Mercado Imobiliário
Construção civil manterá crescimento por 5 ou 10 anos
Published
4 anos agoon
O mercado imobiliário está se preparando para um novo ciclo em 2021 e a expectativa é de expansão para o setor. Mesmo com a crise, o mercado apresentou altas nas vendas e se consolidou como um dos pilares da economia, junto a construção civil.
Na última semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o “boom” da construção civil permanecerá por mais 05 ou 10 anos.
“A construção civil atravessou a pandemia sem sentir o impacto. Criamos protocolos de retorno seguro ao trabalho, mantivemos a atividade econômica, criamos emprego durante a crise e agora aceleramos as contratações”, disse o ministro.
Confira os indicadores que fundamentam expectativas tão positivas para o setor nos próximos anos!
Novo ciclo do mercado imobiliário em 2021
Uma pesquisa recente da Abrainc mostra que 97% das incorporadoras pretendem lançar projetos nos próximos 12 meses. Além disso, 92% indicou a compra de terrenos para produção imobiliária. A entrevista foi realizada com presidentes e diretores das maiores empresas do setor.
O estudo ainda mostra que, embora o valor dos imóveis esteja estável, a estimativa é que haja um aumento de 5% nos próximos 12 meses. Já em cinco anos, as altas nos valores podem superar 10%.
Indicadores como o aumento da intenção de compra, o recorde em fundos imobiliários, crédito imobiliário acessível e a baixa da taxa Selic demonstram que esse é um ótimo momento tanto para investir em empreendimentos quanto para comprar imóveis.
Tecnologia nas vendas do mercado imobiliário
Com o fechamento dos estandes, simplificar processos comerciais se tornou essencial. Deixou de ser um diferencial, para se tornar uma obrigação de incorporadoras que querem se destacar no mercado.
Afinal, o comportamento do consumidor pós pandemia mudou: ele se tornou ainda mais digital, informado e exigente. A nova realidade, então, demanda mais agilidade no atendimento, eficiência nas informações e mobilidade na venda.
Os lançamentos digitais, por exemplo, se tornaram uma grande tendência no setor. A digitalização das etapas do processo comercial não ofereceu apenas a agilidade e eficiência na venda, mas também permitiu que imobiliárias continuassem vendendo sem muito prejuízo.
A Opus, construtora de alto padrão, adaptou seu processo de compartilhamento de materiais de venda, montagem de pastas e reservas para seu lançamento digital. A adaptação foi tão assertiva que foram vendidas 90% das unidades em sete dias, a partir da abertura das vendas.
O novo ciclo do mercado imobiliário será cada vez mais competitivo e incorporadoras que não digitalizarem seus processos ficarão para trás.