Recursos

Como implantar Assinatura Eletrônica na área comercial de incorporadoras?

Published

on

Alguns recursos são essenciais para descomplicar processos e permitir que sua incorporadora venda mais e melhor, como a Assinatura Eletrônica, que tem sido muito adotado no cenário atual do mercado imobiliário. 

O gestor busca por um processo simples e rápido na jornada de venda. Facilitar esse processo e oferecer uma melhor experiência para os clientes é o objetivo principal da assinatura eletrônica no mercado imobiliário.

Macroprocessos

O mercado apresenta 3 modalidades diferentes de assinaturas eletrônicas, classificadas como: 

Assinatura eletrônica simples ou básica – uma boa opção para a realização de negócios que não tenham envolvimento de informações sigilosas.

Assinatura eletrônica avançada – emitida por comprovação de autoridade, associando as partes de maneira unívoca, além de garantir autoria e integridade.

Assinatura eletrônica qualificada – trazem um padrão de robustão maior, com entrega realizada por autoridades certificadoras credenciadas na ICP-Brasil.

Contrato de Compra e Venda

A assinatura eletrônica pode ser utilizada em diversos documentos, como Contrato de Compra e Venda (CCV), pois possui valor legal, sendo composta por identificação e autenticação do autor da assinatura, comprovação da integridade do documento assinado e o respectivo registro.

Mas o que é CVV? O contrato de compra e venda é um compromisso entre o vendedor e o comprador. O documento apresenta a descrição completa do imóvel que está sendo negociado, visando a clareza na entrega do imóvel, apresentando o registro de disponibilidade e o valor monetário atribuído à propriedade.

Contratação de Crédito

No mercado imobiliário a Contratação de Crédito seja de forma pessoal ou empresarial, acontece de forma semelhante. A concedente do crédito (banco ou cooperativa financeira), disponibiliza uma quantia ao contratante e cobra as parcelas com juros ao longo de alguns meses ou anos.

Em processos de contratação de crédito a segurança dos dados no certificado digital é fundamental. Sendo, portanto, aconselhada a utilização da assinatura eletrônica avançada, conhecida pela inovação, metadados robustos, mais segurança tecnológica e validade jurídica.

Essa modalidade é emitida por comprovação de autoridade, associando as partes de maneira unívoca, além de garantir autoria e integridade. Ela exige a utilização de certificado digital, mas não restringe a emissão apenas pela ICP-Brasil. 

Registro de Imóvel

O Registro do Imóvel, é o documento que reúne todos os registros dos ocorridos em um determinado negócio na matrícula do imóvel. O processo é realizado em um cartório de imóveis e é instrumento comprobatório jurídico de quem é o dono do bem em questão.

Em transações de registro do imóvel, quando realizadas no meio digital, é obrigatório o uso de assinaturas qualificadas, trazendo um padrão de robustão maior, com entrega realizada por autoridades certificadoras credenciadas na ICP-Brasil.

As certificadoras credenciadas, geram identidade digital, tanto para pessoas físicas, quanto para empresas ou coisas. Promovendo assim, conectividade e autenticidade de certificados digitais e documentos eletrônicos.

Aplicação no Mercado Imobiliário

Agora fica a dúvida de qual exatamente usar, certo? Isso vai depender do momento de cada incorporadora. Deve-se avaliar a maturidade do processo atual e da força jurídica que se busca aplicar. Veja abaixo como se tem aplicado de forma geral:

Assinatura Eletrônica Simples Contrato de Compra e Venda
Assinatura Eletrônica Avançada Contratação de Crédito
Assinatura Eletrônica Qualificada

(padrão ICP-Brasil)

Registro de Imóvel

(obrigatoriamente)

 

Assista esse bate-papo entre Glauco Farnezi, CEO Facilita, e Júlio Cezar Mendes, Diretor Comercial Soluti, sobre como tem sido aplicada a assinatura eletrônica no mercado imobiliário: 

Opinião de Gestores Comerciais

“No começo achamos que o pessoal ia ter um pouquinho mais de resistência… hoje 100% das assinaturas é digital, ninguém pediu para retornar.”

Thiago Kuntze, Diretor Grupo Pride

“Processo sem nenhuma desvantagem, a gente só ganha! Ganha tempo, dinheiro, eficiência, não tem nenhuma perda.” 

Vinícius Silveira, Sócio Árbore Engenharia

“O preconceito era da equipe e não dos clientes… agora já está rodando… depois que fez a primeira já não teve mais resistência.”

Marcos Medeiros, CEO Med Imóveis

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile