Recursos
Como implantar Assinatura Eletrônica na área comercial de incorporadoras?
Published
3 anos agoon
By
Elen DuarteAlguns recursos são essenciais para descomplicar processos e permitir que sua incorporadora venda mais e melhor, como a Assinatura Eletrônica, que tem sido muito adotado no cenário atual do mercado imobiliário.
O gestor busca por um processo simples e rápido na jornada de venda. Facilitar esse processo e oferecer uma melhor experiência para os clientes é o objetivo principal da assinatura eletrônica no mercado imobiliário.
Macroprocessos
O mercado apresenta 3 modalidades diferentes de assinaturas eletrônicas, classificadas como:
Assinatura eletrônica simples ou básica – uma boa opção para a realização de negócios que não tenham envolvimento de informações sigilosas.
Assinatura eletrônica avançada – emitida por comprovação de autoridade, associando as partes de maneira unívoca, além de garantir autoria e integridade.
Assinatura eletrônica qualificada – trazem um padrão de robustão maior, com entrega realizada por autoridades certificadoras credenciadas na ICP-Brasil.
Contrato de Compra e Venda
A assinatura eletrônica pode ser utilizada em diversos documentos, como Contrato de Compra e Venda (CCV), pois possui valor legal, sendo composta por identificação e autenticação do autor da assinatura, comprovação da integridade do documento assinado e o respectivo registro.
Mas o que é CVV? O contrato de compra e venda é um compromisso entre o vendedor e o comprador. O documento apresenta a descrição completa do imóvel que está sendo negociado, visando a clareza na entrega do imóvel, apresentando o registro de disponibilidade e o valor monetário atribuído à propriedade.
Contratação de Crédito
No mercado imobiliário a Contratação de Crédito seja de forma pessoal ou empresarial, acontece de forma semelhante. A concedente do crédito (banco ou cooperativa financeira), disponibiliza uma quantia ao contratante e cobra as parcelas com juros ao longo de alguns meses ou anos.
Em processos de contratação de crédito a segurança dos dados no certificado digital é fundamental. Sendo, portanto, aconselhada a utilização da assinatura eletrônica avançada, conhecida pela inovação, metadados robustos, mais segurança tecnológica e validade jurídica.
Essa modalidade é emitida por comprovação de autoridade, associando as partes de maneira unívoca, além de garantir autoria e integridade. Ela exige a utilização de certificado digital, mas não restringe a emissão apenas pela ICP-Brasil.
Registro de Imóvel
O Registro do Imóvel, é o documento que reúne todos os registros dos ocorridos em um determinado negócio na matrícula do imóvel. O processo é realizado em um cartório de imóveis e é instrumento comprobatório jurídico de quem é o dono do bem em questão.
Em transações de registro do imóvel, quando realizadas no meio digital, é obrigatório o uso de assinaturas qualificadas, trazendo um padrão de robustão maior, com entrega realizada por autoridades certificadoras credenciadas na ICP-Brasil.
As certificadoras credenciadas, geram identidade digital, tanto para pessoas físicas, quanto para empresas ou coisas. Promovendo assim, conectividade e autenticidade de certificados digitais e documentos eletrônicos.
Aplicação no Mercado Imobiliário
Agora fica a dúvida de qual exatamente usar, certo? Isso vai depender do momento de cada incorporadora. Deve-se avaliar a maturidade do processo atual e da força jurídica que se busca aplicar. Veja abaixo como se tem aplicado de forma geral:
Assinatura Eletrônica Simples | Contrato de Compra e Venda |
Assinatura Eletrônica Avançada | Contratação de Crédito |
Assinatura Eletrônica Qualificada (padrão ICP-Brasil) | Registro de Imóvel (obrigatoriamente) |
Assista esse bate-papo entre Glauco Farnezi, CEO Facilita, e Júlio Cezar Mendes, Diretor Comercial Soluti, sobre como tem sido aplicada a assinatura eletrônica no mercado imobiliário:
Opinião de Gestores Comerciais
“No começo achamos que o pessoal ia ter um pouquinho mais de resistência… hoje 100% das assinaturas é digital, ninguém pediu para retornar.”
Thiago Kuntze, Diretor Grupo Pride
“Processo sem nenhuma desvantagem, a gente só ganha! Ganha tempo, dinheiro, eficiência, não tem nenhuma perda.”
Vinícius Silveira, Sócio Árbore Engenharia
“O preconceito era da equipe e não dos clientes… agora já está rodando… depois que fez a primeira já não teve mais resistência.”
Marcos Medeiros, CEO Med Imóveis