Dicas

Descubra como evitar que outro corretor desvie seus clientes

Published

on

play

Corretor, imagine que você tenha iniciado uma tratativa com um cliente e apresentou um empreendimento, seja casa ou apartamento para ele. Porém, pouco tempo depois aquele cliente fechou o negócio com outro vendedor. Que situação frustrante não é mesmo?

O resultado disso é que você ficou sem a comissão, mesmo com todo o trabalho e disposição que teve para apresentar o imóvel.

Pensando em te ajudar a controlar e acompanhar melhor a sua carteira de clientes, preparamos neste artigo algumas dicas para resolver de uma vez por todas os seus problemas com desvio de clientes. Confira!

O que diz o código de ética profissional dos corretores?

O Código de Ética Profissional dos Corretores de Imóveis diz que o mesmo deve: ser leal e honesto; manter boa reputação pessoal; não se manifestar de forma irresponsável em relação aos colegas; tratar os colegas com respeito e solidariedade. No Artigo 6°, Inciso VII, temos a seguinte situação:

“É vedado ao Corretor de Imóveis: desviar, por qualquer modo, cliente de outro Corretor de Imóveis”.

Ainda segundo o Código de Ética, essa é uma infração grave, que pode gerar multa, ou até mesmo a suspensão do profissional que a comete, ou seja, desviar cliente de outro corretor de imóveis é infração ética grave. Mas como se caracteriza o desvio de cliente? Como provar que um cliente foi desviado?

Para entendermos melhor essas questões, temos que levar em consideração também o Código Civil que, no seu Artigo 728, diz o seguinte:

“Se o negócio se concluir com a intermediação de mais de um corretor, a remuneração será paga a todos em partes iguais, salvo ajuste em contrário”.

Agora, vamos imaginar uma situação em que um imóvel está à venda em mais de uma Imobiliária ou com mais de um Corretor de Imóveis. Digamos que um interessado entra em contato com um desses profissionais, que lhe mostra o imóvel, as propostas e as formas de negociação. 

Passado um tempo, outro profissional descobre do interesse desse cliente, mesmo sabendo do contato com o outro Corretor de Imóveis, e faz uma proposta melhor, com algum tipo de desconto ou facilidade que o primeiro não deu.

Uma das formas para evitar problemas assim é fazer uma ficha de visita, no papel mesmo, onde são colocados os dados e assinatura do cliente, do corretor e o endereço do imóvel visitado.

Porém, embora a ficha de visita pareça algo relativamente fácil, há cada vez mais resistência do cliente em assinar o papel. Muitas vezes, a pessoa pode ficar insegura em passar seus dados.

Outra maneira  de tentar evitar transtornos desse tipo em um mercado tão concorrido, é fazer o registro e acompanhamento do cliente através de um CRM. Assim, é possível fazer uma gestão de atendimento com o cliente e acompanhar as vendas em uma plataforma fácil de usar e flexível às necessidades do seu dia a dia.

Se mantenha sempre à frente de seus concorrentes

Certamente, você já se perguntou “como vender bem como corretor de imóveis?” Uma coisa é certa, o corretor de imóveis deve estar bem preparado e saber as melhores formas de fechar mais contratos para bater sua meta e receber mais comissões.

Para realizar a tarefa, se manter atualizado não é mais um diferencial e sim essencial! Só sobrevive tendo bons ganhos os profissionais que se atualizam, estudam e buscam formas de inovar. Por isso, se você deseja ter a confiança dos clientes para que eles não fechem negócios com outros corretores é preciso atentar-se a 4 pontos fundamentais:

  1. Aprofunde o conhecimento sobre seus clientes

Tenha em mãos os desejos e as necessidades dos clientes, ajude-o a transformar suas dúvidas e indecisões em possibilidades de compra  nas condições que o atendem.

  1. Venda um sonho

Venda a comodidade e não apenas as características do imóvel, apresente os benefícios que o cliente poderá ter ao investir naquele empreendimento.

  1. Fique atento aos resultados

O mercado imobiliário precisa de corretores qualificados para vendas, negociação e conhecimento de novas tecnologias. Por isso, a melhor estratégia é estar sempre antenado às tendências e saber mensurar resultados.

  1. Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, não basta colocar as informações básicas sobre o imóvel para chamar a atenção dos clientes. Você pode melhorar o seu posicionamento oferecendo a eles, por exemplo, a experiência de visitar o apartamento ou a casa à venda fazendo um tour virtual pelo imóvel. Certamente, ele vai se destacar em meio a outras tantas ofertas semelhantes.

Ainda na área de tecnologia, vale a pena utilizar sistemas de gestão que vão te ajudar a organizar informações, relacionando a carteira de clientes e o portfólio de imóveis de forma mais inteligente.

Utilizar a tecnologia a seu favor pode te ajudar a entender melhor seus clientes e economizar tempo com processos que antes eram demorados e burocráticos.

Com as ferramentas certas você consegue saber como vender mais imóveis e gerenciar melhor sua carteira, com registros que vão te ajudar a comprovar o atendimento com um determinado cliente, evitando o desvio por outro corretor.

Corretagem: a profissão do momento

Você sabia que a profissão de corretor de imóveis está em alta? Houve um aumento superior a 40 mil inscritos no Conselho para atuarem como corretores de imóveis, o que representa um aumento de mais de 10%, fugindo do padrão em tempos comuns de crescimento que vai de 3% a 5%.

Depois de ler esses números talvez você esteja se perguntando “o mercado está saturado?” ou “como alcançar bons resultados de venda em meio a concorrência?” Vamos por partes. 

Sabemos que favorecido pela baixa da Selic (taxa básica de juros) que até fevereiro de 2021 estava em 2% ao ano, o mercado imobiliário colecionou recordes de vendas mesmo diante da crise econômica e sanitária que ainda estamos vivendo. Tanto, que com os lançamentos e vendas em alta, as incorporações tiveram o melhor 1º semestre da série histórica no ano passado.

Mesmo agora, com a taxa Selic em 10,75% ao ano, o mercado imobiliário se mantém aquecido e, em paralelo a alta do desemprego no país, as inscrições no Conselho de pessoas que desejam trabalhar com corretagem aumentaram muito.

Corretor, seja e esteja no digital!

Já falamos por aqui sobre a importância do marketing digital para a sua estratégia de vendas. Como vimos, o primeiro passo para iniciar a construção da sua presença digital é justamente conhecer as estratégias de marketing digital para corretores de imóveis, investindo em: marketing de conteúdo, presença nas redes sociais, contatos pelo whatsapp, e-mail marketing e anúncios.

Além disso, sabemos que a sua rotina como corretor envolve estar em constante movimento, em busca por captar, avaliar e vender imóveis… a oportunidade surge quando menos se espera, certo? É exatamente por isso que a mobilidade e facilidade da ferramenta de trabalho em mãos faz total diferença.

O acompanhamento do desempenho comercial é uma tarefa imprescindível e realizar esse processo de forma manual é realmente complexo. 

Sabemos que uma comunicação rápida e assertiva é essencial para realizar uma gestão de vendas eficaz e consequentemente vender mais, sempre com foco na facilidade em bater suas metas individuais, otimizar o tempo de trabalho, ter mais autonomia nas vendas e aumentar as comissões.

Com o uso da tecnologia é possível vender de qualquer lugar, ter acesso a informações atualizadas a qualquer momento e, sobretudo, repassá-las aos clientes de forma simples e fácil. Por isso, a mobilidade de um app  é totalmente voltada para atender às necessidades e demandas de vendas imobiliárias.

Muitas incorporadoras já utilizam ferramentas capazes de oferecer essa mobilidade para você, corretor. Hoje, o cliente solicita fotos e vídeos antes de visitar um imóvel; organização, controle e facilidade… É isso que os aplicativos estão oferecendo, com toda a praticidade dos smartphones, é possível ter controle da própria rotina, relacionar-se com os clientes e ter acesso a informações de empreendimentos de qualquer lugar, a qualquer momento.

Atualmente, existe a possibilidade de realizar todo o processo da venda por um app, desde a captação do lead até a assinatura eletrônica do contrato! O app Facilita, por exemplo, é o 1º aplicativo do mercado imobiliário com o processo de vendas 100% digital

Além disso, o app Facilita tem tornado a vida do corretor mais fácil, já que com o software é possível trabalhar desde a captação e negociação com o cliente até a assinatura do contrato, de forma rápida e descomplicada. Ele traz, por exemplo, a facilidade da montagem da pasta digital com todas as informações do cliente, além do feedback da incorporadora de forma simples e fácil, tudo pelo app.

Mesmo que seu cliente sofra intervenção no meio do caminho, a venda já é sua! Dentro do Facilita ele vai ser cadastrado e a própria construtora vai informar quem é o corretor, dono e autor da venda.

Se o empreendimento estiver disponibilizado em mais de uma incorporadora o registro de atendimento será feito normalmente pelo aplicativo, evitando assim, que hajam vendas duplicadas e transtornos por extravio de clientes de outros corretores.

Acompanhe o depoimento do corretor de imóveis, Diego, sobre a montagem de pastas digitais direto pelo app Facilita, sem ter que se deslocar até a construtora para obter a aprovação:

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de todas as novidades e tendências sobre mercado imobiliário? Assine gratuitamente a nossa Newsletter!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile