O Banco Central deu o primeiro passo na ampliação da divulgação sobre os dados do mercado imobiliário.
De acordo com a nota divulgada pela instituição, a nova publicação é resultado de uma compilação de informações recebidas de diversas fontes:
– Sistema de Informações de Créditos (SCR); – Sistema de Informações Contábeis (COSIF); – Direcionamento dos Depósitos de Poupança (RCO); – Além de dados de entidades de depósito e registro de ativos.
Com essa iniciativa, detalhes sobre fontes de recursos, valores contábeis, novas contratações, estoque de crédito e detalhes de imóveis serão divulgados mensalmente pelo banco.
A partir dessas informações, as empresas do setor conseguem verificar a demanda de acordo com detalhes divulgados sobre imóveis, como tipo (apartamentos e casas), números de quartos e garantia (hipoteca ou alienação fiduciária) antes de investir em projetos imobiliários.
Na apresentação dos dados, a página, que antes era atualizada trimestralmente, conta com gráficos das principais métricas analisadas pela pesquisa, com a possibilidade de gerar informações detalhadas por Estados, por meio de dados abertos.
Segundo a nota da instituição, a iniciativa do compartilhamento das informações está alinhada aos preceitos de transparência a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.257), com a divulgação de informações de interesse público pelo Banco Central.
Distribuído em 6 seções, o relatório centraliza informações e incentiva a tomada de decisão na construção de projetos imobiliários, pelo acompanhamento das tendências do mercado.
Confira o relatório do Banco Central clicando aqui!