Outros

Estratégias de vendas B2B para construtoras

Published

on

As estratégias de vendas para construtoras são um dos pilares principais que ajudam as empresas do ramo a aumentarem a lucratividade e atrair clientes. Isto é, quem já esteve no ramo da construção civil sabe que é um campo muito amplo e muito competitivo. 

Não há muito espaço para erros, pois as empresas de engenharia e construção recebem diariamente propostas para se tornarem parceiras de negócios.

Além disso, as empresas que podem contratar construtoras são várias, desde uma empresa de instalações elétricas e hidráulicas, até empresários do ramo imobiliário. Logo, as exigências são sempre maiores.

Nesse sentido, as estratégias de marketing podem ser um grande aliado e entregar ótimos resultados se for em parceria com sua equipe de vendas. 

Isso porque o marketing estará lá para atrair outras empresas interessadas no serviço, e a equipe de vendas será quem desenvolverá os relacionamentos.

Para que você entenda melhor como implementar as melhores estratégias de vendas e marketing para construtoras, separamos algumas dicas valiosas. 

Importância do marketing para construtoras

Seja para realizar uma aprovação de projeto de incêndio, ou fechar um projeto completo de construção, é interessante lembrar que o marketing para uma construtora deve ter um objetivo de longo prazo. 

No entanto, muitas empresas não reconhecem as vantagens do marketing digital. Sabemos que hoje em dia as pessoas buscam todo tipo de informação na internet, e no mercado da construção também é assim.

Normalmente, os clientes que geralmente são de outras empresas, pesquisam imóveis e empreendimentos em buscadores e chegam ao site da construtora. Mas muitas vezes o site em si pode não ser suficiente para eles fecharem os serviços por lá. 

Assim, as estratégias de marketing  são eficazes para aumentar o engajamento dos negócios no ambiente digital e atrair mais clientes. Isso pode ser alcançado por meio da criação de conteúdo em redes sociais, anúncios, sites e outros materiais voltados ao público-alvo.

Diante disso, o marketing das construtoras é fundamental para as empresas que buscam vender seus serviços e produtos, sejam cabos elétricos, equipamentos de segurança predial, ou mesmo toda estrutura física e estrutural de um projeto.

Em um mercado competitivo, essa estratégia funciona como um diferencial e pode ser uma forma de uma empresa se destacar de seus concorrentes.

Estratégias de vendas para construtoras

O marketing é a base para que o processo de vendas seja efetivo e alcance o sucesso pretendido. As dicas a seguir darão o norte para que sua construtora alcance boas vendas B2B. Confira:

Estruture um site funcional

Um dos itens mais importantes para conseguir mais clientes é investir em um site para o seu negócio. 

Quando uma empresa quer contratar um serviço de uma construtora, seja uma consultoria energia elétrica, ou qualquer outro serviço de engenharia, a pesquisa faz parte.

Ou seja, assim como qualquer consumidor, os donos de empresas também pesquisam sobre outras empresas antes de fecharem negócios B2B.

Nesse sentido, se o cliente pesquisa o nome de uma construtora e não encontra um site, ou o site for totalmente disfuncional, ele pode procurar outro e desistir de fazer negócios com sua empresa. 

No entanto, se o site da sua empresa de construção tiver uma classificação alta nos mecanismos de pesquisa, e ainda for bem simples e intuitivo de navegar, os clientes poderão encontrá-lo apenas por meio de pesquisa de palavras-chave.

Hoje, a maioria das empresas possui sites, mas nem todos são otimizados para atrair consumidores. Por isso, é interessante adicionar informações relevantes ao seu endereço online, como:

  • Informações da empresa;
  • Endereço de contato;
  • Carteira e portfólio de projeto anteriores;
  • Conteúdo rico;
  • Informações sobre seus serviços e produtos.

Além disso, é importante desenvolver um site rápido e funcional para que os consumidores não tenham problemas para acessá-lo. Quando o endereço online é muito lento para carregar no telefone, os usuários podem desativá-lo e procurar outras opções.

Dessa forma, sua empresa pode atender às necessidades de seus clientes, facilitar o acesso às informações e proporcionar uma ótima experiência ao usuário. Isso trará mais confiança para as empresas que visitam seu site, aumentando a probabilidade de conversão.

Desenvolva um blog dentro do seu site

Explicamos que o primeiro passo no marketing de uma construtora é criar um bom site. Após essa etapa, é interessante desenvolver um blog – um espaço que ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente.

Em geral, esse recurso é uma forma de fornecer informações sobre o seu negócio e ajudar as outras empresas que procuram construtoras, seja para projetos completos ou acompanhamento e fiscalização de obras, a resolver problemas. 

Essa estratégia é uma das principais estratégias de marketing digital, pois ajuda a educar seus consumidores e criar um público fiel.

Normalmente, os blogs consistem em postagens em forma de texto sobre tópicos relacionados ao seu negócio e produtos ou serviços. 

Quando as técnicas de marketing de conteúdo são bem aplicadas aos artigos e seu conteúdo é relevante, é possível aumentar o interesse do cliente em sua empresa.

Enquanto o processo é de longo prazo, o consumidor conhece sua construtora e passa pelas diversas etapas do funil de vendas – desde a primeira exposição à marca até o final da venda.

Crie espaço para inscrição na newsletter

Outro truque para atrair clientes em potencial, é estruturar um meio deles assinarem  a newsletter. 

Basicamente, um leitor cadastra o e-mail para receber novos conteúdos diversos, indo desde temas sobre terceirização portaria condomínio até as melhores estruturas elétricas para prédios e muito mais. 

Afinal, são assuntos como estes que empresas que contratam de construtoras têm dúvidas. 

No entanto, essas postagens devem ser bem escritas de forma que prendam a atenção dos consumidores e os levem a comprar seu produto ou serviço.

Além disso, a newsletter é uma forma de disponibilizar material exclusivo aos inscritos. Dessa forma, as empresas podem obter melhores resultados se as técnicas de marketing corretas forem aplicadas. 

Esse recurso também é uma forma de ajudar a nutrir os consumidores, que nesta fase são chamados de leads. É importante ressaltar que as assinaturas de newsletters não são um processo intrusivo. 

Para isso, é necessário informar ao consumidor que ele receberá conteúdo regularmente. Quando a empresa passa a enviar e-mails para potenciais clientes que desconhecem esse cadastro, os resultados podem ser negativos, prejudicando o negócio.

Invista em E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para nutrir e adquirir novos leads. Depois de usar plataformas de construção do CRM, é hora de entrar em contato com potenciais clientes.

Além de ajudar a reduzir os custos de aquisição de clientes e permitir que os vendedores entrem em contato com um grande número de pessoas em menos tempo, o aumento das vendas é resultado de uma boa estratégia de envio.

Automatize o processo de vendas

As atividades que você faz todos os dias ou as perguntas que você precisa responder podem ser facilmente automatizadas através de uma integração de sistemas de automação. Isso facilitará a vida da sua equipe de vendas.

Os processos se tornarão mais objetivos e transparentes, e você não apenas aumentará a produtividade (fator fundamental em um mercado competitivo), mas também aumentará a eficiência.

Use gatilhos mentais

Usar gatilhos psicológicos ao fazer uma venda pode ajudá-lo a fechar o negócio. 

Usado para mostrar autoridade, gerar desejo e dar a ideia de que precisa tomar uma decisão o mais rápido possível para não perder uma oportunidade, que é apenas um dos estímulos para a tomada de decisão.

Tente entender cada gatilho psicológico e escolha com base na estratégia de vendas escolhida. Este pode ser um caminho muito interessante se usado com uma boa estratégia de vendas.

Implemente o marketing digital na sua empresa

Algumas pessoas ainda pensam que o marketing digital é apenas nas redes sociais, e isso é apenas um erro. Na verdade, o marketing digital é uma série de ações que uma empresa realiza na internet para divulgar seus produtos e serviços e fortalecer sua marca.

Muitas empresas só se preocupam com as vendas e esquecem do pós-venda. Tente manter contato com os clientes após a compra de um produto ou serviço para aumentar a fidelidade. 

Pense nesse relacionamento como um relacionamento que deve ser cultivado. Além disso, você pode coletar informações valiosas sobre seus serviços, produtos e/ou serviços.

Insira sua construtora  nas redes sociais

Não importa se é para tirar dúvida sobre controlador de acesso empresas, ou entender como funciona um projeto de construção civil completo, além do Google, as redes sociais também são um meio pelos quais os clientes pesquisam conteúdos.

Portanto, ter um perfil da sua construtora nas principais redes sociais também é importante. 

Esses meios são um dos mais utilizados pelos brasileiros e a tendência é crescente. No entanto, eles são muito relevantes para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing para uma construtora.

Por isso, aparecer no Facebook, Instagram, WhatsApp e outras mídias é uma forma de elevar o perfil de uma construtora. 

Além disso, essas redes sociais são uma forma de interagir com o público, tirar dúvidas e construir relacionamentos próximos com os consumidores. Algumas dicas para melhorar sua imagem através das mídias sociais são:

  • Construir perfis atraentes;
  • publicar conteúdo relevante;
  • interagir com seu público;
  • responder às perguntas das pessoas;
  • Atendimento humanizado.

Além disso, as redes sociais permitem a criação de anúncios que podem ser direcionados a públicos específicos. Dessa forma, você pode filtrar por idade, sexo e outras preferências.

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile