Dicas

Dados do mercado imobiliário mostram crescimento! Como aproveitar?

Published

on

Os dados do mercado imobiliário geram muito otimismo para construtoras, incorporadoras, loteadoras e imobiliárias. Depois de um avanço em 2018 – com um aumento de 30% na compra e construção de imóveis – o ano de 2019 continuou em crescimento, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

A perspectiva da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para 2019 era que o mercado imobiliário mantivesse este ritmo de crescimento. E é exatamente isso que está acontecendo. O setor apresentou aumento dos lançamentos e vendas no segundo trimestre de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018.

A previsão da CBIC é a de que o setor imobiliário cresça de 10% a 15% até o final do ano. Os números reforçam a perspectiva sobre as oportunidades no setor estarem aumentando. Mas como aproveitar esse crescimento de forma sustentável? Confira ao longo deste artigo.

O que vem por aí?

Os dados do mercado imobiliário sobre 2019 empolgam as empresas que atuam nesse segmento. A tendência é que 2020 seja um ano muito melhor para o setor. Com esse contexto favorável, a expectativa é que o próximo ano inicie aquecido.

Além disso, as operações do mercado imobiliário ainda são impulsionadas pela redução das taxas de juros para financiamento – como consequência de subsídios do Governo e da competitividade de mercado.

Com essa redução nas taxas de juros, os consumidores podem comprar imóveis com um valor final reduzido e com um tempo menor para o pagamento da dívida, o que aumenta a quantidade de vendas no ano.

Todo esse aumento nas operações no mercado imobiliário é ótimo para todas as organizações e profissionais envolvidos, pois novas oportunidades de crescimento e de se destacar no setor vão surgindo ao longo dos meses.

Como aproveitar esse crescimento para vender mais?

Os dados do mercado imobiliário criam um sentimento de otimismo, não é? Porém, as empresas precisam saber como aproveitar essa onda de crescimento. Afinal, é preciso considerar que existem diversas concorrentes buscando explorar as mesmas oportunidades.

Para ajudá-lo nessa missão, preparamos algumas dicas para que você consiga aproveitar os dados do mercado imobiliário para vender mais:

Saiba o que o cliente espera de você

O processo de escolha de um imóvel para compra geralmente é longo e complexo. Um cliente dificilmente toma uma decisão de compra logo no primeiro contato. Ele faz várias pesquisas para avaliar todas as opções disponíveis no mercado – buscando a mais eficiente em corresponder com suas expectativas.

Portanto, você precisa saber o que o cliente espera de você. Quais são os imóveis que mais se destacam? Quais as mudanças de comportamento que você precisa levar em conta para que seus próximos empreendimentos sejam bem-sucedidos?

Essas são questões que podem fazer toda a diferença para aproveitar as oportunidades do mercado imobiliário. Muito além disso, é preciso pensar que, hoje em dia, os consumidores querem atendimentos cada vez mais ágeis, personalizados e eficientes.

Faça um marketing eficiente

Você precisa saber exatamente quem deseja alcançar e planejar ações de marketing assertivas. Afinal, é preciso considerar que os públicos são de diferentes classes sociais, rotinas e hábitos.

Quando você compreende bem as características, necessidades e gostos do seu público, todas as ações de marketing podem ser elaboradas com um direcionamento exato. E o que não faltam são boas ideias de marketing para explorar:

  • Construção de um site com informações completas, fácil de navegar e que se adapta à vários dispositivos;
  • Uso de fotografias e vídeos de ótima qualidade para a venda de empreendimentos;
  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Ações nas mídias sociais – como Facebook e Instagram;
  • Exploração da mídia paga para ganhar destaque.

Confira algumas dicas de marketing imobiliário, com o nosso Gestor de Marketing, Aristeu Livingstone:

Agilidade no atendimento

Um atendimento rápido e de qualidade é essencial para transformar os dados do mercado imobiliário em resultados. Na sua decisão de compra, o cliente considera toda a experiência entregue pela empresa – e o atendimento é um dos primeiros fatores que pesam nessa avaliação.

Levando isso em consideração, é de grande importância construir um processo de atendimento mais simples e prático. Quanto menor for o esforço necessário para o cliente fechar a venda, melhor será a experiência dele.

Imagine uma construtora que utiliza um aplicativo para agilizar seu processo de vendas – com um atendimento ágil, controle de disponibilidade e envio de documentos e contrato de forma digital. Certamente essa construtora sairá na frente de uma empresa que tem um processo comercial lento, totalmente manual, não é?

Explore a tecnologia

Aproveitar o otimismo dos dados do mercado imobiliário passa diretamente pelo uso da tecnologia. Com o uso de ferramentas digitais é possível otimizar processos internos e entregar uma experiência mais completa para o cliente.

Rotinas de empresas do mercado imobiliário como reserva de unidades, gestão dos clientes ou análise dos resultados ficam mais fáceis quando você possui uma solução digital que automatiza processos. Trata-se de uma ótima forma de descomplicar as vendas, dando autonomia para o corretor e controle para o gestor.

O app Facilita é uma ferramenta que oferece todo o processo de vendas de forma 100% digital, como o envio de propostas pelo app, reserva de unidades a qualquer hora e em qualquer lugar, CRM inteligente e adaptado ao seu processo de vendas e relatórios inteligentes.

Agora que você já sabe como aproveitar os dados do mercado imobiliário, confira como a BrDU fez mais de 600 corretores utilizarem um CRM!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile