Outros

Big Data: o que é e como ele pode ajudar sua construtora

Published

on

O conceito do big data tem crescido cada vez mais no mercado e tomado uma enorme proporção, trazendo inovação e mudanças positivas para os mais diversos segmentos, com tecnologia e avanços para facilitar ainda mais a rotina empresarial. 

Há quem diga que hoje vivemos na era da informação, ou seja, todos os dias lidamos com a produção de informações e dados, seja através das redes sociais, de sites ou de qualquer outro meio de comunicação.

O fato é que vivemos em um mundo onde a produção de dados e informações é enorme e todos os dias precisamos lidar com novidades e fatos que merecem e precisam da nossa atenção para até mesmo uma melhor qualidade de vida.

E quando falamos do universo empresarial, o cenário não muda, já que uma empresa que produz controlador de acesso para condomínio ou qualquer outro tipo precisa de muito cuidado e atenção no que diz respeito aos dados do negócio.

Uma empresa produz milhões de dados diariamente. São informações de clientes, pedidos, fornecedores, parceiros, revendedores, produtos, serviços, eventos, estratégias e diversas outras coisas que compõem uma marca.

Só com isso já dá para entender um pouco sobre a loucura que é cuidar de uma empresa, principalmente as que sempre estão em alta no mercado e são procuradas por diversas pessoas como são os casos das construtoras.

Ter a casa ou apartamento próprio ainda é o sonho de muitas pessoas, e as construtoras são os negócios que fazem esses sonhos serem possíveis e ajudam a construir, às vezes literalmente, esse sonho.

Entretanto, cuidar da parte manual da construção do imóvel e tudo o que o envolve, desde a estruturação até mesmo o projeto de rede de distribuição de energia elétrica junto da parte burocrática de todo o processo é um grande desafio para os profissionais.

E mesmo tendo pessoas selecionadas para cada tipo de serviço, cuidar da imensa produção de dados dentro de uma construção é um trabalho tão difícil quanto construir um imóvel, e ainda requer mais atenção e cuidado para nada dar errado.

Por isso o big data surgiu como uma solução para ajudar os profissionais de construtoras que precisam lidar com a produção e o tratamento de milhares de dados diariamente, das mais diferentes vertentes que compõem esse tipo de negócio.

Sendo assim, hoje você irá conhecer o que é o big data, como aplicá-lo na sua construtora, os benefícios que ele traz, a importância dele para esse segmento no mercado e ainda as principais marcas que obtiveram incríveis resultados com esse recurso.

Conheça o conceito do Big Data

Big Data, quando traduzido para o protuguês literal, significa grandes dados. Isso significa que o conceito trabalha diretamente com a produção de grandes dados quantitativos, ou seja, com um grande volume de produção de informações.

Como mencionamos anteriormente, as empresas tendem a ter um enorme volume de dados todos os dias, sejam elas de instalação de rede de incêndio ou até mesmo as construtoras e outras empresas do mercado.

Sendo assim, o big data funciona como uma espécie de sistema que possui como objetivo principal a coleta, organização, análise e oferecimento de dados relevantes para ajudar na rotina de uma construtora.

Por exemplo, vamos imaginar que uma construtora possui mil clientes, mas existem os que estão na etapa final do contrato fechado com a empresa, os que estão no meio e os que acabaram de entrar na casa.

Como saber quem é quem e separar os clientes por status para oferecer um melhor atendimento e acompanhamento do processo? Os profissionais podem até tentar fazer isso manualmente, mas o trabalho, esforço e tempo gasto serão ainda maiores.

É justamente nisso que o big data ajuda, porque ele realiza uma melhor organização e análise de todos os dados que compõem tanto uma empresa de fios e cabos eletricos quanto uma construtora, oferecendo uma rotina mais otimizada para todos.

Não é à toa que se tornou um dos conceitos mais procurados nos últimos tempos e tem trazido diversos benefícios para as construtoras, benefícios esses que iremos aprofundar mais à frente para que você os conheça bem.

Aprenda a aplicar o big data nas construtoras

Muitos acham que aplicar o big data dentro de uma construtora é até mesmo impossível, mas engana-se completamente quem pensa nisso. É mais do que possível aplicar esse conceito em áreas muito importantes dentro de uma construtora. Algumas delas são:

Marketing

A área de marketing é uma das mais importantes dentro de qualquer tipo de negócio, e as construtoras não ficam de fora, já que é preciso ter estratégias de marketing bem estabelecidas para atrair e fidelizar clientes ao seu negócio.

E assim como essas estratégias fazem toda a diferença na prestação de serviços de engenharia elétrica, elas também são essenciais para que uma construtora obtenha bons resultados no mercado.

O big data é um grande aliado dos profissionais de marketing, pois trazem dados relevantes sobre o público-alvo da marca, seu alcance e influência no mercado, justamente para ajudar na definição das melhores estratégias para trazer ainda mais resultados à empresa.

Controle de qualidade

O controle de qualidade é aquele setor que faz toda a diferença no oferecimento de um bom serviço ou produto aos seus clientes, o que sabemos que está diretamente ligado a boa avaliação da marca e satisfação deles perante a empresa.

Entretanto, a qualidade não tem que se limitar apenas aos serviços ou produtos oferecidos pela empresa, mas deve ser uma característica presente em tudo o que envolve a marca, desde seus processos, atendimentos e até mesmo os seus dados.

Por isso, o big data também se torna essencial para o controle de qualidade de todos os dados da construtora, mantendo eles seguros e organizados de maneira otimizada, entregando informações relevantes sempre que necessário.

Financeiro

Por fim, mas longe de ser menos importante, o setor financeiro é um dos mais importantes para qualquer tipo de negócio, desde uma empresa especialista na instalação de malha de aterramento ou até mesmo uma construtora de sucesso no mercado.

Além de ser uma área importante, é uma das que mais precisa de cuidado e atenção, pois produz e cuida de milhares de dados diariamente e que, se não forem tratados da maneira correta, podem trazer grandes problemas para a empresa.

Sendo assim, o big data é essencial para organizar, tratar e analisar de maneira efetiva esses dados tão importantes para uma construtora, trazendo segurança e otimização para as informações da sua marca e de seus clientes.

Essas são apenas algumas das diversas maneiras como você pode aplicar o big data dentro da sua construtora. Fora elas, você ainda consegue aplicá-lo na área de manutenção, produção, atendimento, acompanhamento de projetos e muitas outras.

Benefícios do big data

Como mencionamos anteriormente, selecionamos alguns dos principais benefícios do big data para as construtoras com o intuito de te provar, de uma vez por todas, a importância dele dentro do seu negócio. Confira:

Otimização de processos

Otimizar os processos de uma construtora que oferece um serviço de gerenciamento de obras e também um acompanhamento de projetos para seus clientes é essencial para que ambos não se percam em meio a eles.

Por isso o big data ajuda justamente na otimização de diferentes processos que são realizados e oferecidos pela sua construtora, o que oferece mais produtividade para a sua equipe e acessibilidade para os colaboradores e seus clientes.

Mais controle de dados

Como mencionamos desde o início do conteúdo, os dados dentro de uma construtora são produzidos em grande volume e diariamente, por isso precisam de um cuidado, atenção e tratamento maior, coisas que apenas o big data consegue oferecer.

Ele auxilia na coleta, organização, análise e oferecimento de todos os dados que compõem a construtora, consegue separá-los por categorias justamente para ajudar no melhor e maior controle de todas essas informações.

Melhor relacionamento com os clientes

O bom relacionamento com seus clientes é essencial tanto para uma empresa que oferece consultoria energia elétrica quanto para uma construtora, pois são eles que fazem a sua marca ter uma boa reputação no mercado.

E o big data auxilia no melhor controle e organização dos status de cada cliente dentro da construtora, o que ajuda na construção de um melhor relacionamento com eles para que os clientes se sintam acolhidos pela sua empresa.

Entenda a importância do big data

O big data não se tornou um conceito tão importante à toa, sua ideia principal trouxe inovação e mudanças que mudaram por completo todo o mercado mundial e ajudou empresas dos mais diversos segmentos a triplicarem seus resultados.

E dentro das construtoras não foi diferente, não é à toa que diversas empresas desse segmentos obtiveram incríveis resultados após adotar a esse conceito dentro de seus negócios, como:

  • Direcional Engenharia;
  • Construtora Tenda;
  • Construtora MPD;
  • Diálogo Engenharia;
  • Cyrela (Cliente app Facilita);
  • Cury Construtora (Cliente app Facilita);
  • Matec Engenharia;
  • Plano & Plano.

Sua construtora pode ser a próxima a entrar para essa lista, que conta com as melhores construtoras do país que chegaram nesse patamar após entenderem a importância do big data nos seus processos.

Ele traz segurança e proteção para as informações da empresa, auxilia na otimização de processos e na criação de um melhor relacionamento interno e externo dentro da empresa como um todo.

Dessa maneira, entendemos que big data é muito mais do que apenas uma tecnologia, mas um conceito inovador que está mudando o mercado empresarial e trazendo uma nova era repleta de facilidades e acessibilidade para os mais diversos tipos de negócios.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário? Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos semanalmente no seu e-mail!

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile