadora precisa estar preparada para sair fortalecida e melhorar a produtividade.

Para uma boa gestão é imprescindível dispor de sistemas de gestão imobiliária. Com esses sistemas, é possível gerenciar, como o próprio nome incita, todo o sistema operacional da sua construtora. Portanto, esse tipo de sistema aumenta a produtividade e, consequentemente, as vendas. Exemplos: ERP UAU e o Sienge.

É nesse cenário que a tecnologia tem atuado como um meio essencial de facilitar a comunicação com o cliente, organizar as diversas informações que o corretor tem disponível e ainda oferecer para o gestor o meio de ficar mais próximo de todo o sistema operacional da construtora.

Além dessas ferramentas, existem no mercado imobiliário diversas opções que facilitam a gestão e com isso aumenta a produtividade da equipe. Mas é importante salientar que além de ferramentas e sistemas, é possível aumentar a produtividade motivando a equipe de vendas, uma vez que, uma equipe motivada consegue ser mais produtiva e vender mais!

Saiba mais como as ferramentas podem auxiliar as construtoras a aperfeiçoarem a gestão de suas equipes de vendas e aumentarem seus resultados. Solicite uma demonstração e conheça mais sobre o App Facilita.

E se vender um imóvel fosse fácil?

Quer saber como um processo de vendas 100% digital facilita a vida de gestores e corretores? Confira o depoimento dos nossos clientes!

E se seus corretores conseguissem vender a qualquer hora, em qualquer lugar? Com o Facilita, sua equipe comercial possui dados atualizados dos imóveis na palma da mão: materiais de venda, disponibilidade de unidades, tabelas de preço e valores. 

Os corretores também conseguem simular e enviar propostas pelo próprio smartphone, com rapidez e eficiência. Isso é para não perder nenhuma venda!

Já o gestor possui todo o controle do processo em um só lugar, desde a captação do lead até a assinatura do contrato. Chega de planilha, ligação ou mensagem no whatsapp. Agora dá para acompanhar os atendimentos, ver o desempenho da equipe e rastrear as vendas em tempo real.

Vamos juntos transformar o mercado imobiliário?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile