Mercado Imobiliário

Vendas de imóveis de médio e alto padrão crescem no mercado imobiliário

Entenda quais fatores estão impulsionando as vendas de imóveis de médio e alto padrão – e descubra como aproveitar essa tendência.

Published

on

O clima é de otimismo para incorporadoras de médio e alto padrão este ano. Segundo dados do Valor Econômico, os segmentos tiveram um crescimento de 36% em lançamentos  e 27% em vendas no ano de 2019.

Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o PIB da construção civil teve um aumento de 1,3% no terceiro trimestre de 2019, sendo duas vezes maior que o PIB Brasil (0,6%).

E esse crescimento deve continuar neste ano. Espera-se um aumento de 20% a 30% nos lançamentos de imóveis de médio e alto padrão. Já para MCMV, a estimativa é de um aumento de 5% a 10% nos lançamentos, número próximo do que ocorreu nos últimos anos.

Você quer entender melhor sobre o crescimento das vendas de imóveis de médio e alto padrão? Então confira a seguir!

Cenário otimista no mercado imobiliário

A Abrainc, em parceria com a FIPE, realiza uma pesquisa mensal, na qual aponta os números de lançamentos, vendas, ofertas e distratos de imóveis em todo o país. Seu último relatório mostrou que o terceiro trimestre de 2019 teve um aumento em número de lançamentos, se comparado ao mesmo período de 2018.

No segmento de médio e alto padrão (MAP), esse crescimento foi de 20% – com destaque para a cidade de São Paulo e sua concentração em bairros de alta renda.

Quais fatores levam ao crescimento das vendas de imóveis de médio e alto padrão?

Veja os principais fatores que estão impulsionando as vendas de imóveis de médio e alto padrão:

Queda nas taxas de juros

Em 2019, a taxa Selic chegou a 4,5%, a menor marca da história. Além do impacto que gerou no mercado imobiliário, o fator também reflete nos juros futuros – que medem a confiança do mercado – e possibilita a oferta de crédito para mais pessoas.

Segundo a Abrainc, uma queda de 1% nos juros pode incluir até 2,8 milhões de famílias em financiamentos imobiliários. Por isso, as reduções dos juros movimentam tanto o mercado.

Facilidade de obtenção de crédito

Além das menores taxas de juros, também está se tornando cada vez mais fácil a obtenção de crédito imobiliário – principalmente para a aquisição de imóveis de médio e alto padrão.

Esse aumento da procura de imóveis pelo consumidor ajuda a impulsionar o investimento em novos empreendimentos por parte das construtoras. Dessa forma, o mercado imobiliário entra em um ciclo positivo de crescimento sustentável.

Principais focos de empreendimentos

Outro ponto positivo que chama a atenção em vendas de imóveis de médio e alto padrão é a diversidade de focos de empreendimentos. Ou seja, os consumidores não estão procurando por apenas um tipo de empreendimento – abrindo margem para que as construtoras e incorporadoras explorem várias possibilidades.

Como alavancar as vendas de imóveis de médio e alto padrão?

É importante saber como aproveitar esse crescimento para alavancar as vendas de imóveis de médio e alto padrão. Afinal, diversas outras construtoras também estão de olho nas oportunidades que surgem no mercado.

Para isso, é preciso ficar atento a alguns pontos importantes que impactam nas vendas de imóveis de médio padrão e alto padrão.

  • Venda dos estoques remanescentes: Você possui estoques de anos anteriores? Essa é a hora ideal para investir na divulgação e encontrar bons compradores. O aumento na procura por imóveis certamente pode ajudá-lo a acabar com o problema de empreendimentos parados.

  • Seguir o ritmo do consumidor: É o cliente quem dita o ritmo do mercado. Por mais que a economia esteja colaborando com o aumento das vendas, procure entregar uma experiência positiva para seu cliente, com agilidade e eficiência no atendimento .

  • Explore a tecnologia como aliada: Para aumentar as vendas de imóveis de médio e alto padrão será preciso investir em ações de marketing e vendas. A tecnologia pode ser uma grande aliada neste momento. É preciso se preparar para vender com ferramentas que automatizam processos e simplificam as rotinas do setor comercial.

Você já conhecia essa tendência para as vendas de imóveis de médio e alto padrão? Sua construtora está preparada para aproveitar o crescimento do mercado imobiliário 2020? Deixe o seu comentário.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile