Conecte-se conosco

Mercado Imobiliário

Globaltec e Facilita – integração de soluções para o mercado imobiliário

Publicado a

I

globaltec-facilita

Incorporadoras e construtoras precisam de alternativas tecnológicas para gerenciar o processo de administração e de vendas dos seus empreendimentos. Afinal, na maioria das vezes há muitos profissionais e empresas diferentes envolvidas.

A venda de apenas um empreendimento pode mobilizar o trabalho de diversas imobiliárias, a equipe da própria construtora e incorporadora, corretores autônomos e outras equipes, o que gera uma alta complexidade para a administração e controle de todos esses processos. Mas, não é preciso se preocupar, a tecnologia é sua grande aliada para uma gestão moderna e integrada!

A Facilita traz todas as soluções para corretores que você já conhece e também mantém uma parceria de integração com o ERP UAU da Globaltec, uma ótima alternativa para gestores da administração imobiliária. O UAU é um ERP, ou seja, um sistema de gestão integrada especialista no setor da construção e imobiliário. No sistema é possível controlar todas as etapas da administração dos seus empreendimentos, seja a gestão financeira ou comercial.

A integração entre a Facilita e o ERP UAU da Globaltec traz diversos benefícios para os gestores de empreendimentos imobiliários: tudo que é feito no app Facilita é lido e automatizado no ERP UAU e todas as informações cadastradas no ERP são disponibilizadas aos corretores no app.

Até mesmo as reservas de imóveis feitas no app são registradas automaticamente no ERP UAU, o que faz com que os corretores e a empresa estejam sempre atualizados quanto à disponibilidade de unidades para venda.

Utilizando o Facilita e o ERP UAU, duas tecnologias que conversam perfeitamente entre si, sua incorporadora, construtora ou imobiliária só terá benefícios. A automação e a integração são garantidas com segurança das informações. Suas equipes terão zero retrabalho, pois os dados são compartilhados de forma transparente e em tempo real.

O que isso quer dizer na prática? Vamos criar um exemplo:

Digamos que a incorporadora tem um empreendimento chamado Jardins que está com diversas unidades à venda sendo trabalhadas ao mesmo tempo por diferentes imobiliárias. O vendedor da imobiliária Novo Lar vendeu o apartamento 401 do bloco A, gerando uma reserva no app.

Mas, o vendedor da imobiliária Sonhando Alto estava mostrando esta mesma unidade para um cliente que estava interessado… Ali mesmo, na hora do atendimento, o vendedor da imobiliária Sonhando Alto verá que não pode mais trabalhar aquela unidade, pois está reservada. Ele terá um espelho de vendas atualizado em tempo real!

O app Facilita envia a informação para o ERP UAU e assim, todos os outros vendedores que estiverem com informações integradas ao ERP também saberão, na mesma hora, que aquela unidade está reservada. Da mesma forma há integração dos leads, geração de contratos, pagamentos e uma gestão de comissão dos vendedores automatizada e facilitada!

A melhor maneira de garantir a sinergia nos negócios imobiliários é utilizar tecnologias que se integram. Você que já conta com o app Facilita, especialista em lançamentos de empreendimentos imobiliários, ao trabalhar com um sistema de gestão como o ERP UAU vai equilibrar os trabalhos do stand de vendas, dos vendedores, da gestão de comissão, processos contábeis, fiscais, folha de pagamento, gestão de leads, CRM, pós venda. Enfim, todos os processos que envolvem uma boa gestão administrativa e comercial dos empreendimentos imobiliários.

Quer ver um exemplo real de como a integração entre o app Facilita e o ERP UAU funciona? Acompanhe o case de sucesso da FGR Incorporações para entender como a parceria entre o App Facilita e o ERP UAU foi determinante para a campanha de vendas do empreendimento Jardim Bolonha.

 

Conheça mais sobre o ERP, da Globaltec, referência e pioneira em soluções de ERP para construção civil no Brasil, clicando aqui!

Continue lendo
Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mercado Imobiliário

Tendências e oportunidades para sua empresa vender mais no Mercado Imobiliário

Publicado a

I

Uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a ABRAINC, mostrou que cerca de 62% dos empresários do mercado imobiliário acreditam na melhora do setor em 2023.

Com essa perspectiva em mente, como a sua empresa tem se preparado para acompanhar o ritmo de crescimento deste segmento, com lucratividade e produtividade em vendas?

Ou ainda, você sabia que o custo de vendas e marketing do setor imobiliário é um dos maiores dentre todos os segmentos de mercado?

Existe muito espaço para ganhar produtividade em Marketing e Vendas em incorporadoras e imobiliárias. Novas tendências em tecnologia e marketing digital oferecem possibilidades para aumentar significativamente a produtividade de vendas do setor.

No dia 21/03, última terça-feira, Glauco Farnezi e Lucia Haracemiv estiveram ao vivo falando sobre “Tendências e oportunidades para sua empresa vender mais no Mercado Imobiliário”, tratando sobre assuntos que trouxeram à tona a realidade do setor de imóveis e perspectivas futuras.

No Webinar foram tratados conteúdos exclusivos, onde trouxeram alguns dados geram impacto, e que “credenciam” a importância do tema, como:

  • 47% dos leads gerados no mercado imobiliário não são respondidos.
  • O tempo médio de atendimento é de 5h e 8 minutos. 
  • As chances de contatar um lead e fechar uma venda aumentam em até 100 vezes quando a ação é realizada em até 5 minutos após a conversão;
  • As chances de contatar um lead caem em mais de 10 vezes, apenas uma hora após o compartilhamento dos dados.
  • Empresas que levam menos de 1 hora para entrar em contato com leads que levantaram a mão têm 7x mais chances de ter conversas relevantes com tomadores de decisão do que as que demoram mais.
  • Apenas 37% das empresas entram em contato com leads de levantada de mão em menos de uma hora. 
  • Ligar em até 5 minutos aumenta sua chance de conexão em 100x, se comparado a ligar 30 minutos depois da levantada de mão. 
  • As chances de conversão, comparando ligar antes de 5 minutos ou antes de 30 minutos, são 21x maiores quando fazemos o contato mais rápido.
  • Apenas 7% das empresas levam menos de 5 minutos para contatar leads de levantada de mão.

A conversa teve por base 4 pilares fundamentais: 

  1. Processos
  2. Gestão
  3. Tecnologia 
  4. Pessoas

Ao final é posta uma mensagem pessoal, muito valiosa:

“Entre escolher corretor x tecnologia, fico com os 2! Assim como o cérebro tem o lado esquerdo (mais racional, rápido) e o lado direito (mais emocional), a venda será + eficiente se houver a soma dos 2!”

Glauco Farnezi- CEO Facilita

Assista ao Webinar na íntegra:

Infográfico

Compilamos os principais insights e dados apresentados durante o webinar em um infográfico:

Continue lendo

Dicas

3 desafios da gestão de vendas de condomínios e loteamentos

Publicado a

I

Atualmente o mercado imobiliário está se adaptando ao novo comportamento do consumidor, que tem que se tornado cada vez mais exigente e informado. Dessa forma, os profissionais do setor precisam adaptar seu processo comercial para ter mais eficiência em vendas. 

Uma gestão de vendas eficiente pode aumentar o grau de conversão de leads para clientes de forma assertiva. Tudo o que gestores precisam fazer é adaptar seus processos para entregar exatamente o que os consumidores precisam, para evitar a demora no fechamento da venda ou a perda de venda do cliente.

O processo de vendas tradicional, usado há muito tempo atrás, não se sustenta mais no setor imobiliário. Por isso, corretores devem achar modos de inovar na venda e os gestores precisam oferecer o suporte necessário, para agilizar todo o processo e evitar distratos.

Mas será que o setor está pronto para essa mudança? A necessidade de uma mudança nos processos é inevitável, pois os profissionais que não inovarem em seus métodos ficarão para trás da concorrência.

Para ajudar a aperfeiçoar seu processo comercial, confira desafios na gestão de vendas em condomínios e loteamentos que você deve contornar. Vamos lá?

1. Dificuldade no controle de propostas

Em um processo completamente manual, a aprovação de uma proposta comercial pode levar dias, o que compromete o fechamento da venda das unidades de um empreendimento. 

A compra de um imóvel é uma ação importante para o consumidor e, por isso, ele quer uma confirmação ágil sobre a sua solicitação. Processos burocráticos e demorados de aprovação pode desanimá-lo da compra.

Mas e se o processo de aprovação de proposta durasse apenas algumas horas? Suas vendas cresceriam? Teria menos distratos?

Uma solução para esse desafio é fazer uso de um sistema que consiga fazer toda a gestão de proposta dos empreendimentos de forma digital. Assim, os corretores conseguem mais agilidade e autonomia no fechamento de uma venda, assim como o gestor consegue mais organização e simplicidade no momento da aprovação das propostas.

Ao contrário do processo manual com o qual o mercado está acostumado, o envio digital de propostas promove facilidades para os gestores e corretores. 

Com um sistema inteligente, corretores conseguem enviar propostas através de um aplicativo e gestores possuem toda a informação atualizada em tempo real pelo painel web.

 2. Inconsistência na disponibilidade de unidades

Quando falamos de gerenciamento de disponibilidades, vemos que gestores possuem dificuldades em controlar as reservas de unidades dos empreendimentos.

Isso significa que o processo de reserva gera diversos desencontros e muita dor de cabeça para o gestor, que precisa fazer o gerenciamento de acordo com o envio das propostas comerciais. Uma reserva errada pode significar a perda de uma venda para o corretor e a empresa. 

Outra questão comum com que gestores do mercado imobiliário sofrem é o grande tempo demandado para gerenciamento do espelho de vendas. À todo instante, gestores recebem ligações de corretores para verificação de disponibilidade de unidades.

Esse tipo de ação é um processo que não funciona mais nos dias atuais, devido ao grande número de corretores e a necessidade de ter a informação em tempo real.

Além de todo o desperdício de tempo e esforço, o conflito de unidades vendidas ou reservadas com outro corretor é uma atitude comum e que impacta negativamente na credibilidade do profissional e da empresa.   

Por isso, é imprescindível contar com uma solução completa, com funcionalidades que permitam que os corretores tenham acesso às informações como disponibilidade, metragem e valor em tempo real na palma da mão.

Ao fazer a escolha da melhor ferramenta, lembre-se de escolher soluções especializadas em empreendimentos horizontais ou verticais, pois, assim, a visão sobre as disponibilidades de lotes ou apartamentos por andar é facilitada.

gestão de vendas

3. Burocracia no envio da documentação 

Imagine que depois de muita conversa e visitas, seu cliente finalmente fechou a compra de uma unidade! Não é surpresa para nenhum profissional do mercado imobiliário que o envio de documentação para o fechamento da venda é um dos procedimentos mais burocráticos e demorados do processo comercial.

Atualmente, o corretor precisa pegar os documentos do cliente, escanear ou tirar xerox, ir pessoalmente até a secretaria de vendas, para que eles possam conferir os dados do cliente e fazer a aprovação da proposta.

Além de todo a dificuldade de locomoção, é preciso lembrar que a secretaria possui uma grande quantidade de propostas para aprovar, o que pode demorar ainda mais para fazer a avaliação.

Outros imprevistos de trabalhar com avaliações de documentos presenciais para aprovação de propostas é que as cópias do documentos podem ser perdidas ou até mesmo ser rasurados. E quando isso acontece, o corretor precisa ir novamente até o cliente e tirar novas cópias dos documentos, para que eles possam passar pelo mesmo processo de análise.

Imagine o quanto seria mais fácil enviar os documentos de forma digital em um dispositivo móvel. Em um sistema de gestão de vendas para o mercado imobiliário, os corretores podem enviar os documentos do cliente para a secretaria de vendas pelo próprio smartphone.

Confira dois exemplos de empresas de loteamento aberto e condomínio fechado que conseguiram otimizar a gestão comercial e ter mais controle do processo comercial com um sistema inteligente de gestão de vendas para o mercado imobiliário.

A Ginco Urbanismo é uma construtora de condomínios horizontais, que tinha dificuldades em ter uma visão completa sobre o processo comercial dos corretores.  Neste vídeo, o supervisor de vendas conta como os corretores conseguiram melhores resultados ao utilizar uma solução que cabe na palma da mão, com a possibilidade de fazer reservas e tirar fotos dos documentos do cliente.

O maior desafio da BrDU era juntar toda a documentação dos clientes em véspera dos lançamentos de loteamento aberto.

Antes, a equipe de vendas precisava pegar os documentos fisicamente, entregar para secretaria de vendas, para que, só então, o processo de aprovação pudesse acontecer. Com o aplicativo para gestão de vendas, a secretaria de vendas conseguiu fazer todo o processo de forma digital, garantindo mais agilidade. Confira!

E então, você está pronto para resolver estes desafios de gestão de vendas nos condomínios e loteamentos da sua empresa? Achou interessante? Aprenda também a fazer a gestão de vendas eficaz em um lançamento imobiliário!

Continue lendo

Dicas

4 dicas de marketing para construtoras e imobiliárias focadas em lançamentos

Publicado a

I

Como o marketing para construtoras e imobiliárias pode ser um grande aliado para a venda de empreendimentos? E ainda: como os corretores podem alavancar, de uma vez por todas, o número de vendas em lançamentos imobiliários na sua construtora ou imobiliária?

O mercado imobiliário já passou por crises econômicas e recentemente por uma grande pandemia, ebora tudo isso tenha impactado o setor, foi dada “a volta por cima” e ele está se adaptando a mais uma mudança: o novo comportamento do consumidor.

Ou seja, existe demanda e possibilidade de venda, mas os clientes estão cada vez mais exigentes e conscientes do seu poder de compra.

Assim, o mercado imobiliário está passando pelo que chamamos de Era da eficiência, onde os corretores precisam se adaptar, como nunca, às novas necessidades de consumo.  As incorporadoras, construtoras, loteadoras e imobiliárias do setor também precisam acompanhar essa inovação, porque, caso contrário, elas vão ficar para trás.

Diante desse cenário, quem consegue aplicar as melhores práticas de marketing imobiliário sai à frente da concorrência! Essa é uma grande oportunidade de aprender a se destacar e, assim, impulsionar definitivamente a venda para seus empreendimentos.

Dessa forma, pensando nesse novo momento do mercado, resolvemos mostrar importantes dicas de marketing, para aqueles que desejam melhorar o índice de conversão de leads para clientes em lançamentos imobiliários.

Quer saber quais são elas? Veja a seguir:

4 dicas valiosas de marketing para imobiliárias para lançamentos

1. Anúncios no Google Ads

Sabia que existem grandes chances do seu maior concorrente estar anunciando, neste exato momento, no Google? Pois bem, anunciar no Google Ads se tornou um dos principais meios para quem investe em marketing para construtoras e imobiliárias.

As vantagens de apostar nesse canal são que, ao mesmo tempo que seu concorrente está anunciando no Google, é mais provável ainda que seu público-alvo esteja fazendo agora alguma pesquisa referente no mecanismo de pesquisa.

Dessa forma, seu empreendimento pode ser achado por meio de palavras-chave específicas. 

A importância das palavras-chave

As campanhas do Google Ads para imobiliárias aparecem para pessoas que buscaram termos específicos no Google. Esse é a melhor forma de atingir a pessoa certa, no momento certo, já que é ela quem está atrás do conteúdo. Por este motivo, esse canal funciona como uma boa estratégia para melhorar suas ações de marketing para construtoras e imobiliárias.

Por isso, não deixe de focar em palavras-chaves relacionadas aos tipos de imóveis que a sua empresa anuncia. Por exemplo: apartamento de 3 quartos, loteamento na região X, entre outras. 

O Google Ads oferece uma ferramenta chamada ‘Planejador de palavras-chave’, que permite que você descubra novas palavras-chaves para usá-las em anúncios ou até mesmo que você veja o volume de pesquisa de cada termo.

marketing para imobiliárias

Então vamos supor que você queira descobrir novas palavras-chaves que estejam relacionadas à expressão ‘comprar apartamentos em São Paulo’, é só inserir escolher o seu objetivo na ferramenta e, assim, você terá acesso à termos relacionados.

Além de mostrar os termos de pesquisa relacionados à expressão, ele também o nível de concorrência e a média de pesquisa mensais:

marketing para imobiliárias

Para ter melhores resultados, é importante que você sempre procure por palavras-chaves com um alto volume de pesquisa e menor concorrência. Assim, você tem mais chances de atrair leads para seus anúncios.

Agora, se você já escolheu uma palavra-chave e apenas quer confirmar se é uma boa ideia usá-la em seus anúncios, você pode recorrer aos dados de volume de pesquisa e previsões.

Se você, por exemplo, só quisesse confirmar se a palavra-chave ‘comprar apartamento em São Paulo’ é uma boa opção para seus anúncios, você poderia recorrer à essa simulação.

marketing para imobiliárias

E assim, a plataforma te mostrará uma previsão dos seus resultados. Ele te traz dados sobre o provável número de impressões, taxas de cliques, o custo por clique médio e o provável custo total do nosso anúncio com essa palavra-chave.

Com esses dados em mãos, resta você decidir se vale à penas investir nessa palavra-chave, de acordo com seu valor para investimento e necessidade de retorno.

Lembre-se sempre que a publicidade de mais qualidade é aquela que é relevante para o usuário. Sempre traga valor ao usuário!

2. Anúncios no Facebook

O Facebook Ads também é uma ótima opção para a geração de leads para seus lançamentos.  Mas se você investe em anúncios apenas para públicos gerais , pode ser que esteja perdendo  dinheiro por ali, sabia?

Uma das melhores estratégias para ser mais assertivo no alcance de um público qualificado é realizar uma segmentação específica, que pode acontecer tanto em locais específicos ou que pode ser de acordo com o perfil e interesse dos usuários.

Saiba como funciona: 

Segmentação por geolocalização

Se você está vendendo um empreendimento em São Paulo, por exemplo, não faz tanto sentido criar um anúncio nacional, que atinja usuários de todo o Brasil, correto? Para saber o grau de interesse de pessoas de estados específicos em seus empreendimentos, você pode criar anúncios segmentados para cada região.

marketing para imobiliárias

Na segmentação por geolocalização, você tem a possibilidade de escolher a localização dos usuários que você deseja alcançar com seus anúncios, além das faixas de cobertura ao redor das cidades selecionadas.

Dessa forma, você pode segmentar seus anúncios para estados, cidades, bairros e até ruas específicas.

Segmentação por perfil

O mesmo acontece com o tipo de segmentação por perfil, que pode alcançar usuários de acordo com seus interesses, cargos e até mesmo relações familiares. Os dados são determinadas diretamente pelo Facebook, o que permite mais assertividade no alcance de um público qualificado.

Assim como os dados demográficos, como sexo e idade, por exemplo, um tipo de segmentação que pode ser muito útil na veiculação de empreendimentos para públicos específicos, como pessoas mais jovens e com necessidade de produtos enxutos ou até mesmo para famílias com mais membros e necessidade de espaço.

marketing para imobiliárias

Confira na imagem acima a segmentação para usuários de 25 até 65 anos, de todos os gêneros, que possuem interesses em imóveis e outras propriedades. Você pode usar essa segmentação de forma estratégica para atingir públicos ultra segmentados.

E o mais bacana de usar essa ferramenta é que ela mostra, de forma proativa, a previsão de alcance do público pela plataforma. Confira:

marketing para imobiliárias

Nesse exemplo, com o público segmentado para o estado do Rio de Janeiro e com os dados demográficos e interesses mencionados acima, o alcance seria de 3 milhões e 200 mil pessoas.

3.Divulgação de vídeos sobre a região de lançamento do empreendimento

A dica aqui é usar, de forma gratuita, as redes sociais e o Youtube para divulgar apresentações e vídeos sobre os lançamentos dos empreendimentos e a sua região de localização.

Esse é o momento de mostrar seu empreendimento como uma grande novidade para os clientes. Lembre-se de criar uma campanha que mostre um diferencial dos outros imóveis.

Além disso, uma ação em alta no marketing para construtoras e imobiliárias é  incorporar esses os vídeos aos sites e também aos materiais de vendas para corretores de imóveis. 

4. Integração com CRM para ter agilidade no atendimento e rastreabilidade dos resultados

Sua imobiliária gera muitos leads, mas não sabe se eles foram realmente contatados? É difícil saber se os leads gerados estavam qualificados e, por isso, não tem ideia se fez um bom investimento? Aí entra um bom CRM para ajudar você!

Um CRM imobiliário é uma ferramenta na qual você poderá gerenciar o seu processo de atendimento, no qual é possível acompanhar todo o fluxo de relacionamento com um possível cliente.

Com esse tipo de solução, é possível acompanhar o histórico de cada um dos seus contatos, desde os motivos da perda de um negócio até mesmo as preferências e interesses em determinados tipos de móveis.

CRM: seu cliente como principal componente da venda

Em resumo, o CRM é uma das estratégias que mais vem sendo utilizadas por departamentos de marketing para construtoras e imobiliárias. E ela vai ainda mais além: ela coloca o seu cliente como principal componente da venda.

O sistema traz dados precisos, para que sua imobiliária possa tomar decisões mais assertivas ou mudar as estratégias de marketing e investimento do lançamento.

O uso de um CRM estabelecido e sistematizado evita avaliações subjetivas e imprecisas, o que garante à sua costrutora ou imobiliária a exatidão necessária para garantir um bom atendimento em todas as etapas do funil e ainda para trazer bons resultados no número de vendas de lançamentos.  

Dica bônus: tente anúncio com os próprios empreendedores

Caso esteja seguindo a dica anterior, você precisa mostrar para os investidores a qualidade dos leads conquistados.

Com a ajuda de um CRM e toda a rastreabilidade nas vendas, será possível mostrar aos empreendedores que eles estão gerando resultados reais, ou seja, eles estão atingindo o objetivo principal,  por meio das vendas de unidades.

Nesse sentido, a rastreabilidade de vendas, proporcionada por um CRM, vai trazer as informações de uma venda, desde o momento em que uma pessoa se torna lead, o que torna possível saber quantos leads realmente se tornaram vendas.

Mostre os resultados reais

Se os resultados da campanha estiverem sendo satisfatórios, vale a pena tentar uma verba extra de anúncio com os próprios empreendedores do lançamento imobiliário. Mas como fazer isso?

Ao mostrar os resultados das campanhas ao empreendedor, você precisará convencê-lo da segurança de investir mais em sua imobiliária para a geração de leads.

Por exemplo, se uma construtora reserva 10 mil reais para 5 imobiliárias gerarem leads e a sua imobiliária traz mais resultados em vendas, tenha certeza que a construtora vai preferir investir os 50 mil com você, por exemplo.

Isso mostra que o empreendedor sabe que o seu negócio é mais organizada, traz mais resultados e, assim, a parceria poderá ser intensificada.

O que achou do conteúdo de hoje com estas valiosas dicas de marketing para construtoras e imobiliárias focadas em lançamentos? Se você gostou, irá curtir também esse Guia para Lançamentos Imobiliários:

Continue lendo

mais acessados do Blog

pt_BRPortuguese