Mercado Imobiliário

Como aplicar as estratégias de Inbound marketing no setor imobiliário?

Published

on

O marketing é essencial para todos os setores que desejam obter credibilidade e diferencial no mercado. Um deles é o setor imobiliário, que fica responsável pela venda de imóveis, inclusive aqueles com alto valor agregado. 

Por lidar com bens de alto valor e processos de decisão específicos e mais longos, esse setor tem algumas particularidades que precisam ser compreendidas por quem montará a estratégia de marketing.

Uma das particularidades é o fato de que, por ter alto valor agregado, a jornada de compra do consumidor é mais longa, pois existe um amplo processo de decisão e alguns procedimentos burocráticos que precisam ser superados. 

Por isso, a equipe de marketing precisa criar um planejamento para identificar a melhor forma de se comunicar com o público e de gerar o convencimento em relação à compra, criando desejo e otimizando a jornada de compra. 

As estratégias de marketing podem ser aplicadas, por exemplo, no ambiente físico e até levando em conta uma ação em mídias tradicionais.

Dentre os principais produtos e mudanças podemos destacar outdoors, panfletos, filipetas, banners, faixas de divulgação, dentre outros. 

No entanto, cada vez mais, há a necessidade de também aplicar a comunicação digital pois os clientes têm migrado para essas plataformas. 

Nesse cenário, o marketing digital por meio das técnicas de inbound marketing se mostram essenciais para facilitar a comunicação entre empresa e cliente, promovendo uma compra mais rápida. 

Por conta da importância desse tema, vamos explicar como é possível aplicar as estratégias de inbound marketing no setor imobiliário. Acompanhe a seguir!

O que é o inbound marketing?

O primeiro passo neste artigo é compreendermos o que é o inbound marketing. 

Basicamente, o conceito se refere a um conjunto de ações e estratégias da área do marketing, que têm como objetivo atrair os clientes e convertê-los para uma compra de forma menos invasiva.

Nesse caso, existe a produção de conteúdos diversos para os canais da empresa, a imobiliária, como:

  • Criação de material para os blogs;
  • Publicação de vídeos e fotos em redes sociais;
  • Envio de email marketing segmentado;
  • Criação de landing page e formulários para captação de dados;
  • Criação de conteúdos promocionais.

Existem 3 fases do inbound marketing que são voltadas para o relacionamento e evolução do potencial cliente ao longo da jornada.

São elas a atração dos clientes, seja por meio de um conteúdo relevante ou redes sociais; a conversão dessa pessoa em lead (visando o avanço no processo de compra); e, por fim, a manutenção de um bom relacionamento com o usuário e a efetivação da compra.

Esse é um investimento importante para a empresa porque aumenta a visibilidade, diminui o custo de aquisição do cliente e atrai os clientes em potencial mais alinhados ao negócio e mais probabilidade de fechar negócio. 

Estratégias de inbound marketing para sua imobiliária

Após compreender o que é o inbound marketing e como ele pode ser colocado em prática, abordaremos 4 processos da estratégia que podem ser aplicados em sua imobiliária para otimizar os resultados em marketing. São elas:

  • Geração de leads;
  • Qualificação de leads ;
  • Segmentação de leads;
  • Produção de conteúdos para a tomada de decisão.

Os leads são os clientes em potencial da empresa, ou seja, são pessoas que começaram o contato com sua imobiliária e demonstraram algum interesse pelo negócio.

Esse interesse pode ser desde saber mais sobre os conteúdos da sua empresa até o interesse em um imóvel específico, por exemplo.

No marketing digital, você precisa lidar com diferentes tipos de público, respeitando a jornada do cliente e suas fases, bem como os interesses desses sub-nichos, inclusive no momento de atraí-los, na primeira etapa da jornada.

Estratégias no decorrer da jornada

Um dos primeiros desafios é gerar leads qualificados, ou seja, fazer com que o internauta que acessa o seu site e seja um potencial cliente deixe um contato, cadastrando um email ou preenchendo uma landing page. 

Por isso, esse conteúdo precisa ser rico e relevante para o potencial consumidor. 

Quando esse usuário começa a demonstrar interesse pelo negócio, existe a qualificação e nutrição de leads por meio de conteúdo mais aprofundado e segmentado. 

A qualificação e segmentação de leads andam de mãos dadas, já que o mesmo conteúdo pode não servir para todos os clientes da sua empresa. 

Aqui é importante saber as dores de cada nicho para evocar a solução que sua imobiliária traz para cada grupo, como status, segurança, conforto, etc.

O quarto critério é realizar a produção de conteúdos que educam e trazem segurança para a tomada de decisão.

É importante que essa produção de conteúdo seja feita a partir da jornada de compra de cada cliente, entendendo também critérios ligados ao ambiente digital, como as técnicas de SEO, inserção de palavras-chave, link building e meta descrição. 

A partir dessas dicas, é importante investir em marketing digital e estratégias de inbound para sua imobiliária.

Isso deve ser feito para divulgar o negócio, mas não só os imóveis disponíveis. A ideia deve ser abordar também outros tópicos, como dicas sobre a escolha da casa ideal, formas de aquisição, decoração, dentre outros temas que se relacionam com a área e sejam de interesse do público.

O que você achou do conteúdo? Quer se manter atualizado sobre as notícias do mercado imobiliário? Assine a News do App Facilita e receba gratuitamente no seu e-mail um boletim semanal com as novidades e tendências do setor!

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile