Gestão

Quais ferramentas de gestão imobiliária sua construtora precisa ter?

Ter uma gestão imobiliária eficiente é muito importante para não perder vendas e evitar retrabalho. Quantas vezes você já perdeu tempo com várias planilhas de controle que no final não te dizem nada ou te fazem perder tempo buscando as informações? Quem trabalha no mercado imobiliário, principalmente como gestor, sabe que o volume de informação […]

Published

on

Ter uma gestão imobiliária eficiente é muito importante para não perder vendas e evitar retrabalho. Quantas vezes você já perdeu tempo com várias planilhas de controle que no final não te dizem nada ou te fazem perder tempo buscando as informações?

Quem trabalha no mercado imobiliário, principalmente como gestor, sabe que o volume de informação circulando é bastante alto e, com consumidores cada vez mais informados, sua equipe de corretores precisa trabalhar com muita organização para não perder nenhuma oportunidade de fechar um negócio.

Portanto, sistemas de gestão imobiliária são essenciais para aumentar a produtividade dos corretores e, consequentemente, as vendas. É nesse cenário que a tecnologia entra em jogo para trazer as melhores soluções para construtoras. Através dela, é possível armazenar grandes quantidades de informações, em softwares verticalizados para o próprio segmento imobiliário. Vale ressaltar que a informação é uma peça chave para fazer a captação e a retenção de clientes.

Dito isso, vamos destacar agora o conceito de duas ferramentas de gestão que sua construtora precisa ter em 2016. Confira e veja qual se encaixa melhor à sua realidade.

ERP – Enterprise Resource Planning

Traduzindo ao pé da letra, a sigla ERP nada mais é que o Planejamento dos Recursos da Empresa, ou seja, nada mais que um sistema de gestão empresarial. Se sua construtora trabalha com um ou mais softwares isolados para cada departamento, você com certeza, deve enfrentar problemas para gerenciar todos os dados, não?

A solução que um ERP oferece é justamente a unificação  de todos esses sistemas, mantendo as todas as informações, sejam elas contábeis, financeiras, de recursos humanos e comerciais integradas e sempre atualizadas. Com a gestão do fluxo de informação otimizada e organizada, a comunicação interna  se torna mais fácil e menos custosa.

Ficou claro? Com essa integração dos setores, o departamento financeiro, por exemplo, é capaz de saber rapidamente quanto dinheiro destinar à quitação de impostos e quanto direcionar ao pagamento de funcionários, de acordo com as informações que o setor de gestão de recursos humanos disponibilizar no sistema.

CRM – Customer Relationship Management

Enquanto de um lado, o ERP organiza os dados internos da construtora, por outro, o  CRM otimiza a gestão da equipe de corretores e, principalmente, o relacionamento com o cliente, de onde vem a sigla, que em português seria algo como Gestão do Relacionamento com o Cliente. Isso facilita, e muito, a captação de clientes em potencial, que também podemos chamar de leads. e aumentando a porcentagem de conversão, ou seja, quando esse lead finaliza a venda.

Além de padronizar todas as informações que os corretores passam para os clientes, o crm imobiliário cria um banco de dados com os clientes em potencial, que podem ser alimentados com informações sobre imóveis específicos ou sobre novidades e tendências do mercado imobiliário, tudo de acordo com o interesse de cada um.

Como as informações armazenadas dão uma visão mais ampla sobre os contatos, o corretor é capaz de identificar qual cliente é a melhor oportunidade de negócio em relação ao esforço de venda. Mas como isso é possível?

Simples. Geralmente, o CRM imobiliário fornece um histórico de atendimento, e através dele, por exemplo, o corretor acompanha todo o desenvolvimento do interesse do cliente, e consegue oferecer no momento certo a melhor opção de empreendimento para aquele lead, de acordo com a sua necessidade. Assim, a empresa otimiza a gestão comercial, estreita os laços com esses clientes em potencial, aumenta as chances de atendê-los quando estiverem prontos para comprar um imóvel e, fideliza aqueles que já são clientes.

Por fim, é preciso ressaltar que a tecnologia por si própria, por mais avançada que seja, não consegue fazer milagres. Ela pode facilitar o trabalho da equipe de corretores, porém, é necessário o comprometimento de cada colaborador para coletar as informações e registrá-las no software para que elas estejam disponíveis quando você ou sua equipe precisar delas para conduzir uma negociação ou mesmo fechar uma venda.

Então, já usa algumas dessas ferramentas de gestão imobiliária em sua construtora? Se sim, compartilhe conosco como está sendo sua experiência com esses sistemas. Se quiser saber mais como um CRM imobiliário pode auxiliar a gestão comercial das construtoras, sugiro assistir nosso vídeo sobre a integração do ERP UAU com o CRM Facilita e entender as reais vantagens da parceria com a Globaltec.

{{cta(‘b560fd89-ad78-496d-9451-4d4df9294ea4′,’justifycenter’)}}

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile