Mercado Imobiliário

Casa Verde e Amarela: conheça o novo programa habitacional

Published

on

O governo anunciou o Casa Verde e Amarela, programa habitacional que substituirá o Minha Casa Minha Vida e promete movimentar a construção civil com redução de juros, regularização fundiária e retomada de obras paralisadas.

Segundo o presidente Jair Bolsonaro, o projeto é um conjunto de medidas para aprimorar os programas habitacionais já existentes. As mudanças foram feitas via medida provisória, que foi assinada pelo presidente e será enviada ao Congresso Nacional para votação.

Quer saber mais sobre o novo programa habitacional? Confira o que já sabemos sobre o Casa Verde e Amarela!

Redução dos juros do financiamento

O programa oferece a menor taxa de juros já vista na história do país! Somado ao momento atual, em que o país registra a menor taxa de juros Selic da história, a iniciativa é totalmente favorável ao setor.

O aspecto regional foi levado em consideração na definição de juros e critérios para determinadas regiões. Para as regiões do Norte e Nordeste, por exemplo, os juros são de 4,25%. Já para outras regiões, a taxa de juros chegará até 4,5% ao ano.

Com essa iniciativa, o governo espera financiar a compra de casas para cerca de 1,6 milhão de famílias de baixa renda até 2024.

Regularização fundiária e crédito para reformas

Outra iniciativa é a regularização de imóveis que hoje são impedidos de fazer parte do sistema financeiro habitacional, por não estarem regularizados ou por não possuírem registro de posse.

A proposta do governo é a de regularizar dois milhões de moradias, para que a venda e financiamento desses imóveis seja acessível para mais famílias. Além disso, o programa oferecerá reformas com estrutura básica, construções e pequenos reparos. A meta é promover melhorias em 400 mil até 2024.

Renegociação de dívidas e obras paralisadas

O governo prometeu retomar todas as obras paralisadas do antigo programa Minha Casa Minha Vida. O presidente também anunciou que realizarão um mutirão para 500 mil pessoas renegociarem suas dívidas com o programa, diretamente com a Caixa Econômica.

As oportunidades da Casa Verde e Amarela

A medida provisória ainda precisa ser analisada e votada no Congresso Nacional, mas a expectativa é que seja aprovada e que outros bancos, além da Caixa, participem do programa habitacional para agilizar as aprovações de crédito da população.

Mesmo que não esteja nada confirmado, incorporadoras e construtoras esperam que o valor de financiamento dos imóveis aumente, abrindo novas oportunidades em cidades metropolitanas, com acesso a empreendimentos de ótima localização.

Atualmente o segmento MCMV tem se destacado no mercado imobiliário, com aumento de vendas e lançamentos nos últimos meses. Essa iniciativa do governo deve impulsionar ainda mais o setor, além de mostrar que a construção civil é uma peça importante nesta retomada da economia.

1 Comment

  1. Cristiano Lima

    2 de setembro de 2020 at 15:54

    Espero que realmente tenha uma melhora significativa nessa mudança. Uma coisa que o Governo federal podia acrescentar nesse programa e volta a financiar 90% do imóvel, como corretor de imóveis de casas e empreendimentos econômicos, sei que a maior dificuldade da pessoas nesse perfil de compra e a entrada… vamos ver né

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile