Gestão

Descubra as 10 principais tendências que revolucionarão o mercado imobiliário nos próximos anos

Published

on

Movidos pelas últimas tendências digitais, o mercado imobiliário tem sido um dos principais setores a experimentar novas tecnologias e inovações. Para os próximos anos, prevê-se que muitos desses avanços ajudem a redefinir os processos de compra e venda de imóveis. Pensando nisso, separamos as 10 principais tendências que revolucionarão o mercado imobiliário. Confira a seguir!

1 – Experiência móvel

No mercado imobiliário, a adoção de um software tem sido ser um diferencial para o sucesso das estratégias de incorporadoras, construtoras, loteadoras e imobiliárias. Isso se deve ao atual cenário, em que já a algum tempo, a mobilidade dos aparelhos celulares têm ganhado destaque na vida dos nas vendas imobiliárias e é uma das tendências que revolucionarão o mercado imobiliário.

Já em dezembro de 2018, um relatório divulgado pelo Pew Research Center coloca o Brasil como o líder no uso de smartphone entre os países emergentes. Recentemente, no ano de 2022, o relatório State of Mobile apontou que o país sai na liderança no utilização de smartphones, com mais de 5 horas diárias de uso em média.

No mercado imobiliário, um aplicativo é utilizado para gerenciar vendas de imóveis, captar leads e até mesmo fidelizar clientes, trazendo mobilidade, com informações que podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer horário facilmente. Nesse sentido, uma construtora que tem um app pode:

  • Captar novos clientes/leads
  • Firmar sua marca no digital
  • Organizar o processo de vendas
  • Fechar negócios de forma totalmente digital
  • Conquistar a confiança dos clientes e fidelizá-los

O objetivo da sua incorporadora é vender mais e se destacar no mercado? Ofereça a melhor experiência de usuário com um aplicativo que se molda às suas necessidades! O poder de um app vai além de otimizar seu gerenciamento e te fazer gastar menos dinheiro, pode colocar a sua construtora à frente da concorrência. 

Com o uso da tecnologia é possível vender de qualquer lugar, ter acesso a informações atualizadas a qualquer momento e, sobretudo, repassá-las aos clientes de forma simples e fácil. Pensando nisso, a mobilidade de um app na palma da mão  é totalmente voltada para atender às necessidades e demandas de vendas imobiliárias.

Bônus: app Facilita Vendas

O Facilita é um app híbrido, desenvolvido com uma linguagem de programação que o permite funcionar em sistemas distintos, utilizando a mesma linguagem de programação para IOS e Android.

Através do aplicativo, construtoras, loteadoras e imobiliárias disponibilizam os materiais de venda dos seus empreendimentos com os corretores, inclusive, eles contam com um hotsite exclusivo gerando maior confiança e credibilidade para o vendedor e para a empresa perante o cliente o o mercado; se comunicam com as equipes de vendas e otimizam todo o processo de vendas. Tudo fácil, tudo digital.

Confira como o app Facilita Vendas pode te auxiliar:

  • Gestão de Vendas e CRM
  • Integrações e Chat
  • Gestão de Produtos e Hotsite para o corretor
  • Gestão de Novidades, canal de comunicação direta entre gestores e equipes de vendas
  • Alertas em tempo real sempre que tiver atualização de comunicados, produtos, tabelas de vendas, novos clientes, tarefas a serem feitas.
  • Personalização do seu aplicativo com as cores e marca da sua empresa
  • Assinatura Digital

Tudo isso e muito mais, para que você consiga fazer toda a gestão da construtora de ponta a ponta, onde a venda estiver.

2 – Maior transparência

Cada pequena interação de um cliente com a sua construtora influencia (positivamente ou negativamente) na transparência do processo e consequentemente na experiência do cliente. Isso inclui interações com o site, conteúdo consumido, atendimento recebido, processo de vendas e até o fechamento do negócio.

Sabendo disso, vamos apontar 7 dicas para otimizar a experiência do cliente durante toda a jornada de compra:

  1. Garanta satisfação desde o primeiro contato
  2. Estabeleça um processo de pré-atendimento
  3. Foque nas necessidades de cada cliente
  4. Preze pela clareza e transparência
  5. Facilite o momento da compra
  6. Ofereça um pós-venda de qualidade
  7. Utilize a tecnologia ao longo de todo o processo

Você gostou das dicas para uma experiência do cliente satisfatória? Já está pronto para colocar essas dicas em prática? Então confira tudo o que você precisa saber no artigo completo: “Experiência do cliente: saiba como encantá-lo durante a venda”

3 – Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial vem chamando a atenção no mercado como um todo, além de ser uma grande aliada no setor imobiliário. Com a IA, é possível automatizar tarefas técnicas relacionadas ao assunto, como análise de tendências de mercado e previsão de comportamento dos consumidores.

4 – Big Data

O termo Big Data se refere não apenas a um grande volume de dados, mas também à variabilidade desses dados, à velocidade na qual são gerados, sua veracidade e o valor a eles agregado.

Tendo em vista um mercado cada vez mais competitivo e um público mais e mais exigente e conectado, é imperativo que os players do mercado imobiliário invistam na contínua modernização de seus processos e se apropriem das incontáveis oportunidades que surgem a partir da correta e inteligente utilização de dados. Saiba mais no artigo:

“Big Data e Mercado Imobiliário: qual a relação?”

5 – Automação de processos

Sabemos que automatizar processos é transformar atividades manuais em tarefas realizadas de maneira otimizada. Com a automação de processos, muitas tarefas manuais serão eliminadas, tornando os processos mais eficientes e seguros. Mas como os processos da sua incorporadora, construtora, loteadora ou imobiliária podem ser otimizados? Conheça as soluções do app Facilita para gestão de vendas!

6 – Segurança

Para garantir a segurança dos processos imobiliários, as construtoras estão adotando medidas de verificação como biometria, verificação de identidade online e assinaturas digitais nos contratos. Além disso, a partir do cumprimento da LGPD, as empresas do mercado imobiliário devem ter uma atenção especial com os formulários de cadastro de dados.

É fundamental que o cliente entenda a finalidade da coleta das informações. E isso vale tanto no ambiente digital (sites, apps e anúncios) quanto no ambiente físico (stand de vendas, eventos, entre outros pontos de contato).

A LGPD ainda é uma legislação recente e as empresas ainda estão aprendendo a lidar com as exigências da norma. No entanto, os consumidores estão tendo cada vez mais consciência sobre o uso adequado dos seus dados pessoais.

Por este motivo, quanto antes as empresas do mercado imobiliário se adequarem à essa lei, menores serão as chances de receberem complicações legais. Neste contexto, a transparência é a palavra-chave. E você, já sabe como adequar sua construtora às exigências da LGPD?

Confira mais detalhes nos artigos a seguir:

Checklist: o passo a passo para implantar a Assinatura Eletrônica no mercado imobiliário

Você sabe o que a LGPD vai mudar no mercado imobiliário?

LGPD e CRMs imobiliários: como adequar a lei?

7 – Lançamento imobiliário digital

A construção civil teve um grande crescimento nos últimos anos. Com isso, incorporadoras, construtoras, loteadoras e imobiliárias que desejam estar à frente nas vendas do mercado precisam estruturar uma gestão de vendas cada vez mais assertiva em lançamentos imobiliários. Muitas delas, estão investindo no digital e na tecnologia para atrair e acompanhar espaços buscando vender imóveis de forma mais rápida e assertiva. 

Para conseguir realizar um lançamento digital, é preciso se preparar com antecedência e ir implantando uma cultura digital gradualmente na rotina da sua equipe. Por isso, o projeto precisa de um líder atuante, responsável por planejar e acompanhar o lançamento, sempre buscando melhorias. É importante lembrar que os processos também devem estar alinhados e as ferramentas precisam ser simples de usar.

A gestão de um lançamento de imóveis é um processo que pode ser descomplicado com o uso da tecnologia, por exemplo, o App Facilita é uma ferramenta que auxilia no fechamento de um venda como acesso a tabelas e informações de unidades, disponibilidade e reservas atualizadas, envio de propostas e análise de vendas. Assim, é possível realizar seu lançamento digital, trazendo mais agilidade no atendimento e velocidade nas vendas, por centralizar todo o seu processo comercial em uma solução fácil de usar e que cabe na palma da mão de gestores e corretores.

Saiba mais sobre o lançamento digital com “Kit do lançamento digital“. Com este material gratuito, você vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre um lançamento digital de empreendimentos:

8 – Segmentação do mercado

A segmentação do mercado é uma das tendências que revolucionarão o mercado imobiliário. É um método para personalizar ofertas de imóveis com base nos desejos e necessidades dos clientes. Mas como atingir o público certo? Saiba mais no artigo:

“Segmentação de público em anúncios: 4 dicas para o mercado imobiliário”

Bonus: Uma boa estratégia de SEO com as keywords certas também é essencial para otimizar o ranqueamento de seu negócio na internet.

9 – Tecnologias de localização

Estas tecnologias estão sendo amplamente usadas para ajudar as pessoas a encontrar imóveis na área desejada.

10 – Realidade Aumentada (AR)

A Realidade Aumentada vem sendo usada para dar uma experiência imersiva aos usuários no momento da compra de imóveis.

Com essas 10 principais tendências que revolucionarão o mercado imobiliário, o setor se prepara para mudanças importantes nos próximos anos. Aproveite estes desenvolvimentos para otimizar os seus negócios e estar atualizado sobre as últimas tecnologias e tendências.

Assine a News do app Facilita e receba gratuitamente no seu e-mail um boletim com as novidades e tendências do setor!

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile