Mercado Imobiliário

Entenda o “por quê” da alta de 42% dos lançamentos imobiliários

Published

on

De acordo com dados divulgados pelo indicador ABRAINC-Fipe, o mercado imobiliário apresentou um aumento de 42% em lançamentos no último trimestre móvel, novembro, dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

Os números confirmam as previsões positivas para a expansão do setor, que se manteve estável, especialmente, pela performance do segmento de Médio e Alto Padrão. Acompanhe mais detalhes nesse artigo preparado especialmente para você!

Mas e você, já sabe quais são as projeções? No que isso implica nos seus lançamentos imobiliários?

Você também pode conferir como o app Facilita pode garantir o sucesso do seu próximo lançamento!

Lançamentos Médio e Alto Padrão

Como apontado pelo levantamento da Abrainc-Fipe, no último trimestre, foram lançadas 57.028 unidades no período. Assim, apresentando um crescimento de 30% comparado ao quantitativo ao longo dos últimos 12 meses, totalizando 160.184 imóveis novos.

Foram comercializadas 33.623 unidades no último trimestre móvel, o que representa uma retração de 7%  do volume de transações do ano de 2021.

No acumulado nos últimos 12 meses, as 144.193 unidades comercializadas superaram em 3% as vendas registradas no intervalo anterior. Em paralelo, as vendas líquidas, excluindo-se as unidades distratadas no mesmo período, registraram um recuo de 7,3% no último trimestre móvel, embora ainda exibam crescimento de 4,8% no acumulado dos últimos 12 meses.

Em destaque, os lançamentos de empreendimentos de Médio e Alto Padrão tiveram uma expansão de 235,7%, sendo 26.493 unidades, contribuindo para um crescimento de 250,5% no volume lançado em 12 meses, totalizando 67.299 unidades. Em relação às vendas do segmento MAP, a apuração do período aponta uma elevação de 46% em relação ao mesmo período de 2021, sendo 8.788 unidades e 29.135 unidades comercializadas nos últimos 12 meses, o que aponta um crescimento de 26,8%.

O segmento MAP registrou, nos últimos 12 meses, uma melhora expressiva principalmente nos lançamentos e o cenário se apresenta aquecido para compra.

Mudança na curva de subsídios do programa CVA

As comercializações de imóveis novos do CVA, teve recuo foi de 18,7% no último trimestre móvel com 24.177 unidades vendidas, colaborando para a variação negativa de -1,2% nos últimos 12 meses com 112.3711 imóveis vendidos. Entretanto, com a mudança na curva de subsídios, almeja-se uma reação positiva dos resultados do segmento para o segundo trimestre deste ano.

O presidente da ABRAINC, Luiz França, aponta que:

“A implantação desse novo desconto para composição da entrada no financiamento vai beneficiar diretamente as famílias ao ampliar o acesso ao crédito imobiliário, além de auxiliar na redução do déficit habitacional”.

Perspectivas para o setor imobiliário

É importante destacar que, mesmo em um momento em que a intenção de compra está alta, apenas uma grande demanda não garante bons resultados. Com a mudança do consumidor pós-pandemia, se destacaram as incorporadoras, construtoras, loteadoras e imobiliárias que tiveram o processo de vendas mais ágil, simples e eficiente.

Com um ciclo imobiliário tão competitivo à frente, imobiliárias e construtoras estão digitalizando etapas da venda, visando driblar a burocracia e a lentidão do processo. O que sua construtora está fazendo para aproveitar a nova fase do mercado imobiliário? Nos conte nos comentários ou entre em contato com um de nossos especialistas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile