Dicas

Como aumentar as vendas do mercado imobiliário na internet?

A Internet transformou, não só a forma como as pessoas se comunicam, mas também como consomem produtos e serviços. Com os mecanismos de buscas, as redes sociais e uma mídia mais barata e retorno mensurável, empresas de diversos segmentos já entenderam e começaram a apostar no marketing digital como ponto de estratégia para criar relacionamentos com […]

Published

on

A Internet transformou, não só a forma como as pessoas se comunicam, mas também como consomem produtos e serviços. Com os mecanismos de buscas, as redes sociais e uma mídia mais barata e retorno mensurável, empresas de diversos segmentos já entenderam e começaram a apostar no marketing digital como ponto de estratégia para criar relacionamentos com o cliente e vender mais imóveis.

Apesar da resistência de algumas empresas e profissionais da área quanto à eficácia do digital, é preciso considerar sempre qual o público-alvo da empresa e do produto a ser divulgado. Considerando que o Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à Internet, segundo dados de uma pesquisa do IBGE em 2016, é provável que o target que a sua empresa quer atingir esteja conectado e consuma diariamente ofertas e produtos online.

Diante disso, o mercado de imóveis precisa aproveitar as oportunidades do digital e aumentar as vendas de imóveis na Internet.

Veja abaixo 5 dicas de como aumentar as vendas de imóveis na Internet.

1 – Site atualizado e intuitivo

Considerando que o consumidor hoje é mais exigente e independente, é natural que ele comece a procurar imóveis na internet antes mesmo de entrar em contato com um corretor, construtora, loteadora ou imobiliária. Por isso, é fundamental que ele encontre o seu site nos mecanismos de busca e consiga acessar facilmente as informações sobre a empresa e os produtos.

Incluir no seu site um chat também faz toda a diferença para o cliente, já que ele pode tirar dúvidas pontuais imediatamente ou até mesmo iniciar o processo de vendas. Vale se perguntar se a sua empresa reconhece a importância do chat nos sites imobiliários. Afinal, sem um atendimento imediato, a probabilidade do cliente desistir da compra ou procurar um concorrente é grande.

2 – Conteúdo e SEO

Alinhado ao site, ter conteúdos que instiguem o cliente saber mais sobre a empresa ou que ofereça soluções para o que ele tem buscado é uma das estratégias que atraem leads e podem contribuir para o aumento das vendas.

Os e-books, por exemplo, além de serem materiais ricos que trazem as soluções que citamos acima, podem ainda ser o primeiro passo para conquistar um possível cliente, que mesmo que não esteja pronto para a compra, pode ser trabalhado dentro do Funil de Vendas.

Um dado interessante e que as empresas do setor imobiliário precisam levar em consideração é que o consumo de conteúdo via mobile aumentou nos últimos anos. Diante disso, é válido apostar em temas interessantes, mas que também tragam mensagens claras e diretas.

Tudo isso precisa estar aliado com a prática de SEO, que combinada a outras estratégias de conteúdo, pode melhorar o posicionamento do seu site em resultados orgânicos nos mecanismos de busca.

3 – Integração com ferramentas de mídia online

A integração com ferramentas de mídia online que contribuem para uma gestão eficiente de leads é, sem dúvidas, uma das grandes aliadas para aumentar a venda de imóveis na Internet. Afinal, gerenciar contatos do seu site, verificar quais mídias seus leads estão sendo captados e ainda, entrar em contato com esses potenciais clientes em tempo hábil, a fim de aproveitar o máximo de entusiasmo do cliente, não é uma tarefa fácil sem ferramentas de integração.

Essa integração com ferramentas digitais, como sites, landing pages, RD Station e Redes Sociais, traz, além das vantagens citadas acima, a eficiência na comunicação entre clientes e corretores e, consequentemente no desempenho e aumento de vendas.

4 – Atendimento rápido e eficiente

Quando se fala em compra pela Internet, o atendimento é um dos fatores determinantes para o bom resultado da venda. Quando o cliente não fica satisfeito com o tempo de espera ou qualidade do atendimento, essa ineficiência pode, inclusive, não apenas resultar em venda perdida, mas também em má publicidade.

Sabemos, entretanto, que a demora no atendimento é uma dificuldade real que muitas imobiliárias, construtoras e loteadoras enfrentam. Mas é necessário otimizar esse atendimento, considerando que as primeiras horas após a captação do lead são as mais importantes.

Pesquisas comprovam que se o atendimento é feito entre 30 e 5 minutos, a possibilidade de conversão em vendas aumenta 100%.

E é exatamente nesse ponto que a equipe de vendas precisa estar preparada para lidar com o fluxo e oferecer um atendimento rápido. Fazer essa gestão de leads manualmente é complicado e pode apresentar erros no processo e prejudicar as vendas. A solução é automatizar a gestão dos leads e integrar plataformas de captação de leads em um só lugar, como explicamos no tópico 3.  Essa automatização auxilia na rapidez da gestão e, consequentemente no aumento das vendas. Nesse sentido, um CRM Imobiliário faz toda a diferença.

5 – Comunicação e Proatividade da equipe de vendas

Todas as dicas acima funcionam bem desde que a comunicação com a equipe de vendas esteja ágil e eficiente. Sabemos que o relacionamento entre corretores, imobiliárias e gestores é complexo porque além de envolver várias pessoas nos processos, possui um fluxo de informações dispersas em diferentes meios, o que contribui para a falha na comunicação.

Uma solução para essa dificuldade é a comunicação direcionada com informações centralizadas em um único lugar. Por isso, como mencionamos, o uso de um CRM Imobiliário é fundamental para auxiliar a gestão de vendas juntamente com a gestão de equipe de corretores.

Com esse tipo de ferramenta é possível uma integração melhor entre todas as pontes da empresa e processo de vendas. Marketing – Equipe de Vendas – Gestor Comercial – > Cliente.

Uma ferramenta de gestão imobiliária não só auxilia nesse relacionamento entre os pilares da empresa, como também na mensuração de produtividade da equipe de vendas. Uma vez que, através de recursos como Funil de Vendas, o gestor consegue ter uma visão macro de todos os atendimentos que os corretores estão envolvidos, desde os que estão em andamento até as vendas já concluídas.

Por fim, é preciso entender que para aumentar as vendas de imóveis na internet é preciso se reinventar. Trocar o antigo jeito de vender imóveis, por métodos digitais, que usam a tecnologia a favor e entendem as necessidades do novo consumidor.

Mesmo que a sua empresa já esteja inserida nesse mercado digital, como saber se o seu processo de vendas tem sido eficiente? Através de relatórios completos que meçam seus resultados.

Mas sabemos que nem sempre é fácil ter acesso a relatórios organizados e com fácil cruzamento de dados. Por isso, criamos uma calculadora para ajudar a sua empresa a avaliar como está o desempenho da sua equipe de vendas, e ainda, comparar seus resultados com a média do mercado. Tudo isso através de métricas que ajudam a tomada de decisão. Faça o diagnóstico do App Facilita e saiba como está a eficiência do seu processo de vendas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile