Mercado Imobiliário

ABRAINC|FIP: alta nos lançamentos e nas vendas do 1° trimestre de 2021

Published

on

Seguindo a tendência de crescimento advindas de 2020, com taxas de juros baixas e potencialização do poder de compra, a Abrainc|Fip aponta alta nos lançamentos e nas vendas do 1° trimestre de 2021. O setor imobiliário finda o 1º trimestre com alta de 39% nos lançamentos e de 21% nas vendas.

O crescimento acontece tanto para o segmento de Casa Verde e Amarela (CVA), quanto para os empreendimentos de Médio e Alto Padrão (MAP).

 

Indicadores da ABRAINC|FIP

 

Em um levantamento realizado pela Abrainc-Fipe no ano de 2020, o crescimento nos lançamentos foram apontados como os maiores e melhores desde 2014, com a crescente de e 26,1% nas vendas e de 1,1% nos lançamentos de imóveis novos no Brasil.

A pesquisa apresenta  os principais números e resultados totais e por segmento no último trimestre móvel, apontando a soma de 34.876 unidades comercializadas em lançamentos imobiliários, o que implicou em uma alta de 30,8% em relação ao ano precedente, no mesmo período.

Tanto os lançamentos quanto as negociações seguem em progresso, como apontado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). 

No primeiro trimestre de 2021, foram comercializadas 34.823 unidades, apresentando um crescimento de 21% comparado ao quantitativo do período em 2020. Considerando os últimos 12 meses, finalizados março, avançaram 144.688 unidades, sobrepondo 27,1% do volume de transações do ano de 2020.

Nas vendas líquidas a crescente foi de 22,3% nos primeiros 3 meses de 2021 e 28,3%, nos últimos 12 meses. Assim, o primeiro trimestre de 2021 encerrou o período com uma alta de 39% nos lançamentos de imóveis, em relação ao ano precedente, no mesmo período. 

 

Aquisição da casa própria

 

Como apontado pelo presidente da Abrainc, Luiz França: “O ambiente de negócios permanece propício. Dessa forma, seguindo com grande atratividade para o investimento em imóveis em relação às aplicações financeiras tradicionais. Portanto, com perspectivas positivas para os consumidores que estão em busca do sonho da casa própria, por conta das taxas atrativas”.

Alta nos lançamentos e nas vendas do 1° trimestre de 2021 apontam que o ritmo de crescimento do mercado imobiliário se dá pela confiança para tratados e taxas alternativas. Assim, potencializando o poder de compra e atraindo compradores. 

 

Segmentos

 

O segmento CVA continuou forte, mantendo predomínio no mercado, mas a alta superior a 64,7% nos lançamentos MAP, chamou a atenção nesses primeiros meses do ano.

Os  empreendimentos de Médio e Alto Padrão, ganharam destaque na pandemia por conta do isolamento social. Uma vez que, as pessoas passaram a ficar totalmente ou grande parte do tempo em suas residências. Então, instigando a busca por imóveis mais apropriados para o home office e mais confortáveis.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile