Recursos

Assinatura eletrônica ou digital: saiba qual opção usar

Published

on

O uso da tecnologia está em alta em diversos setores. Um deles é o mercado imobiliário. As inovações exclusivas para esse setor facilitam e agilizam diversos processos dentro de uma construtora ou imobiliária. Existem ferramentas essenciais para descomplicar processos e permitir que sua empresa venda mais e melhor, como a assinatura eletrônica e digital.

Você já conhece essas novidades que facilitam o fechamento da venda no mercado imobiliário? Então confira mais sobre elas e saiba qual é a melhor opção para seu negócio!

Afinal, qual a diferença entre a assinatura eletrônica e digital?

No mercado imobiliário, os procedimentos burocráticos são comuns, como a necessidade da assinatura de diversos documentos após uma venda de um imóvel, por exemplo.

Se por um lado esse procedimento é imprescindível, por outro ele pode levar tempo e até dificultar o fechamento da venda, pois a necessidade de deslocamento até os cartórios, assinatura de cônjuges, testemunhas e fiadores leva tempo, dinheiro e desgaste de todos os envolvidos no negócio.

No entanto, com uso da tecnologia, assinar documentos pode se tornar mais prático, favorecendo o cliente, que não precisa sair de casa para realizar a assinatura e a empresa, que possui agilidade no processo e no atendimento aos clientes.

As soluções inovadoras para assinatura, em vez da assinatura manual, são a eletrônica e digital. Apesar dos termos serem parecidos, na prática, elas possuem algumas diferenças e conhecê-las é essencial para escolher a melhor para o seu negócio.

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é uma ferramenta que permite assinar documentos eletronicamente, sendo uma alternativa segura e moderna para a assinatura em papel. Uma solução de simples utilização, rápida e com validade jurídica.  

A assinatura eletrônica pode ser utilizada em muitos documentos, como:

  • Assinatura de serviços;
  • Contrato de compra e venda de imóvel;
  • Contrato de seguros e planos de saúde;
  • Documento de compra e venda com fornecedores;
  • Notificações jurídicas;
  • Operações em bancos e financeiras.

A Lei 14.063 classificou as assinaturas eletrônicas em três tipos: simples, avançada e qualificada. Para saber mais sobre esses novos tipos, clique aqui.

Assinatura digital

Um dos tipos de assinatura eletrônica é a digital. Essa assinatura é criptografada, ou seja, é associada ao nome da pessoa que assina o documento. Para isso, é necessário um certificado digital, que atesta sua autenticidade.

A emissão dos certificados digitais utiliza a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, a ICP-Brasil. A Soluti é uma das empresas especializadas em certificação digital no país, sendo a maior do setor no Brasil. Com as soluções oferecidas é possível ter além da autenticação e documentos eletrônicos, mais mobilidade e menos gastos para as construtoras, imobiliárias, incorporadoras que as utilizam.

Com o certificado digital é possível atestar a autenticidade da assinatura eletrônica, por meio de outros elementos, como:

  • Comprovação da integridade do documento assinado;
  • Identificação e autenticação do autor da assinatura;
  • Registro da assinatura.

Assim, tanto a assinatura eletrônica e a digital permitem, além da diminuição da burocracia, a proteção nos processos, praticidade, economia de custos operacionais e agilidade no fechamento de vendas.

Quer utilizar essa solução no seu negócio? Então confira nosso webinar completo sobre como aplicar a assinatura  eletrônica na prática.

Quais são os benefícios de se utilizar a assinatura eletrônica no mercado imobiliário?

O uso da assinatura eletrônica possui diversos benefícios. Conheça as vantagens do uso dessa solução para o mercado imobiliário:

Segurança

Oferecer uma segurança maior em contratos, documentos e informações é um desafio para as empresas do mercado imobiliário.

Entretanto, com o uso da assinatura eletrônica isso é possível, já que essa tecnologia utiliza criptografia e garantias superiores de segurança, sendo até mais seguras juridicamente do que as realizadas em papel.

Além disso, o acesso às informações são feitas na nuvem, permitindo acesso 24 horas, todos os dias da semana, em tempo real e em diversos dispositivos eletrônicos.

Economia de dinheiro

O uso de material de escritório na impressão de documentos, por exemplo, gera um grande gasto para uma empresa do setor imobiliário. Afinal, é preciso utilizar papel, energia elétrica, tinta e cartucho da impressora, entre outros materiais, para imprimir contratos e outros documentos no dia a dia de uma imobiliária ou construtora.

Com o uso da assinatura eletrônica esses gastos diminuem, pois o cliente pode assinar as propostas e contratos de forma digital. Além do mais, a ida a cartórios e outros órgãos é diminuída ou eliminada, uma economia de dinheiro tanto para a empresa quanto para o cliente.

Economia de tempo

Ir com frequência até a imobiliária ou construtora é algo comum para qualquer cliente que está prestes a fechar a compra de um imóvel. Mas o deslocamento até o cartório posteriormente, além de necessitar de tempo do cliente, também pode causar o desgaste e até a desistência da compra.

Por isso, para evitar a perda de tempo e otimizar os processos, a assinatura eletrônica se torna indispensável para empresas do mercado imobiliário, pois o cliente não precisa se deslocar até a empresa para realizar a assinatura.

Multiplataforma

Com o acesso facilitado aos dispositivos eletrônicos como laptop, computador, smartphone e tablet, oferecer uma solução que permita o cliente assinar documentos através de multiplataforma é um benefício da assinatura eletrônica.

Sustentabilidade

Por fim, mas não menos importante: outro benefício que a assinatura eletrônica oferece é a sustentabilidade, pois a empresa diminui consideravelmente o uso do papel.

Um ambiente corporativo mais sustentável já faz parte das grandes corporações, que investem em ações para diminuir os impactos ambientais. Assim, desde as grandes até as pequenas imobiliárias, construtoras, incorporadoras devem investir nessa tendência. O uso da assinatura eletrônica permite isso.

Gostou de saber mais sobre assinatura eletrônica ou digital? Confira nosso ebook sobre transformação digital no mercado imobiliário e veja como a tecnologia muda a venda de imóveis!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile