Dicas

Como fazer o marketing de conteúdo da sua construtora?

Published

on

O segmento imobiliário movimenta boa parte da economia e, por isso, quem trabalha no ramo precisa estar atento ao marketing da construtora para se colocar de forma correta nesse ambiente que se destaca na atração de potenciais clientes e investidores com facilidade.

O número de pessoas que procuram o primeiro ou mesmo a troca de imóvel não para de crescer. 

Com o desenvolvimento urbano em contínua expansão, a criação de bairros planejados e condomínios para todos os públicos, as construtoras precisam se apresentar para o mercado sempre, bem como inovar nos processos.

Os investidores se preocupam com os ganhos a médio e longo prazo e, portanto, sempre estão de olho no que as construtoras têm a oferecer. E isso pode ser em diferentes modelos imobiliários, entre os quais se destacam:

  • Centros comerciais;
  • Prédios empresariais;
  • Conjuntos habitacionais;
  • Parques industriais.

As estratégias adotadas pelas agências de comunicação que trabalham nesse setor utilizam ferramentas diferenciadas para alcançar os públicos mais diversificados. 

O relacionamento entre uma construtora e o público-alvo pode acontecer por meio de canais digitais disponíveis na internet. Sem esquecer que as pessoas que trabalham como corretores imobiliários merecem atenção em toda e qualquer divulgação.

Mundo virtual exige investimento real

O mercado de imóveis é atraente para milhões de pessoas. Portanto, o investimento em um planejamento de marketing que envolva diferentes ferramentas da internet é fundamental. Entre as principais mídias que podem compor essa estratégia estão:

  • Redes sociais;
  • Sites corporativos;
  • Marketing de conteúdo;
  • Newsletter;
  • Criação de mailing e e-mail marketing.

Sobre esse último ponto é preciso abrir um parênteses. As construtoras que apostam no marketing digital devem saber que o e-mail é uma das principais ferramentas utilizadas por pessoas interessadas em produtos e serviços, sendo uma forma de comunicação mais aproximada.

O engajamento nesse tipo de comunicação está consolidado há muito tempo, desde os primórdios da internet, por ser uma das primeiras ferramentas utilizadas para a comunicação entre duas ou mais pessoas com um mesmo interesse.

A disponibilidade de um endereço de e-mail é recorrente entre pessoas interessadas em um assunto específico, por ser um dado pessoal, em troca de receber materiais mais complexos e benefícios diversos.

No caso de compradores, locatários, locadores e investidores, isso pode ser conquistado em um coquetel de apresentação ou por meio de uma pesquisa de mercado, bem como na divulgação de um novo empreendimento nas redes, coletando uma base de e-mails para contatos posteriores.

O preparo de uma newsletter periódica e o encaminhamento para uma lista de disparos se torna frequente no dia a dia das construtoras e muito vantajosa para criar autoridade.

Posteriormente, é importante dar prosseguimento às informações solicitadas pelas pessoas que demonstram interesse em um novo empreendimento, efetivando a venda, por exemplo.

Jornada de compra com direcionamento para empresa

Isso nos leva a uma segunda estratégia que deve ser implementada dentro do setor de marketing de uma construtora.

Utilizando uma linguagem própria, pode-se empregar o sistema de Inbound Marketing, que é exatamente a criação de conteúdos aprofundados e adequados ao público, mas considerando o estágio do funil.

Desse modo, é possível criar um modelo de captação de clientes que percorre toda a jornada que ele trilhou até chegar à empresa e demonstrar interesse pelos produtos e serviços disponibilizados, até a conclusão da compra. 

Além do disparo de e-mails, essa jornada pode passar por outros pontos de pesquisa.

Por isso é importante que a construtora mantenha um site devidamente atualizado ou mesmo um blog com histórias de sucesso e todos os empreendimentos em pleno funcionamento, bem como conteúdos complementares relacionados ao nicho de construção e decoração, por exemplo, alimentando esse público.

Seja destaque no maior site de buscas

Para providenciar os dados para contato, antes o cliente precisa encontrar a empresa de interesse e que se identifica.

Dessa forma, os sites de busca são os mais acessados para verificar as opções e avaliações do público e, por isso, é preciso investir nessa ferramenta para se destacar perante a concorrência também é uma excelente estratégia.

Os profissionais que trabalham na área de marketing sabem como anunciar no Google Ads garante um retorno massivo em relação a visitação de páginas. 

Nesse caso, pode-se patrocinar os links por meio de palavras-chave, de modo que eles apareçam no início da página de buscas, como anúncios.

Sendo assim, as equipes de vendas devem estar treinadas para atender todos os clientes a partir do momento que demonstraram interesse em disponibilizar um e-mail ou telefone para contato. 

No entanto, ao se tratar do marketing de conteúdo, existem também formas orgânicas de melhorar o posicionamento do blog e artigos, como estratégias de SEO, que colaboram para a localização dos clientes no mecanismo de busca.

Assim, de modo a ter melhores resultados no curto e longo prazo, o ideal é conciliar ambas as estratégias e dar preferência em campanhas específicas para o patrocínio.

Implementação do uso das redes sociais

Outra estratégia de comunicação digital que não deve ser menosprezada está nas redes sociais, e todo o envolvimento que elas proporcionam.

O orçamento de um planejamento de marketing deve ser certeiro e, por isso, há redes sociais que possuem um público cativo, com direcionamento correto para os produtos em exposição, mesmo que virtual.

Um exemplo é o Twitter Ads, uma rede social que permite transmitir as informações em poucas palavras e disponibilizar um link com mais dados e formas de contato. 

Tudo vai depender do modelo de estratégia traçado desde o início dos trabalhos, mas é preciso dar atenção por meio de um calendário bem definido e adequado para cada rede – além de haver um registro claro das interações feitas, independentemente das mídias usadas.

Em todas as redes, é possível criar materiais orgânicos e pagos, demandando uma análise e planejamento adequado para atingir os objetivos. 

No caso do marketing de conteúdo, evidenciam-se os materiais orgânicos e interações genuínas, alimentando o usuário e criando um vínculo por meio dos valores, missões, interesses e características/benefícios dos produtos. 

Assim, entende-se que é uma ação a longo prazo e, seja um marketing para pequenas ou grandes construtoras, as interações devem ser estimuladas, gerando valor social e, consequentemente, o destaque nos meios de comunicação, entre clientes e parceiros.

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile