Mercado Imobiliário

Indicadores ABRAINC|FIP

Published

on

O ano de 2020 começou com muita força no Brasil para todos os segmentos, “janeiro e fevereiro foram anos espetaculares”, como aponta o presidente da ABRAINC, Luiz França. Foram taxas de juros nunca vistas na história brasileira, super baixas, implicando em prestações mais baratas, despertando o interesse e potencializando o poder de compra das pessoas interessadas em algum imóvel. Porém, com a chegada da pandemia, uma grande interrogação surgiu: e agora?

Segmentos

Mesmo com o advento da pandemia, os lançamentos e vendas no mercado imobiliário não pararam e o setor seguiu com um forte desempenho, superando as expectativas de gestores comerciais.

Para Luiz França: “O ambiente de negócios permanece propício, com grande atratividade para o investimento em imóveis, em relação às aplicações financeiras tradicionais, e com perspectivas positivas para os consumidores que estão em busca do sonho da casa própria”.

O seguimento Casa Verde e Amarela (CVA) continuou forte, mantendo  a característica de resiliência que sempre teve no mercado.

Já os empreendimentos de Médio e Alto Padrão (MAP) foram impulsionados por que o público desse segmento disse querer mudar de imóvel, isso devido ao aumento no número de pessoas no cumprimento do isolamento social, imposto pela pandemia. 

O consumidor MAP passou a buscar por imóveis com varanda, coberturas, casas e outros, grande parte das pessoas passaram a sentir a necessidade de parecerem estar “mais livres”, embora confinados. 

O mercado respondeu positivamente às mudanças, chegando a gerar 140.000 oportunidades de empregos. 

Indicador Abrainc|Fipe

O Indicador da Associação Brasileira de Incorporadoras e Imobiliárias (Abrainc|Fipe) de dezembro/2020, janeiro/2021 e fevereiro/2021, apresenta  os principais números e resultados totais e por segmento no último trimestre móvel, apontando a soma de 34.876 unidades comercializadas em lançamentos imobiliários, o que implicou em uma alta de 30,8% em relação ao ano precedente, no mesmo período. 

A quantidade de lançamentos até fevereiro/2021 (último 12 meses), ultrapassando  em 7,5% o número do ano anterior, com 126.800 unidades lançadas.

Houve uma alta expressiva nos lançamentos de 18,6% sendo 34.176 unidades, em relação ao ano anterior. Assim, reunindo os dados até fevereiro (12 meses), as 140.402 unidades comercializadas superaram em 22,5% o total comercializado na fase pregressa. Logo, ponderando as vendas líquidas, sem incluir distratos comerciais, é notória a crescente de 20,1% no último trimestre móvel e de 23,3% sendo destaque no mercado imobiliário. 

Que saber mais? Confira a entrevista concedida pelo presidente da ABRAINC, Luiz França, abordando sobre o cenário atual do mercado imobiliário e as projeções para o pós-pandemia: 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile