Mercado Imobiliário

Banco Central potencializa divulgação de dados do mercado imobiliário

Published

on

O Banco Central deu o primeiro passo na ampliação da divulgação sobre os dados do mercado imobiliário.

De acordo com a nota divulgada pela instituição, a nova publicação é resultado de uma compilação de informações recebidas de diversas fontes:

– Sistema de Informações de Créditos (SCR);
– Sistema de Informações Contábeis (COSIF);
– Direcionamento dos Depósitos de Poupança (RCO);
– Além de dados de entidades de depósito e registro de ativos.

Com essa iniciativa, detalhes sobre fontes de recursos, valores contábeis, novas contratações, estoque de crédito e detalhes de imóveis serão divulgados mensalmente pelo banco.

A partir dessas informações, as empresas do setor conseguem verificar a demanda de acordo com detalhes divulgados sobre imóveis, como tipo (apartamentos e casas), números de quartos e garantia (hipoteca ou alienação fiduciária) antes de investir em projetos imobiliários.

Na apresentação dos dados, a página, que antes era atualizada trimestralmente, conta com gráficos das principais métricas analisadas pela pesquisa, com a possibilidade de gerar informações detalhadas por Estados, por meio de dados abertos.

Segundo a nota da instituição, a iniciativa do compartilhamento das informações está alinhada aos preceitos de transparência a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.257), com a divulgação de informações de interesse público pelo Banco Central.

Distribuído em 6 seções, o relatório centraliza informações e incentiva a tomada de decisão na construção de projetos imobiliários, pelo acompanhamento das tendências do mercado.

Confira o relatório do Banco Central clicando aqui!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile