Mercado Imobiliário

Como o ciclo de alta da Selic pode impactar o mercado imobiliário?

Published

on

O Banco Central, através do Comitê de Política Monetária (COPOM), determinou o aumento da taxa básica de juros de 2,75% para 3,5% ao ano.

Uma dúvida recorrente infere-se  aos impactos que esta medida tem para o setor imobiliário, seria esse um aumento extremamente negativo? Ou ainda, chega realmente a provocar algum impacto direto? Confira a seguir: 

Impactos da taxa Selic para incorporadoras

Analisando os impactos da taxa Selic para incorporadoras, construtoras, imobiliárias, corretores e outros, é perceptível que esse aumento dificilmente vai representar de fato um problema na captação de imóveis ou na concessão de crédito imobiliário para o consumidor. Ou seja, clientes já predispostos a efetivar a compra de algum imóvel dificilmente terão problemas com a obtenção do financiamento ou terão um crédito reprovado.

Isso porque esse aumento de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros, de uma forma geral, tem uma representação mínima na taxa final. Dessa forma, não afetando muito na taxa balcão, dificilmente o mercado estará sujeito à pausas bruscas em decorrência desse tema em específico. 

É importante atentar ao fato de que as vendas fechadas hoje, já estão em processo há um tempo considerável, logo a atenção deve estar voltada para as vendas futuras, com o aumento da taxa de juros através do COPOM, alguns elementos precisam de atenção e análise: o aumento da Inflação, economia afetada pela pandemia.

Avaliar se as pessoas estão mantendo a sua renda, analisando de uma forma geral a atividade econômica. Não adianta ter um cenário com taxa de juros baixa, se os clientes não estiverem em condições para efetivar as aquisições.

Como ficam os lançamentos

Em uma matéria publicada pelo jornal Valor Econômico, os maiores gestores  executivos de incorporadoras e construtoras atuantes do Brasil, relataram que o aumento da taxa básica de juros tem pouco influência nos planos das suas empresas. Assim, garantindo lançamentos de  novos produtos no mercado. Sendo essa, mais uma sinalização de que esse impacto deve ser muito pequeno no mercado imobiliário.

Impacto positivo da Taxa Selic

Na discussão sobre construção dos imóveis, é notório que  os preços dos materiais de construção dispararam nos últimos meses. Com o aumento da taxa Selic,  o Banco pretende frear o consumo, a fim de auxiliar no controle da inflação.

Com a baixa na inflação, a tendência é que esses preços parem de subir na proporção que estão subindo, ou ainda, comecem a reduzir, afetando positivamente o mercado. 

Um custo de produção menor, possibilita que esse imóvel não aumente tanto o preço. Tendo um dinamismo maior quando falamos de mercado imobiliário de uma forma geral. Organizar o processo de vendas digital de forma eficiente pode ajudar no processo de vendas.

Lançamento Digital

O lançamento digital é uma nova modalidade, que tem funcionado bastante no mercado imobiliário. Onde as etapas da venda são digitalizadas, visando mais agilidade e eficiência. A Idealiza é um exemplo disso!

A Idealiza  se envolve diretamente com a qualidade de vida da comunidade local e, por isso, está sempre buscando pela inovação e simplicidade nos processos. O Facilita apoia a incorporadora neste processo de transformação digital há mais de dois anos.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile