Cases

Assinatura eletrônica de contrato: de dias para horas

Published

on

Você já imaginou mudar de dias para horas o tempo para recolher todas as assinaturas de um contrato de venda do imóvel da sua incorporadora?

O mercado imobiliário está em processo acelerado de digitalização dos processos. Por isso, incorporadoras, construtoras e imobiliárias buscam entregar a melhor experiência para os clientes e proporcionar melhores condições de trabalho para corretores e secretarias de vendas. 

Sabemos que todo processo de mudança exige esforço para que todos saiam da “zona de conforto”. Então, como alinhar o desejo de transformação à realidade de corretores e clientes? Qual tem sido a receptividade por parte dos mesmos?

Confira a seguir o que a Trinus fez para realizar o primeiro lançamento com assinaturas de contrato 100% digital do loteamento Jardim Europa!

Educar para conquistar

Você que é gestor sabe dos desafios para implementar ferramentas, principalmente digitais, e novos modelos de trabalho para sua equipe, não é mesmo?

Além disso existe a possibilidade de os clientes também não se adaptarem à nova cultura de vendas, acreditando ser um processo não confiável, o que pode gerar desconforto e até perda de vendas. 

No entanto, esse desejo de fazer parte de um processo mais rápido, prático e fácil não foi diferente para a Trinus, que adotou uma estratégia educativa para capacitar os corretores, realizando um projeto piloto de assinatura eletrônica e fazendo todo o lançamento do loteamento de forma 100% digital. 

O que foi feito?

O primeiro passo foi apresentar a ideia para os corretores e trabalhar a mudança de hábito, pois já estavam acostumados a trabalhar com uma venda no modelo digital, entretanto a assinatura era feita de forma física (com a assinatura dos contratos feita presencialmente por clientes, corretores, testemunhas), e agora teriam a opção do modelo digital. 

Com isso os benefícios de transformar uma assinatura de contrato que poderia levar dias para poucas horas, pois os clientes que estavam fora da cidade puderam assinar digitalmente contratos sem toda burocracia de ter que enviar documentos e esperar dias para recebê-los assinados, foi um dos principais atributos para conquistar os corretores. 

Assim, foi muito mais fácil vender essa ideia para os clientes que sentiram confiança em realizar a assinatura eletrônica, tendo uma aceitação além do esperado. Segundo Arthur Farah, do time comercial da Serv+, empresa parceira da Trinus, o principal benefício do processo totalmente digital para o cliente é a comodidade e maior segurança do documento. 

E para finalizar esse processo educativo, foi extremamente importante a atuação do  gestor prontamente ao lado de corretores e clientes no momento da venda. Além do apoio do Assine.Online, plataforma de assinaturas eletrônicas, que pode fazer parte do treinamento e lançamento, representando seriedade e confiança no processo. Com isso 100% dos contratos foram assinados digitalmente durante o lançamento. 

“Para a empresa a mudança de processos é surreal”! Não ter que arquivar 40 páginas por  contrato é algo que agiliza bastante o trabalho no dia a dia e, principalmente, durante um lançamento”

afirma Arthur.

Finalizando a venda 100% digital

As vendas durante um lançamento de um loteamento, para pessoas que estão em outra cidade e não podem comparecer ao stand de vendas, ficam ainda mais complicadas quando se trata da assinatura dos contratos. Sabemos que todo o processo para fazer o trâmite dos contratos pelos Correios e recolhimento de todas as assinaturas, pode levar dias. 

Agora, imagine você conseguir fechar essas assinaturas de contrato em poucas horas? 

Até mesmo nos casos em que os compradores e sócios da incorporadora precisam assinar e o lançamento é em outra cidade!

Foi exatamente essa modalidade de vendas que a Trinus conseguiu dar aos seus clientes através da assinatura eletrônica dos contratos. É isso mesmo! Assinando os contratos digitalmente tudo pode ser concluído em questão de horas, com todos os assinantes recebendo o contrato simultaneamente  por e-mail e efetuando a assinatura. É prático, fácil e  rápido! 

“O principal benefício do processo totalmente digital falando em cliente é a comodidade e maior segurança no documento.”-  Arthur Farah. 

Arthur afirma ainda que os corretores também recebem muitos benefícios com essa funcionalidade no processo de vendas. Pois, ele economiza gasolina, tempo e consegue oferecer mais comodidade para clientes que não podem comparecer ao lançamento, por exemplo. Assim, se  pensarmos em um processo de assinatura como um todo, torna-se muito mais rápido.

O lançamento com assinatura eletrônica do Loteamento Jardim Europa foi o projeto piloto. O próximo passo será a escalabilidade para todos os demais empreendimentos. Veja abaixo a porcentagem de assinaturas físicas e eletrônicas dos três meses após o lançamento:  

  • 55% assinam os documentos de forma digital;
  • 45% assinam manual;
  • 100% assinaram digitalmente os contratos no dia do lançamento.

Segundo o Arthur, para as assinaturas feitas antes do lançamento o digital era exceção. Hoje, após essa transformação e educação dos corretores, esse recurso é prioridade e preferência. 

Facilidade para acompanhar os contratos

Ter um processo 100% digital demanda por uma ferramenta que centralize todas as informações em um só lugar e na palma da mão!

Foi exatamente o que a Trinus fez utilizando o App Facilita. Através da ferramenta,  conseguiram acompanhar o status de todos os processos de assinatura eletrônica, possibilitando uma visão completa e detalhada de todas as vendas, assinaturas finalizadas e processos em andamento.

O primeiro aplicativo do mercado imobiliário acompanha todas as necessidades dos clientes e oferece as melhores experiências para suas vendas. Por isso, a integração com a Soluti, maior certificadora digital do Brasil e criadora do Assine.Online, renova o compromisso com o nosso propósito de ser digital do início ao fim da venda!

Se você quer descomplicar o processo de vendas da sua incorporadora e deseja saber como funciona essa integração, marque uma conversa com um de nossos especialistas para discutir a melhor solução para suas vendas. 

1 Comment

  1. Lucia de oliveira

    14 de setembro de 2022 at 22:37

    Ferramenta sensacional!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais acessados do Blog

Sair da versão mobile