Mercado Imobiliário

3º trimestre de 2021 é marcado por redução de 9,5% nas vendas de imóveis

Published

on

O impacto na diminuição das negociações no 3º trimestre de 2021 contabiliza 11,2% e os lançamentos cresceram 7% no comparativo do mesmo período no ano de 2020. Como esperado, houve queda nas vendas de imóveis novos em relação ao 2º trimestre de 2021, a redução foi de 9,5%. Mas você sabe o que provocou essa moderação no setor? Buscando dar nome aos culpados, a alta dos materiais de construção e a redução do poder de compra se destacam diante da inflação geral de 10% no Brasil.

Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, “a grande esperança é que temos o contínuo interesse na aquisição, as famílias estão querendo imóveis, elas continuam com apetite”. Diante disso, é importante que as construtoras estejam atentas aos interesses desse público e saibam aproveitar essa oportunidade do setor. Você, gestor, quer saber como se deu esse comportamento do mercado e quais estratégias traçar para fazer a gestão adequada a esse cenário, visando impulsionar as vendas da sua construtora? Continue a leitura e descubra!

O 3º trimestre de 2021

O setor imobiliário se manteve aquecido durante esse ano. Apesar da alta da Selic e o aumento dos materiais de construção, as incorporações tiveram o melhor 1° semestre da história, com grandes perspectivas para a permanência de um cenário positivo.

Já no terceiro 3º trimestre de 2021, a alta nos insumos de construção afetou os números do mercado imobiliário no país. Por este motivo, as vendas de imóveis novos registram queda de 9,5% no último trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. Já os lançamentos, subiram 13,6%.

Segundo Martins: “Os números reforçam o que foi dito desde o ano passado, que o mercado só tende a crescer. Porém os motivos para a redução das vendas se devem a três grandes fatores: o cenário político do Brasil e o aspecto do emprego. E esses três itens têm a ver com insegurança futura”.

A geração de empregos também foi afetada no setor, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, disse em uma coletiva na última segunda-feira: “O emprego de hoje é a venda de ontem. Vamos fechar o ano com contratação de 360 mil a 400 mil novos empregos porque vendemos muito bem nos primeiros nove meses. O emprego de amanhã depende da venda de hoje e ela caiu quase 10%, então temos que ter muito cuidado para não termos uma situação delicada no próximo ano”.

O que mantém a expectativa de crescimento para o próximo ano (2022) é a intenção de compra. Como já mencionado aqui neste artigo, o contínuo interesse na aquisição de imóveis traz esperanças para incorporadoras, construtoras e imobiliárias.

Houve moderação na intenção de compra?

Em razão da pandemia, o comportamento de compra mudou. Em uma pesquisa realizada pela CBIC em parceria com a Brain Inteligência Estratégica (empresa de pesquisa e consultoria em negócios) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os números apontam redução de 7% na intenção de compra no terceiro semestre deste ano, o aumento da inflação aparece como a principal razão para essa queda.

Quais estratégias traçar para fazer a gestão adequada diante desse cenário?

Saber como vender imóveis é a principal característica de qualquer negócio do mercado imobiliário. A diferença é que, com o advento tecnológico impulsionado pela transformação digital, todo o processo de vendas passou a ser reconsiderado. Afinal, muitas soluções facilitam o fluxo de trabalho, minimizam as atividades mecânicas e repetitivas e otimizam a experiência de compra dos clientes.

Muitas empresas ainda batalham para fazer essa transição sem perder o equilíbrio dos esforços praticados e os resultados adquiridos. Além disso, há uma preocupação com a estabilidade ou não do mercado devido ao atual cenário econômico do país. Por isso, incorporadoras, construtoras, loteadoras e imobiliárias buscam traçar estratégias que “conversem” com essa condição imposta ao setor. Mas e você, sabe o que fazer para impulsionar suas vendas?

O primeiro passo é focar na organização! Temos visto que com a correria enfrentada pelos corretores, a organização passou a ser uma necessidade e não uma característica. Isso porque, a gestão de clientes vem sendo fundamental para fechar vendas e a tecnologia surge como uma grande aliada. O uso de CRM, ERP e ferramenta de gestão, além de manter o processo da sua construtora organizado, trazem mais credibilidade e confiança para a sua empresa no mercado.

Gestão de atendimento

A gestão do atendimento permeia entre a empresa e o cliente, firmando um relacionamento bem estruturado que visa fornecer a melhor experiência possível durante todo o processo de venda. 

E como já falamos há algum tempo, a melhor forma de oferecer ao cliente tudo que ele precisa para a decisão de compra é dispondo de um aplicativo para vendas personalizado o seu tipo de negócio no mercado imobiliário. Um grande diferencial é ter seu processo centralizado em uma única ferramenta e que possa ser acessada em qualquer lugar.

É importante que haja um CRM para se cadastrar os clientes, receber os leads gerados pelas campanhas digitais, distribuir entre os corretores e registrar os atendimentos. Recursos que tornam o processo de vendas de imóveis inteiro, integrado e coeso. Realizando toda a Gestão de Vendas e CRM desde a captação do lead até o fechamento da venda.

Venda sem burocracia!

A mesma tecnologia que revolucionou os hábitos dos consumidores, trouxe também soluções para otimizar a gestão das construtoras, o objetivo é facilitar a vida de ambos.

A utilização de uma ferramenta de gestão traz mais liberdade e autonomia para o corretor, o que é essencial para que a sua equipe tenha uma atuação mais eficiente. Dado que, eliminar a burocracia reduz o tempo gasto nas atividades e permite que os a sua equipe de vendas passe mais tempo focando nas vendas de imóveis.

Qual ferramenta escolher?

Você precisa de uma solução que seja de fácil utilização e que faça o controle completo da gestão de vendas, desde a abertura de um processo até o seu fechamento. Além disso, ela precisa ser de fácil manuseio para que sua equipe de corretores sejam receptivos à essa nova tecnologia.

O App Facilita pensa nesses processos e entende que às vezes é difícil essa implementação. Por isso, nós oferecemos tudo que a sua construtora precisa para fechar vendas, centralizando em um único local todo o processo, pensado e moldado exatamente para atender desde suas necessidades gerais às mais específicas. Estamos revolucionando as vendas do mercado imobiliário e queremos te ajudar a vender mais! 

Torne seu processo mais eficiente e venda mais rápido! Acompanhe esse vídeo de demonstração preparado pela nossa Coordenadora de Marketing, Ana Maria, e veja como é simples e fácil a vendas de imóveis no App Facilita:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile