Se podemos tirar uma conclusão do atual momento do mercado da construção, no Brasil e no mundo, é que ele está buscando se renovar. Isso é perceptível pelos eventos que mais chamam a atenção e seus conteúdos. Em Goiânia, os principais empresários e empreendedores desse mercado no Centro-Oeste se reuniram no Construtalk Goiânia 2018, evento […]
Se podemos tirar uma conclusão do atual momento do mercado da construção, no Brasil e no mundo, é que ele está buscando se renovar. Isso é perceptível pelos eventos que mais chamam a atenção e seus conteúdos. Em Goiânia, os principais empresários e empreendedores desse mercado no Centro-Oeste se reuniram no Construtalk Goiânia 2018, evento que teve apoio do Facilita.
Buildin organizou um cronograma de palestras sobre tecnologia e inovação na construção civil, além de dar abertura para startups se apresentarem. Trazemos abaixo alguns insights a partir do evento:
Parque Tecnológico
A partir do Gyntec e da ACE as startups terão um parque tecnológico de alto nível em Goiânia. Em 2020 já veremos o início dessa concretização, com a entrega dos primeiros prédios. Além disso, Marcos Campos, Diretor-Executivo do GYNTEC, apresentou o ecossistema de inovação que está sendo criado no Centro-Oeste.
Era cognitiva e os reflexos na construção
Hevertom Fischer, Client Technical Leader da IBM, foi além de simplesmente trazer os conceitos de big data, internet das coisas, blockchain e economia das APIs. Ele fez uma demonstração prática de um simples equipamento que trazia várias informações sobre o ambiente, como luminosidade, direção, altura, umidade, conectado a internet. E, claro, vimos em ação o IBM Watson, abrindo uma discussão sobre a aplicabilidade na construção civil.
Habitação resiliente
Saulo Suassuna, CEO & Founder da Molegolar, trouxe essa ideia com a modulação da oferta de produto imobiliário. Como peças de lego, vimos um apartamento que se adapta a cada momento da vida de uma pessoa, comprando e vendendo módulos (espécie de miniapartamentos).
Smartcontracts e Blockchain
Alonso Soler explicou o conceito de Smartcontract e Blockchain. Na construção civil, elas encontram infinitas possibilidades de aplicações que servem de solução para problemas atuais de ineficiência e potencializam a lisura das operações, ainda mais quando aliado ao BIM.
Cultura de inovação na prática
Hugo Serra e Gabriela Rezende apresentaram como Alphaville Urbanismo e Duratex estão incorporando a inovação ao DNA das empresas. Enquanto a primeira busca se associar a startups mais maduras, a segunda incentiva internamente soluções criativas. Hugo e Gabriela concordaram que cada empresa deve encontrar a sua maneira de inovar. Não existe receita de bolo para isso, mas princípios sim.
Estamos só no começo
Bruno Loreto, CEO do Construtech Ventures, nos deu um choque de realidade, ao mostrar uma pesquisa da McKinsey em que a construção civil está em penúltimo dentre os setores que mais inovam no mundo. O lado bom disso é que há um grande espaço para o crescimento, ou seja, você como empresário do ramo, deve ficar atento às startups que já existem e as que estão surgindo. Inclusive, o Bruno Loreto apresentou o mapa de Construtechs e Proptechs do Brasil, e nós do Facilita estamos lá.