Mercado Imobiliário
Consumidor imobiliário está cada vez mais on-line
Published
3 anos agoon
By
FBS MídiaDescubra como o avanço tecnológico interferiu no comportamento de quem busca por um novo imóvel.
Dizer que a internet revolucionou todos os cenários possíveis já se tornou, até mesmo, redundante. Mas, a verdade é que não dá para fugir de toda essa transformação que se estendeu aos formatos de relacionamentos, consumo, educação, serviços básicos vendas e muito mais.
Esse fenômeno invadiu todos os tipos de indústrias, e no mercado imobiliário não foi diferente. Isso porque, atualmente, a forma como as imobiliárias e corretores precisam lidar com os interessados em casas ou apartamentos à venda é completamente diferente do início dos anos 2000. Pois é, os tempos mudaram, e, com ele, os hábitos, as preferências, as abordagens, as linguagens e, consequentemente, a velocidade com que as informações são transmitidas.
Alvo de recorrentes mudanças ao longo dos anos, o mercado imobiliário, com a ascensão da tecnologia, viu o comportamento dos seus consumidores mudar rapidamente. Afinal, graças à digitalização de processos, quem deseja comprar um apartamento em Sp ou alugar uma casa pode buscar e acessar as mais completas informações sobre os imóveis por meio da internet. Inclusive, por esse e tantos outros motivos como, por exemplo, a praticidade e economia de tempo, o universo on-line se tornou o melhor aliado de quem busca por propriedades.
Quer descobrir como o avanço tecnológico interferiu nas preferências dos compradores e locadores de imóveis? Então, siga com a gente e confira o artigo que preparamos para você!
O marketing imobiliário antes e depois da tecnologia
Antes da era da digitalização, há, mais ou menos, vinte anos, o marketing imobiliário baseava-se em uma “fórmula pronta” para vender imóveis, que, inclusive, funcionou durante muito tempo. Essa “receita” resumia-se simplesmente em usar e abusar de todos os recursos oferecidos pelo marketing tradicional (ou off-line) para buscar pelos potenciais compradores e fechar os negócios. O resultado de todo esse processo envolvia um consumidor que não tinha muita escolha a não ser acreditar em determinados canais para investir em imóveis.
Contudo, após o fenômeno da democratização da informação, intensificado pela popularização da internet e fortalecimento da tecnologia, todos esse poder “trocou de mãos” e surgiu, então, uma nova realidade, moldada pelo novo comportamento do consumidor de imóveis.
Um novo perfil
Se antigamente as pessoas buscavam por grandes casas e apartamentos espaçosos para abrigar toda família com conforto e comodidade, hoje em dia, os consumidores preferem espaços menores e mais práticos. Grande parte dessa mudança está relacionada ao consumo consciente, tendência que se estabeleceu ao redor de todo o mundo com o objetivo de “educar” as pessoas sobre os impactos das suas escolhas.
Por esse motivo, muitos consumidores passaram a entender que viver bem é viver de forma descomplicada, em um local seguro e acessível e não, necessariamente, extraordinariamente grande.
Nesse contexto, novos formatos começaram a surgir para atender à demanda dessa nova geração de consumidores, que procura por espaços mais práticos e compactos. Hoje em dia, muitas pessoas estão em busca de kitnet para alugar em Sp, por exemplo.
É hora de se readequar
Sem dúvidas, não dá mais para ignorar todas essas mudanças, por isso, se você trabalha em qualquer área relacionada ao setor imobiliário, precisa se preocupar em otimizar a experiência do seu comprador o mais rápido possível. A maioria das imobiliárias já conta com sites ou aplicativos para oferecer aos usuários a possibilidade de realizar buscas específicas, de acordo com as suas preferências e necessidades.
Além disso, uma boa imobiliária, assim como um bom prestador de serviços, preza pela qualidade e confiabilidade. Por isso, além de personalizar o atendimento, também se faz presente em vários canais para se aproximar, compreender o que os seus clientes precisam e estreitar o relacionamento com eles.
Enfim, gostou de descobrir o impacto do avanço da tecnologia do setor imobiliário? Conte para nós nos comentários e caso esse artigo tenha sido útil para você, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.